Pesquisar
Close this search box.
Submit ENVIAR

Principais desafios do dentista recém-formado e como dribá-los 

Principais desafios do dentista recém-formado e como dribá-los

Antes de iniciarmos este texto, queremos dar parabéns a você, dentista recém-formado! Sabemos quantas e quão grandes são as dificuldades para chegar até aqui.

Se você já está atuando no mercado, percebeu que existem alguns novos desafios pela frente, não apenas para os novatos na profissão como também para os mais experientes.

A área é, sim, muito gratificante, mas parar de se aperfeiçoar não é uma boa opção. É preciso estar sempre atento à sua formação e ao que é oferecido aos clientes, desde a qualidade do serviço até os equipamentos que utiliza.

É por isso que, neste post, vamos abordar quais são os seus principais desafios daqui para frente e como driblá-los. A gente sabe que você vai conseguir!

  1. Como está o mercado para os dentistas hoje?

Se você estava de olho no mercado enquanto ainda estudava, já sabe que o setor de odontologia está em alta para os profissionais, e que nem mesmo a pandemia de coronavírus foi capaz de deter esse crescimento.

A percepção da necessidade de cuidados com a saúde bucal somada com a tecnologia empregada na área (que deixa tudo mais simples e menos assustador para os pacientes) são grandes motivos desse cenário positivo.

Os tratamentos estéticos também estão em posição de destaque, tornando a ortodontia um ramo bastante interessante e promissor. A busca por Sorrisos cada vez mais bonitos e perfeitos está sendo, de certa forma, incentivada pelas celebridades e também pelas redes sociais.

Isso significa que é um grande momento para chegar no mercado, desde que você se prepare para os desafios que vamos mostrar agora!

  1. Quais são os principais desafios de um dentista recém-formado?

É verdade que nem tudo são flores no mercado de odontologia, e dificilmente um profissional caminha rumo ao sucesso sem trombar em alguns espinhos — assim como acontece em todo início de carreira, independentemente da área.

Mas é possível tornar tudo mais fácil se você já tiver consciência do que pode encontrar. Veja alguns desses desafios!

  1. Grande concorrência

O mercado é mesmo promissor, mas a concorrência também é grande. O Brasil tem o maior número de Dentistas do mundo, com mais de 300 mil profissionais com o CRO ativo.

Esse grande número de pessoas oferecendo o mesmo serviço que você pode ser um grande desafio, principalmente se a sua intenção é se estabelecer em uma cidade maior, onde a concorrência pode ser ainda mais devastadora.

  1. Custo dos equipamentos

Se você ainda não fez as contas, pode se surpreender ao descobrir quanto custa montar um consultório odontológico.

Para quem acabou de sair da faculdade, essa quantia pode ser difícil de juntar e você se vê em um dilema muito comum de qualquer profissional no início da carreira: sem os  equipamentos, não dá para trabalhar. Sem trabalhar, não dá para comprar os equipamentos.

  1. Pacientes que não conhecem o seu trabalho

Independentemente se a sua escolha é trabalhar em uma cidade grande ou um município menor, esse desafio sempre vai estar presente: os Clientes não conhecem você.

Nesse caso, você pode ser um dos únicos profissionais da cidade, ter montado um consultório dos sonhos, mas, ainda assim, se não conquistar a confiança das pessoas, como vai atraí-las? Um desafio e tanto!

  1. Como vencer as dificuldades?

Agora que já apontamos os maiores desafios de um dentista recém-formado, temos algumas dicas para que você possa superá-los. Vamos em frente!

  1. Divulgue o seu trabalho

Seja para começar a trabalhar no seu próprio consultório ou em uma Clínica, junto a outros profissionais, é preciso que os Clientes conheçam o seu nome e um pouco mais, como especializações, trabalhos realizados e outros pontos importantes. Para isso, boas estratégias de marketing são essenciais.

Felizmente, hoje em dia, as redes sociais podem ajudar bastante. Crie os seus perfis profissionais e vá, aos poucos, divulgando aquilo que você já fez. Principalmente na área da ortodontia, os futuros Clientes gostam de ver o bom resultado do trabalho do Dentista em outros sorrisos.

Mas lembre-se de estar sempre atento às normas do CFO e de pedir autorização dos Clientes que terão as suas bocas divulgadas, ok?

  1. Faça networking

Criar uma rede de contatos é fundamental para quem está começando. Conheça pessoas, firme parcerias com outros profissionais e, principalmente, faça um trabalho de excelência em cada paciente atendido, para que ele possa divulgar o seu trabalho. Afinal, na área médica, a indicação é essencial.

  1. Desenvolva-se e confie em você

Parece uma dica simples, mas muitos profissionais têm dificuldade de colocá-la em prática, não acreditando neles mesmos. Você estudou muito, apostou em especializações, trabalhou muito e está pronto para atender com excelência.

Além disso, invista sempre em cursos de aperfeiçoamento, seja dentro da profissão, como também das chamadas soft skills: aquelas que dizem respeito ao seu desenvolvimento pessoal e que vão fazer diferença na sua postura no dia a dia, como flexibilidade, habilidades de comunicação, proatividade, trabalho em equipe, liderança etc.

  1. Seja um franqueado

Isso mesmo! Abrir uma Franquia pode ser um grande primeiro passo para a sua profissão. Até mesmo os profissionais com mais experiência podem se beneficiar desse formato de negócio.

Isso porque em uma franquia, o franqueado conta com diversos benefícios, como:

  • know how, ou seja, a forma de fazer: principalmente em relação à gestão do negócio. Afinal, se você for abrir o seu consultório, por exemplo, não basta ser um ótimo Dentista, é preciso entender de administração, finanças, RH e muito mais;
  • já ter uma marca forte no mercado: o que elimina uma das grandes dificuldades do dentista recém-formado. Os Clientes são atraídos naturalmente por uma marca já conhecida, poupando uma parte do trabalho de captação.

Interessante, não é mesmo? A OrthoDontic tem um modelo de Franquia que funciona! Prova disso são as mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil, com o selo de confiança da marca.

Você, como franqueado, tem grandes benefícios, e pode apostar em diferentes planos de negócios, com faturamento de R$ 260 mil reais mensais.

Agora que você já sabe quais são os principais desafios de um Dentista recém-formado e como é possível driblá-los, é hora de dar o próximo passo na sua carreira! Acredite em você, faça um bom networking, divulgue o seu trabalho e especialize-se sempre.

Também conte com bons parceiros nessa jornada. Para isso, entre em contato com a gente e saiba mais sobre o modelo de Franquia da OrthoDontic.

Posts Relacionados

receita-recorrente
Empreendedorismo

Receita recorrente: o segredo da rentabilidade da OrthoDontic

Quando se trata de investir em franquias, a rentabilidade é uma das principais preocupações de empreendedores. Um modelo que tem se destacado no mercado é ...
Continue lendo →
Empreendedorismo

A Importância dos Selos e Prêmios para a Escolha de uma Franquia

Escolher uma franquia para investir é uma decisão que envolve muitos fatores, desde o modelo de negócio até o suporte oferecido pela franqueadora. Entre esses ...
Continue lendo →

Como adquirir uma franquia OrthoDontic

Abrir uma franquia pode parecer um grande desafio, mas ao contar com o suporte e a expertise de uma marca consolidada como a da OrthoDontic, ...
Continue lendo →

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO