Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como montar um consultório Odontológico?

Como montar um consultório Odontológico?

Empreender enquanto equilibra o aspecto profissional não é uma tarefa nada fácil. 

Essa é a rotina de diversos dentistas que decidiram iniciar seu próprio consultório. Apesar do trabalho desgastante, criar sua própria empresa pode ser gratificante e recompensador. 

Mas, como montar um consultório Odontológico de sucesso?

Existem diversos aspectos de gestão, administração e finanças que normalmente não fazem parte da formação profissional de um Ortodontista. 

Por isso, é importante buscar esse tipo de informação a fim de otimizar a condução do seu negócio. Se você quer aprender como organizar um consultório Odontológico, continue a leitura e confira quais são as nossas recomendações!

Qual é a importância do planejamento para montar um consultório Odontológico?

Para que qualquer empresa inicie com boas chances de sucesso, é fundamental desenvolver um planejamento claro sobre os principais aspectos do negócio. 

Isso significa avaliar seu mercado, conhecer sobre a demanda, o nível de renda local, quais os gastos iniciais, aspectos burocráticos e demais questões que envolvem a criação de uma empresa.

Com o aumento da concorrência nos mais diversos setores, quem está chegando agora no mercado precisa contar com um pouco mais de organização, especialmente nos anos iniciais do negócio.

Por isso, além da qualidade do atendimento e um bom acompanhamento dos Clientes, é fundamental trazer o conhecimento associado ao empreendedorismo, gestão, vendas e marketing odontológico.

Como montar um consultório Odontológico?

Agora que você já entende a importância de ter um bom plano antes de abrir as portas e inaugurar seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e conhecer quais as principais estratégias para criar um consultório de sucesso.

Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para criar um negócio em qualquer segmento é entender quais as necessidades daquele mercado. Isso significa investir um tempo para conhecer o público e suas principais dores.

Assim, é importante verificar qual o seu público-alvo, o nível de renda, os principais serviços demandados, quais os recursos necessários para esse tipo de serviço, a disponibilidade de agenda, o melhor espaço para atender a esse tipo de cliente, entre outras perguntas importantes.

A pesquisa de mercado pode ser feita de diversas maneiras. Sua realização pode ser solicitada em órgãos de pesquisa das universidades, empresas especializadas ou feita por conta própria. 

Para quem escolheu a última opção, uma boa alternativa é utilizar os formulários do Google Forms para criar as perguntas listadas anteriormente e enviar para Clientes em potencial.

Entenda as exigências legais

Para começar seu negócio com o pé direito, vale entender quais as principais exigências legais para o pleno exercício da sua profissão. 

Como o atendimento Odontológico envolve o atendimento de saúde para os Clientes, é fundamental cumprir todas as recomendações quanto à higiene e à infraestrutura disponibilizada para o público.

Por isso, é importante conhecer todas as normas para não ser surpreendido negativamente com multas ou até mesmo a suspensão das atividades por determinação da vigilância sanitária. 

A legislação pode variar para cada região do país, por isso, é importante estudar a fundo sobre a parte burocrática para abrir um consultório Odontológico.

Levante os gastos iniciais

Agora é hora de pensar no aspecto financeiro da sua atividade. Mesmo bons projetos podem fracassar por falta de planejamento de despesas ou organização de contas. 

Por isso, vale entender quais os principais equipamentos necessários para iniciar, os custos de aluguel, tributos, materiais e demais contas básicas.

Caso você já tenha experiência no dia a dia de um consultório, é possível verificar com fornecedores e criar uma estimativa mais realista. Do contrário, é importante estabelecer quais as despesas esperadas e o orçamento mensal que o negócio deve exigir. 

Uma boa alternativa para essa etapa é contar com profissionais especializados em finanças, caso haja disponibilidade de recursos em seu projeto.

Saiba como prospectar clientes

Vender é essencial para que qualquer empresa decole. Essa máxima é válida para negócios desenvolvidos em diversos setores. Por isso, saber como produzir conteúdo na internet, criar campanhas criativas e atrair a atenção da sua audiência, é indispensável para produzir bons resultados.

Nesse caso, a prospecção pode ser feita via campanha nas redes sociais, atividades presenciais e até mesmo diante da criação de ofertas pelos mecanismos tradicionais de publicidade, tais como jornais, outdoors e  outros meios de comunicação que impactam sua região.

Escolha uma boa localização

Antes de definir o local, é importante estabelecer qual o tipo de público que você pretende atender. Certamente, regiões nobres e salas no centro são uma excelente escolha, entretanto, também é possível escolher alternativas menos óbvias, caso o orçamento esteja mais apertado.

Caso queira trabalhar com crianças, por exemplo, vale escolher bairros residenciais e escolher um ambiente grande e aconchegante. Além de fugir dos altos custos de aluguel, você consegue um espaço mais perto do público-alvo.

Por que apostar em uma rede de Franquias?

Considerando tudo que foi dito anteriormente, abrir um consultório parece uma atividade bastante exigente, não é mesmo? Além do risco de dar os primeiros passos por conta própria, esse tipo de empreendimento envolve um bom investimento inicial.

Por isso, uma excelente alternativa para empreender de maneira segura e com muito mais apoio é por meio de uma rede de Franquias. 

Ao aderir a esse modelo de negócios, você recebe diversas orientações que encurtam o caminho, além de ter acesso à visibilidade e ao marketing de uma marca que já está consolidada pode oferecer. 

Isso faz com que haja uma grande redução dos riscos da sua operação, além de conseguir uma base de Clientes que já conhecem e confiam na Franquia. 

Viu como montar um consultório Odontológico pode ser mais simples do que você imaginava? Ao contar com a OrthoDontic, por exemplo, você dispõe de Know How que foi desenvolvido por mais de 20 anos de atuação na área, além de todo o suporte necessário para alavancar seu negócio. 

Portanto, não perca mais tempo e venha conhecer um modelo que foi reconhecido como uma das melhores franquias do Brasil em 2022.

Curtiu nosso post? Que tal ser um Franqueado da OrthoDontic? Então, entre em contato conosco e confira como esse modelo de negócios pode ser adequado para o seu dia a dia!

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Redes Sociais

Posts Relacionados

Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →
Franquias

Franquia como oportunidade de mudança de carreira

Cada vez mais pessoas avaliam mudar de carreira, em busca de realização profissional e pessoal. Muitos são movidos pelo aspecto financeiro, pois se sentem estagnados ...
Continue lendo →
na imagem, dois jovens adultos, uma mulher e um homem, ambos vestidos com camisa branca. Eles estão em frente {a uma lousa transparente, e estão rascunhando na lousa, como se estivessem realizando um plano de negócios.
Franquias

A importância do plano de negócios na franquia

Garantir que uma empresa mantenha-se nos trilhos de maneira sustentável e lucrativa a longo prazo não é uma tarefa fácil. É preciso ir além da ...
Continue lendo →
Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO