Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como fazer um plano de comunicação para Clínica Odontológica

Como fazer um plano de comunicação para Clínica Odontológica

Você sabe qual a importância de ter um plano de comunicação para a Clínica Odontológica? Com essa estratégia, é possível atrair mais Clientes e tornar os seus serviços mais conhecidos e procurados pelo público. 

Ou seja, fica mais simples se destacar dos concorrentes e colocar a sua Clínica em destaque no mercado. Isso porque o plano de comunicação auxilia a divulgar a sua marca de uma maneira mais assertiva e direta, atingindo os Clientes com muito mais eficiência. 

Acompanhe a seguir e entenda qual a importância e como fazer um plano de comunicação que auxilia o crescimento do seu negócio! 

O que é plano de comunicação para Clínicas Odontológicas? 

O plano de comunicação voltado para Clínicas é uma excelente estratégia para implementar ações e conquistar resultados positivos no empreendimento. É uma maneira de aprimorar o seu serviço e se destacar em meio a um mercado altamente competitivo. 

Essa prática tem o objetivo de aproximar o Dentista e sua equipe de Clientes, criando uma relação positiva e de confiança entre todos os envolvidos. Por meio do plano de comunicação, o profissional consegue traçar metas, reduzir custos, aumentar a lucratividade e a rentabilidade da Clínica. 

Além disso, é uma maneira interessante de atrair e fidelizar cada vez mais Clientes, já que o plano de comunicação permite a divulgação e o fortalecimento do seu trabalho. Para elaborá-lo da melhor forma, é preciso definir os propósitos e as necessidades do negócio. 

Quais são os objetivos da estratégia? 

É com o auxílio do plano de comunicação que o Dentista organiza de que forma e em quais momentos a Clínica vai se comunicar com o público. Nele, é preciso definir objetivos, priorizar tarefas e ações a serem realizadas. Existem basicamente dois tipos de plano de comunicação: o interno e o externo. 

O desenvolvimento da estratégia tem como intuito planejar os recursos do empreendimento, tanto materiais quanto humanos, de forma ordenada e estratégica. A ideia é, justamente, unificar a mensagem da sua marca, permitindo que tanto os profissionais da Clínica quanto os Clientes conheçam os valores e os objetivos do negócio. 

Ou seja, o plano de comunicação funciona como um mapa: ele orienta as ações, planeja os recursos e permite que o Dentista tenha um olhar analítico para o que já é feito na Clínica. Com ele, todos sabem no que devem focar e têm mais clareza dos objetivos a serem trabalhados. 

Como fazer um plano de comunicação da melhor forma? 

Uma vez que você compreende a importância do plano de comunicação, é fundamental entender também quais são os pontos básicos que devem ser considerados na estratégia. Por exemplo, será preciso mensurar os recursos do negócio, definir o público-alvo e identificar qual a linguagem ideal para se relacionar com os Clientes. 

Veja, a seguir, algumas dicas práticas de como fazer um plano de comunicação da melhor forma!

Defina objetivos 

Esse é um dos pontos mais importantes a serem considerados na elaboração de um plano de comunicação. Você precisa ter bem claro quais são os objetivos de comunicação a serem alcançados pela Clínica. Por exemplo, aumentar os seguidores nos canais sociais, conseguir maior visibilidade e fomentar a interação com o público online. 

Estabeleça o público-alvo 

O próximo passo é estabelecer e conhecer as necessidades do público do seu negócio. Até porque a definição das mensagens e das campanhas de divulgação vão depender exclusivamente desse ponto. É necessário, portanto, entender as preferências, os interesses, o nível de renda, entre outros detalhes dos possíveis Clientes. 

Escolha o tom de comunicação adequado 

Compreendendo mais detalhes do público, fica muito mais simples escolher o tom de comunicação mais

adequado para a sua Clínica. Para transmitir as mensagens, a melhor indicação é ser claro, conciso e direto, manter a gramática correta, adaptar a linguagem e construir os conteúdos de acordo com as necessidades do seu público-alvo. 

Pense nos canais de comunicação ideais 

Também será preciso pensar nos canais de comunicação ideais para o seu plano dar certo. Existem os canais offline, como rádio, televisão, revistas, pôsteres, outdoors, e os online, como blogs, redes sociais, newsletter, anúncios, boletins informativos e demais mídias. 

Como escolher uma Rede de Franquias para impulsionar a Clínica? 

Com uma Rede de Franquias, é possível expandir e adotar modelos de negócios que se adaptam à realidade da sua Clínica. Além disso, fica muito mais simples estabelecer um plano de comunicação, já que as Franquias, em geral, já contam com estratégias de gestão testadas e validadas. 

Para se tornar um Franqueado, é interessante pesquisar as opções do mercado e escolher a Franqueadora que mais atende à proposta que você deseja investir. É importante também conhecer os valores e o perfil exigido para ser um Franqueado. Outro ponto essencial a ser avaliado é em relação à rentabilidade do negócio. 

Igualmente, com a abertura da Franquia, o Dentista vai precisar lidar com as características de todos os processos que serão colocados em prática. Ou seja, a forma de atendimento, os procedimentos, as formas de pagamento, os valores, entre outras etapas, precisam estar alinhadas com o restante da Rede. 

A OrthoDontic conta com 20 anos de experiência e um modelo de negócio com a melhor relação custo-benefício, proporcionando grandes chances de lucratividade. O Franqueado OrthoDontic tem a segurança de saber que há uma forte estrutura trabalhando pelo seu sucesso. 

Isso porque a Rede oferece um suporte completo ao Franqueado, desde a adequação do layout até a montagem da Clínica, com comunicação visual, mobiliário, equipamentos e materiais utilizados em toda a operação do empreendimento. 

Os Franqueados da OrthoDontic também contam com a presença de um consultor nos seus primeiros dias de atividade. Desde o início, todos os processos da Rede são implementados totalmente dentro do padrão, fornecendo mais segurança ao Dentista e aos colaboradores. 

De fato, ter um plano de comunicação bem estruturado é um fator que pode determinar o sucesso de uma Clínica Odontológica. Lembre-se que as ações devem ser estipuladas levando em consideração as metas e os objetivos do empreendimento. Se você quer entender como expandir o seu negócio de forma lucrativa e segura, conheça mais sobre a Rede de Franquias da OrthoDontic!

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Redes Sociais

Posts Relacionados

Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →
Franquias

Franquia como oportunidade de mudança de carreira

Cada vez mais pessoas avaliam mudar de carreira, em busca de realização profissional e pessoal. Muitos são movidos pelo aspecto financeiro, pois se sentem estagnados ...
Continue lendo →
na imagem, dois jovens adultos, uma mulher e um homem, ambos vestidos com camisa branca. Eles estão em frente {a uma lousa transparente, e estão rascunhando na lousa, como se estivessem realizando um plano de negócios.
Franquias

A importância do plano de negócios na franquia

Garantir que uma empresa mantenha-se nos trilhos de maneira sustentável e lucrativa a longo prazo não é uma tarefa fácil. É preciso ir além da ...
Continue lendo →
Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO