Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Franquia ou negócio próprio? Qual escolher?

Franquia ou negócio próprio? Qual escolher?

Você está em dúvida se vale mais a pena abrir uma Franquia ou negócio próprio? Pois saiba que ambas as opções apresentam desafios, vantagens e diferenças. A escolha, no entanto, vai depender dos seus objetivos e perfil profissional. 

Criar um empreendimento exige bastante dedicação e demanda algumas habilidades. Uma Franquia, por exemplo, tem o diferencial de já oferecer um modelo pronto e validado pelo mercado. Você terá que parar e refletir quais das alternativas é mais atrativa para as suas necessidades. 

Acompanhe a seguir e confira, de vez, qual das opções escolher: Franquia ou negócio próprio!

Confira o que é uma Franquia 

A Franquia é um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso de uma marca a um investidor, ou seja, um Franqueado. Isso permite que o empreendedor replique as atividades da Franquia em diferentes locais, tendo como base um formato reconhecido e bem-sucedido no mercado. 

As Franquias abrangem diversos segmentos e têm como principal característica a padronização de processos, produtos e serviços. O interesse por esse tipo de negócio é bastante alto, já que o setor é extremamente flexível para suportar crises e se manter lucrativo. 

Entenda o que é um negócio próprio 

Um negócio próprio, por outro lado, é uma iniciativa do empreendedor que deseja criar uma marca de sucesso. É uma boa oportunidade, por exemplo, de lançar uma ideia inovadora no mercado, atendendo às necessidades de um público-alvo específico. 

Ao investir em um negócio próprio, você tem liberdade e autonomia para criar normas sobre os processos de trabalho. No entanto, essa escolha pode ser arriscada, ainda mais quando o empreendedor não realiza uma boa pesquisa de mercado e não planeja a escalabilidade da empresa. 

Veja as diferenças entre os dois tipos de empreendimentos 

Ambos os modelos apresentam pontos positivos e negativos. Compreender o funcionamento tanto da Franquia quanto de um negócio próprio é o primeiro passo para tomar uma decisão. Até porque, você deve optar pelo formato mais alinhado com o seu perfil e expectativas de ganhos. 

Para iniciar um negócio, totalmente do zero, você precisa ter um espírito empreendedor forte, desenvolver habilidades e ter bastante conhecimento de como o mercado funciona. Para se tornar um Franqueado, por outro lado, você precisa seguir as diretrizes da Franquia e executar alguns comandos e processos padronizados. 

O empreendedor deve refletir sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo para tomar uma decisão mais alinhada com os seus objetivos. A Franquia tende a ser uma alternativa mais econômica, além de que o faturamento vem muito mais rápido que um negócio próprio. 

Descubra as vantagens de investir em uma Franquia 

Quem adquire uma Franquia leva junto todo um know-how de experiência, uma vez que o empreendimento já começa com uma marca reconhecida no mercado. O Franqueado se torna um parceiro e replica o modelo de negócio, no entanto há diversas vantagens de investir em uma Franquia. Veja a seguir! 

Baixo risco 

Abrir uma Franquia representa investir em um negócio já testado. Uma Rede de Franquias geralmente inicia seu processo de expansão e capta Franqueados para reproduzir as operações e atividades que já são conhecidas pelos consumidores. Por isso mesmo, o risco de ter prejuízos é baixo, mesmo que o empreendedor seja inexperiente em conhecimentos de gestão. 

Financiamento acessível 

Igualmente, a Franquia oferece um financiamento muito mais acessível aos Franqueados, que podem recorrer mais facilmente à tomada de crédito. Empréstimos são comuns nesse tipo de negócio, tanto para a compra de

materiais quanto para a expansão das atividades. Além disso, existem financiamentos próprios para Franquias, com linhas de crédito bem especiais. 

Marketing facilitado 

Em Franquias, todas as estratégias e campanhas de marketing são responsabilidade da Rede Franqueadora. Isso quer dizer que o empreendedor terá um investimento muito menor em divulgação. Isso porque as Franquias já contam com um público-alvo definido e, em geral, há apenas uma taxa de propaganda cobrada mensalmente. 

ROI mais rápido 

O Retorno sobre o Investimento (ROI) em Franquias é, em média, de 24 a 36 meses. Esse índice é considerado um ótimo período para recuperar o capital investido no início do negócio. Quando comparado a um empreendimento próprio, a Franquia se sobressai nesse sentido, já que não é possível estipular, exatamente, quando o ROI será alcançado. 

Escalabilidade maior 

No Franchising, o profissional deve arcar com custos fixos e taxas de Franquia, necessários para adquirir o modelo de negócio. No entanto, os valores são utilizados sobretudo para cobrir gastos de implementação e treinamentos de colaboradores. Por isso, a escalabilidade é maior, além de que o Franqueado tem menos riscos de prejuízos. 

Saiba por que escolher a Franquia OrthoDontic 

A Franquia OrthoDontic atua há mais de 20  anos no aprimoramento de mais de 300 unidades Franqueadas em todo o Brasil. Desenvolvemos um modelo de negócios que se adapta à realidade de cada empreendedor. 

O nosso know-how em Gestão de Clínicas de Alta Performance permite que os melhores resultados sejam alcançados, independente do modelo implantado. Nossos candidatos a Franqueados têm a oportunidade de fazer um test-drive em uma de nossas Clínicas para conhecer a rotina do negócio. 

Eles vivenciam as atividades de todos os setores da Franquia e acompanham os principais processos, como prospecção, atendimento dos Clientes, além de ter a chance de ver de perto como a gestão administrativa e operacional é realizada. 

A OrthoDontic ainda oferece outros diferenciais, como: 

  • suporte especializado em todas as fases de operação; 
  • escolha estratégica da localização da sua Clínica; 
  • apoio na implementação de equipamentos, mobiliário e instalação da comunicação visual;
  • presença de um consultor para prestar orientação e suporte no início do negócio; 
  • programa de treinamento e manuais para os Franqueados e colaboradores; 
  • consultoria de campo com um profissional especializado para orientar o gerenciamento da Franquia. 

Ainda restam dúvidas se vale a pena investir em uma Franquia ou negócio próprio? Tenha em mente que a escolha do modelo ideal vai depender dos seus objetivos e demandas. No entanto, ao investir em uma Franquia, você tem muito mais chances de escalar e ter um empreendimento de sucesso. Aproveite a visita e entenda, agora mesmo, como se tornar um investidor da OrthoDontic, uma das maiores Redes de Franquias do país!

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Posts Relacionados

Empreendedorismo

A Importância dos Selos e Prêmios para a Escolha de uma Franquia

Escolher uma franquia para investir é uma decisão que envolve muitos fatores, desde o modelo de negócio até o suporte oferecido pela franqueadora. Entre esses ...
Continue lendo →

Como adquirir uma franquia OrthoDontic

Abrir uma franquia pode parecer um grande desafio, mas ao contar com o suporte e a expertise de uma marca consolidada como a da OrthoDontic, ...
Continue lendo →
Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →
Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO