O Marketing Odontológico está em alta e esta tendência tem a ver com a transformação digital que alcançou o setor ao longo dos últimos anos.
Além de tratamentos mais modernos, a tecnologia ofereceu para as clínicas novas e importantes ferramentas de comunicação e de prospecção de novos clientes.
Continue neste artigo, pois nós separamos algumas dicas para te ajudar nesta missão.
Existe um Código de Ética regido pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO a ser observado na hora de pensar a comunicação da sua Clínica. Em caso de infração das normas, a Clínica pode ser notificada e penalizada.
Apesar disso, as últimas atualizações trouxeram flexibilizações importantes para que os dentistas possam divulgar o seu trabalho. Por exemplo, a publicação de resultados dos tratamentos, mas com algumas exceções. Ainda existem algumas particularidades a serem observadas, dentre elas:
– São proibidas imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos;
– É proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado;
– É expressamente proibida a divulgação de vídeos e/ou imagens com conteúdo relativo ao momento e/ou à realização dos procedimentos, exceto em publicações científicas;
– Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo proibida também a divulgação de casos clínicos de autoria de outros profissionais.
Confira a última resolução das normas relativas à divulgação de serviços Odontológicos.
Seguir receitas de bolo para traçar estratégias de marketing não é recomendável para nenhum negócio e para as clínicas odontológicas não é diferente.
Por isso, existem técnicas e metodologias que podem ajudar a organizar as estratégias, mas para cada modelo de negócio é preciso definir:
– Público-alvo: segmento do mercado que a sua marca quer atingir) e/ ou Persona (representação fictícia do cliente ideal do seu negócio;
– Objetivos de marketing: captar Pacientes? Comunicar um novo produto/serviço? Informar mudança de endereço da Clínica?;
– Localização: as estratégias podem variar de acordo com a região da Clínica. O que dá certo em um ponto da cidade/estado pode não funcionar em outro, principalmente considerando ações digitais;
– Verba: não existem milagres, para ter resultados é preciso investir. Verifique qual é o investimento mínimo para retorno de cada ação para que a verba não seja desperdiçada.
Por fim, é importante que você colete dados e entenda as particularidades do seu negócio, faça testes e acompanhe os resultados. Lembre também que a ajuda de um profissional de marketing garante melhores desempenho neste sentido.
Uma boa estratégia de Marketing Odontológico integra diversas outras ferramentas além do Marketing Digital. Veja exemplos de outras ações: anúncios em outdoors, revistas, jornais, rádio e etc, assessoria de imprensa, participação em eventos e ações de fidelização.
Isso tudo sempre considerando os dados levantados sobre o seu público, os seus objetivos, orçamento, região de atuação e as outras variáveis, que já citamos anteriormente.
Pode parecer inviável realizar investimentos em tantos canais e ações, mas estas são apenas sugestões e você deve sempre considerar quais realmente trarão resultados.
Por exemplo, não adianta você realizar um anúncio em um programa de rádio com muitos ouvintes se estes ouvintes são corresponderem a persona interessada no seu produto/serviço.
Justamente pelo que vimos, seja cuidadoso, analise os dados e faça escolhas precisas tanto no meio digital quanto fora dele.
Uma forma de potencializar suas ações de Marketing Odontológico é unir forças com outros profissionais visando o mesmo objetivo.
O trabalho autônomo define a rotina de muitos Dentistas, que, sozinhos, acabam se desdobrando em diversas funções para fazer o seu negócio funcionar.
Por este motivo, a união com outros dentistas pode trazer benefícios desde o compartilhamento de custos com aluguel à viabilização de um fundo para Marketing e Comunicação. Com este formato, as ações se tornam mais fáceis e acessíveis.
Podemos exemplificar tudo isso com o trabalho das franquias odontológicas. Os franqueados contribuem com um fundo de propaganda utilizado para realizar ações de grande impacto para a marca. Isso inclui a participação em grandes eventos, presença em mídias de massa e contratação de celebridades para representar a marca.
Se você se interessar em saber mais sobre este universo, os conteúdos abaixo podem ajudar:
– Artigo: Conversão de Consultório vale a pena?
– Ebook: Beabá do Franchising – Um manual para entender tudo sobre o universo das Franquias
Uma boa estratégia de Marketing Odontológico também vai além da publicidade. Veja algumas detalhes que podem ser essenciais para o crescimento da sua clínica e nem sempre demandam investimento.
– Ofereça um ambiente agradável, sempre limpo e no qual o paciente se sinta bem e seguro;
– Atendimento de uma equipe treinada e focada na experiência positiva do paciente com a clínica desde o primeiro contato;
– Ações de fidelização pensadas especialmente para seus pacientes. Faça com que eles se sintam importantes para você;
– Parcerias e bom relacionamento com a comunidade local.
Colocar estas dicas em prática faz com que o paciente seja fidelizado, voltando a realizar tratamentos em seu consultório e indicando os seus serviços para outras pessoas.
Esta dinâmica otimiza os custos com o fortalecimento da sua marca e trazer novos pacientes, fazendo com que o seu cliente seja o seu maior promotor.