Marketing Odontológico: comunicação para Dentistas e Consultórios

Dicas para atrair mais Pacientes e fortalecer a sua marca

15/03/2021

O Marketing Odontológico está em alta e esta tendência tem a ver com a transformação digital que alcançou o setor ao longo dos últimos anos.

Além de tratamentos mais modernos, a tecnologia ofereceu para as clínicas novas e importantes ferramentas de comunicação e de prospecção de novos clientes.

Continue neste artigo, pois nós separamos algumas dicas para te ajudar nesta missão.

Cuidado com infrações ao Código de Ética

Existe um Código de Ética regido pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO a ser observado na hora de pensar a comunicação da sua Clínica. Em caso de infração das normas, a Clínica pode ser notificada e penalizada.

Apesar disso, as últimas atualizações trouxeram flexibilizações importantes para que os dentistas possam divulgar o seu trabalho. Por exemplo, a publicação de resultados dos tratamentos, mas com algumas exceções. Ainda existem algumas particularidades a serem observadas, dentre elas:

– São proibidas imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos;

– É proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado;

– É expressamente proibida a divulgação de vídeos e/ou imagens com conteúdo relativo ao momento e/ou à realização dos procedimentos, exceto em publicações científicas;

– Em todas as publicações de imagens e/ou vídeos deverão constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo proibida também a divulgação de casos clínicos de autoria de outros profissionais.

Confira a última resolução das normas relativas à divulgação de serviços Odontológicos.

Não seja genérico no Marketing Odontológico

Seguir receitas de bolo para traçar estratégias de marketing não é recomendável para nenhum negócio e para as clínicas odontológicas não é diferente.

Por isso, existem técnicas e metodologias que podem ajudar a organizar as estratégias, mas para cada modelo de negócio é preciso definir:

Público-alvo: segmento do mercado que a sua marca quer atingir) e/ ou Persona (representação fictícia do cliente ideal do seu negócio;

Objetivos de marketing: captar Pacientes? Comunicar um novo produto/serviço? Informar mudança de endereço da Clínica?;

Localização: as estratégias podem variar de acordo com a região da Clínica. O que dá certo em um ponto da cidade/estado pode não funcionar em outro, principalmente considerando ações digitais;

– Verba: não existem milagres, para ter resultados é preciso investir. Verifique qual é o investimento mínimo para retorno de cada ação para que a verba não seja desperdiçada.

Por fim, é importante que você colete dados e entenda as particularidades do seu negócio, faça testes e acompanhe os resultados. Lembre também que a ajuda de um profissional de marketing garante melhores desempenho neste sentido.

Marketing Odontológico não é só Marketing Digital

Uma boa estratégia de Marketing Odontológico integra diversas outras ferramentas além do Marketing Digital. Veja exemplos de outras ações: anúncios em outdoors, revistas, jornais, rádio e etc, assessoria de imprensa, participação em eventos e ações de fidelização.

Isso tudo sempre considerando os dados levantados sobre o seu público, os seus objetivos, orçamento, região de atuação e as outras variáveis, que já citamos anteriormente.

Pode parecer inviável realizar investimentos em tantos canais e ações, mas estas são apenas sugestões e você deve sempre considerar quais realmente trarão resultados.

Por exemplo, não adianta você realizar um anúncio em um programa de rádio com muitos ouvintes se estes ouvintes são corresponderem a persona interessada no seu produto/serviço.

Justamente pelo que vimos, seja cuidadoso, analise os dados e faça escolhas precisas tanto no meio digital quanto fora dele.

O poder da coletividade

Uma forma de potencializar suas ações de Marketing Odontológico é unir forças com outros profissionais visando o mesmo objetivo.

O trabalho autônomo define a rotina de muitos Dentistas, que, sozinhos, acabam se desdobrando em diversas funções para fazer o seu negócio funcionar.

Por este motivo, a união com outros dentistas pode trazer benefícios desde o compartilhamento de custos com aluguel à viabilização de um fundo para Marketing e Comunicação. Com este formato, as ações se tornam mais fáceis e acessíveis.

Podemos exemplificar tudo isso com o trabalho das franquias odontológicas. Os franqueados contribuem com um fundo de propaganda utilizado para realizar ações de grande impacto para a marca. Isso inclui a participação em grandes eventos, presença em mídias de massa e contratação de celebridades para representar a marca.

Se você se interessar em saber mais sobre este universo, os conteúdos abaixo podem ajudar:

Artigo: O que é Franquia?

– Artigo: Conversão de Consultório vale a pena?

Ebook: Beabá do Franchising – Um manual para entender tudo sobre o universo das Franquias

 

Tudo é Marketing

Uma boa estratégia de Marketing Odontológico também vai além da publicidade. Veja algumas detalhes que podem ser essenciais para o crescimento da sua clínica e nem sempre demandam investimento. 

– Ofereça um ambiente agradável, sempre limpo e no qual o paciente se sinta bem e seguro;

– Atendimento de uma equipe treinada e focada na experiência positiva do paciente com a clínica desde o primeiro contato;

– Ações de fidelização pensadas especialmente para seus pacientes. Faça com que eles se sintam importantes para você;

– Parcerias e bom relacionamento com a comunidade local.

Colocar estas dicas em prática faz com que o paciente seja fidelizado, voltando a realizar tratamentos em seu consultório e indicando os seus serviços para outras pessoas.

Esta dinâmica otimiza os custos com o fortalecimento da sua marca e trazer novos pacientes, fazendo com que o seu cliente seja o seu maior promotor.

Notícias sobre