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Abandono do tratamento odontológico: saiba como lidar na sua Clínica

Por que ocorre o abandono do Tratamento Odontológico de muitos Clientes? Pensar sobre isso pode melhorar a gestão ao propor soluções que diminuam o absenteísmo. Isso porque, é possível que parte das explicações para a desistência envolve um atendimento ineficiente e com dificuldade de fidelização.

Quando se fala de tratamento odontológico, como uso de Aparelho Ortodôntico, isso é ainda mais importante, por exigir consultas regulares. Então, é preciso que o Dentista faça a sua parte, ao explicar a importância da frequência e os riscos de abandonar o tratamento.

Caso contrário, o desalinhamento dos resultados dos com as expectativas dos Clientes pode ser associado à baixa qualidade do tratamento. Pensando em evitar conflitos, preparamos este artigo para tirar as principais dúvidas sobre o tema. Continue a leitura!

O que é o abandono de tratamento odontológico?

Para ser caracterizado dessa forma é preciso que o Cliente se ausente por três consultas seguidas, seja qual for o motivo. Por exemplo, ao passar por um Tratamento Ortodôntico é comum que muitos Dentistas recomendem visitas ao consultório de 30 e 30 dias.

Então passaram 90 dias e o Cliente ainda não retornou? A situação se enquadra como absenteísmo do tratamento odontológico. Outros sinais emitidos até antes desse período são a falta de pagamento das mensalidades e o descumprimento das orientações médicas, como uso de medicamentos.

Por esse motivo, alguns consultórios odontológicos têm um Termo de desistência, documento que visa a proteção de Clientes e Dentistas nesse tipo de situação. Assim, os Clientes assinam declarando que assumem os riscos da interrupção do Tratamento Ortodôntico.

Quais as causas mais comuns do abandono de tratamento odontológico? 

Existem diversas explicações que podem explicar o absenteísmo, tendo ou não relação com a qualidade percebida no tratamento. A seguir, acompanhe as causas mais comuns!

Condições financeiras

O Cliente pode ter tido algum imprevisto que exigiu gastos e inviabilizou a continuação do tratamento no momento. Da mesma maneira, ele pode ter encontrado alternativas mais econômicas, como consultórios que cobram menos ou são mais perto, economizando tempo e dinheiro no deslocamento.

Como solução para problemas como esses, o consultório pode tentar negociar os valores para tornar o tratamento mais atrativo financeiramente. Entretanto, essa negociação não é obrigatória e pode não valer a pena, o que deve ser considerado. Então, em alguns casos, aceitar a desistência e liberar o Cliente o mais rápido pode ser a melhor decisão.

Falta de clareza quanto aos riscos do abandono

Nem todos os Dentistas deixam claro que a frequência das consultas é um fator essencial para o sucesso do tratamento. Assim, é provável que muitos Clientes procrastinem a volta ao consultório por não considerar a visita uma prioridade.

Logo, além do risco de abandono do tratamento odontológico, fica difícil o Cliente compreender parte da responsabilidade caso haja insatisfação com os resultados. Por isso, é fundamental que os Dentistas esclareçam as dúvidas e incentivem a frequência das visitas.

Isso porque o Cliente, em geral, não possui os conhecimentos técnicos e científicos necessários para entender os riscos e as consequências do abandono do tratamento odontológico. Logo, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as penalizações podem ser para o profissional que não deixou as informações claras.

Insatisfação com o tratamento

Alguns Clientes verbalizam reclamações quanto a demora e a insatisfação com os resultados. Esse feedback sinaliza que eles podem abandonar o tratamento em breve se a situação não for revertida. Por esse motivo, é importante ouvir atentamente o que o público atendido tem a dizer.

A partir disso, fica mais fácil propor soluções alinhadas com a reclamação. Algumas vezes, elas se referem ao atendimento da recepção ou à sala de espera. Em outros momentos, a queixa é quanto a demora nos resultados. Nesse caso, deixe claro que a resposta não é imediata, mas aponte possíveis pequenas melhorias que já podem ser sentidas.

Qual é a importância da Clínica se resguardar legalmente?

Mesmo ao investir em estratégias para evitar o abandono dos Clientes, eles podem desistir ainda assim. Isso gera prejuízos financeiros, já que passa a haver um menor volume na receita. Além disso, exige uma maior necessidade de investir em ações de retenção e captação de Clientes, encarecendo o Custo de Aquisição por Cliente (CAC).

Conseguir mais público pode ser ainda mais difícil se os desistentes decidirem reivindicar o tratamento pago, como ao alegar insatisfação. Isso pode ser refletido em processos na justiça contra os profissionais responsáveis pelo tratamento odontológico ou contra o consultório.

Com o Termo de desistência, comprovando que o Cliente estava ciente dos riscos e consequências do abandono, o processo pode ser evitado. Afinal, é possível realizar exames clínicos e radiografias que comparam o antes e o depois e associar os problemas surgidos a sequelas de abandono.

Outro risco dos processos judiciais e até reclamações informais, como comentários ruins nas redes sociais, é publicidade negativa para o Dentista e/ou consultório. Isso porque o Cliente espalha incômodos percebidos na dentição, o que pode afastar outras pessoas.

Logo, ter o documento que comprove o conhecimento do Cliente quanto às possíveis sequelas de desistir do tratamento é essencial.

Quais problemas o abandono de tratamento odontológico pode causar?

Desistir do tratamento odontológico pode trazer diversas consequências, principalmente sem a adequada manutenção. Entre elas:

  • perda óssea alveolar;
  • desmineralização generalizada do esmalte dentário;
  • surgimento de cáries;
  • mordida dupla por interferências oclusais;
  • dores faciais associadas a dentição;
  • presença de gengivite;
  • instabilidade da oclusão dentária;
  • etc.

Então, tirou as suas principais dúvidas sobre o abandono do tratamento odontológico? Como visto, existem diversas causas que podem levar a desistência, como insatisfação com o resultado, condições financeiras e muito mais. Assim, cabe ao Dentista esclarecer ao Paciente os riscos e as consequências do abandono para evitar mais problemas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outros Dentistas e consultórios a se atentarem para as causas e os riscos do abandono do tratamento odontológico!

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