Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Retorno sobre investimento: você sabe o que é?

Retorno sobre investimento você sabe o que é

No mundo dos negócios, são utilizadas diversas métricas para mensurar os resultados alcançados com o negócio ou os resultados possíveis. Uma das métricas mais importantes, e que todo empreendedor deveria conhecer, é o retorno sobre investimento, também chamado de ROI.

Conhecer o ROI é essencial para quem deseja investir em seu próprio negócio, afinal, é necessário analisar se existem boas perspectivas de ganho, a fim de verificar se de fato vale a pena dar continuidade ao projeto.

Para quem deseja investir em Franquias, a realidade não é diferente. O ROI é fundamental para saber se essa é uma aposta lucrativa ou se o retorno vai demorar muito para acontecer. Como o sucesso do seu negócio depende dessa métrica, preparamos este artigo para explicar tudo que você precisa saber sobre ela. Continue lendo para conferir.

O que é retorno sobre investimento?

Como explicamos na introdução, o retorno sobre investimento também é conhecido como ROI, sigla para o termo em inglês return on investment. Consiste em um parâmetro utilizado pelas empresas para mensurar ganhos ou perdas em relação aos investimentos feitos. 

O retorno sobre investimento pode ser utilizado das mais diferentes maneiras. É possível verificar, por exemplo, se houve ganhos ou perdas em uma campanha de marketing, na aquisição de uma nova máquina ou equipamento, na adoção de uma determinada estratégia e também na abertura de um novo negócio.

Como o ROI funciona?

O retorno sobre o investimento é obtido por meio de um cálculo, e funciona de uma forma muito simples. Vamos tomar como exemplo o empreendedor que deseja aderir a uma determinada Franquia.

Para saber se de fato vale a pena investir nesse negócio, esse empreendedor pode fazer o cálculo do ROI verificando qual é o valor inicial necessário para abrir a sua unidade e também quais são as expectativas de ganhos, informação fornecida pela própria Franqueadora. Ao fazer esse cálculo, ele consegue mensurar se os ganhos são altos e atrativos e definir se vale a pena dar continuidade à negociação.

De toda forma, como você viu, o ROI também funciona para estratégias que já foram implementadas. Quando elaboramos uma campanha de marketing, por exemplo, podemos calcular o ROI de acordo com o valor que foi investido e os ganhos obtidos.

Sendo assim, tanto para tomar decisões durante planejamentos quanto para mensurar resultados de estratégias adotadas, o ROI funciona como um excelente indicador. Por isso, deve acompanhar o negócio ao longo de toda a sua existência.

Qual é a utilidade dessa informação para quem deseja empreender?

É verdade que pessoas empreendedoras costumam assumir alguns riscos para implantar novos negócios, projetos ou soluções. Entretanto, é muito importante derrubar a ideia de que os empreendedores agem por impulso, pois suas decisões precisam ser pautadas em análises e planejamentos.

Antes de abrir um novo negócio ou atender a uma nova parcela de mercado, os empreendedores fazem estudos aprofundados para verificar a viabilidade dessa estratégia que pretendem colocar em prática. É dessa forma que aumentam as suas chances de sucesso, uma vez que tomam decisões pautadas em fatos. É aqui que o retorno sobre investimento se torna um grande aliado. 

Você viu no tópico anterior que o ROI é um indicativo muito importante para quem deseja abrir uma Franquia. Esse cálculo mostra para o empreendedor quanto tempo demora para ele ter de volta o valor investido. 

Essa informação é importante porque, quanto menor for esse tempo, maiores são as chances de sucesso com um empreendimento e mais favorável é o modelo de negócio proposto pela Franqueadora.

Quando o retorno acontece de forma rápida, significa que os ganhos são altos e, assim, os lucros também começam a aparecer mais rápido. O empreendedor percebe que existe uma segurança maior na hora de aplicar o seu dinheiro e que ele não só terá esse valor de volta, como multiplicado pela alta rentabilidade do modelo escolhido.

Por que é importante calcular o ROI?

Como dito, na hora de empreender em um novo negócio, inclusive em uma Franquia, é indispensável fazer o cálculo do retorno sobre investimento. Quando ele não é feito, o empreendedor assume riscos muito altos e, podemos dizer, “dá tiros no escuro”, porque não sabe exatamente como está fazendo seu investimento.

Se não soubermos qual é o valor do ROI antes de abrir um novo negócio, existe um risco muito alto de não ter uma boa rentabilidade. Em vez de obter lucros, perdemos o valor inicial investido.

Quando se trata de um negócio já em andamento, calcular o retorno sobre investimento é fundamental para obter um feedback das estratégias e das ações que foram adotadas. Precisamos saber se elas estão surtindo o efeito esperado para entender se podemos continuar ou se é necessário fazer adequações.

Em ambos os casos, portanto, o cálculo do ROI é muito importante para que o empreendedor não acabe perdendo dinheiro, literalmente. Foi por isso que explicamos que esse indicativo deve acompanhar o negócio ao longo de toda a sua trajetória.

Isso começa mesmo antes de abrir as portas e segue por todos os seus setores, todas as estratégias e cada ação realizada. Também antes de tomar decisões, para ter uma visão mais segura daquilo que estamos fazendo, o que evita imprevistos e impactos negativos nas finanças.

Como fazer o cálculo do retorno sobre investimento?

Não é a dificuldade que impede os empreendedores de fazerem o cálculo do retorno sobre investimento, pois a conta é muito simples. O que acontece é que nem sempre isso é tido como um hábito, o que prejudica de forma significativa o planejamento, as decisões e os ganhos.

Para fazer esse cálculo você precisa de apenas dois valores, que são o investimento inicial e os ganhos obtidos com esse investimento. Basta subtrair o valor do investimento dos ganhos obtidos e em seguida dividir pelo valor do investimento. A fórmula fica da seguinte maneira:

ROI= (ganhos obtidos – investimento) ÷ investimento

Considerando que uma pessoa obteve um ganho de R$ 400.000 investindo R$ 80.000, o cálculo do ROI ficaria dessa forma:

ROI= (400.000 – 80.000) ÷ 80.000

ROI= 320.000 ÷ 80.000

ROI= 4

Como o retorno sobre investimento é apresentado em porcentagem, o resultado obtido é multiplicado por 100. Na nossa conta seria:

ROI= 4 x 100 = 400

Assim, o retorno sobre investimento nesse caso seria de 400%.

Embora o cálculo do retorno sobre investimento seja simples de fazer, ele tem uma importância muito grande para o empreendedor conhecer as possibilidades de ganho. A OrthoDontic tem um modelo de negócio que oferece um excelente ROI e que pode contribuir para que você alcance o sucesso que deseja com seu próprio negócio.Empreenda com mais segurança investindo em um modelo que funciona de verdade. Acesse o site para conhecer a Franquia OrthoDontic.

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Redes Sociais

Posts Relacionados

Como adquirir uma franquia OrthoDontic

Abrir uma franquia pode parecer um grande desafio, mas ao contar com o suporte e a expertise de uma marca consolidada como a da OrthoDontic, ...
Continue lendo →
Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →
Franquias

Franquia como oportunidade de mudança de carreira

Cada vez mais pessoas avaliam mudar de carreira, em busca de realização profissional e pessoal. Muitos são movidos pelo aspecto financeiro, pois se sentem estagnados ...
Continue lendo →
Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO