Lente de contato dental? Você sabe o que é e para que serve?

09/05/2022

Em poucos anos, a busca por procedimentos odontológicos voltados para a estética subiu consideravelmente. Entre 2015 e 2018, os números subiram cerca de 300%. E a perspectiva é de que essa tendência continue firme e forte, atraindo cada vez mais pacientes no Brasil e no mundo.

Dentre os procedimentos estéticos disponíveis na Odontologia, a aplicação de lente de contato dental está entre os mais populares. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. 

Se você faz parte do time de pessoas que quer melhorar o seu Sorriso e deixá-lo mais bonito e harmônico, veio ao lugar certo! Ao longo do nosso bate-papo, explicaremos várias questões que envolvem as lentes de contato dentais. Boa leitura! 

O que são as lentes de contato dentais?

Quando falamos sobre lentes de contato, o primeiro pensamento que cruza as nossas mentes envolve a saúde ou estética ocular, não é mesmo? No caso dos olhos, é utilizada uma película que pode modificar a cor da íris ou ajudar o paciente a enxergar melhor.

A lente de contato dental funciona mais ou menos da mesma forma. Ela é uma espécie de película, produzida com porcelana ou outros materiais, que é colocada sobre o dente original a fim de modificar a sua aparência.

Qual é o seu objetivo?

O objetivo das lentes de contato dentais é modificar o aspecto dos dentes. Com elas, o Dentista pode trabalhar questões como o tamanho, a largura e o formato dentário, deixando toda a arcada mais simétrica e harmônica.

Outra vantagem do uso das lentes de contato está na ocultação de manchas, permitindo que todo o Sorriso fique com uma coloração uniforme. 

Lembrando que não há uma “receita de bolo” para a escolha da lente de contato perfeita. Essa é uma decisão tomada a partir da parceria entre Dentista e paciente, com muita conversa e levando em consideração as expectativas e a realidade do tratamento proposto.

Quem pode usar lentes de contato?

Não há contraindicações para o uso das lentes de contato dentais, apenas restrições que podem ser levadas em consideração a partir das suas expectativas com o tratamento. Há outras alternativas que podem ser utilizadas, como as facetas.

Outra exigência é que você esteja com os dentes saudáveis para a aplicação. Por isso, caso haja algo a ser feito — limpeza, raspagens, tratamentos de cáries ou restaurações, por exemplo — isso deve ser realizado antes da colocação das lentes.

Como elas são colocadas?

Agora, é hora de entendermos como é feita a aplicação das lentes de contato! Antes de mais nada, é preciso que uma coisa fique bem clara: esse procedimento é indolor e nada invasivo, ok? No entanto, caso você tenha algum receio de consultas odontológicas, avise isso ao profissional responsável. Ele fará o possível para que tudo corra o mais tranquilamente possível.

Vamos ao passo a passo. O primeiro cuidado está no planejamento do procedimento. São feitos exames de imagem (como os raio-x panorâmicos) para avaliar a estrutura dentária do paciente. Também há muita conversa envolvida e o uso da tecnologia, que permite que o resultado seja antecipado e, assim, modificado caso seja necessário.

Além disso, há um período de adaptação, feito com um material “descartável”, apenas para que o paciente avalie se realmente se adaptará com as lentes e se quer prosseguir com o tratamento. Lembrando que mesmo as lentes “fixas” não são permanentes, podendo ser retiradas a qualquer momento.

Antes da colocação das lentes, é feito um pequeno desgaste no dente original, a fim de melhorar a fixação do produto. Depois, o Dentista utiliza uma espécie de cola, chamada de “cimento odontológico”, para fixá-las nos dentes.

Qual é a durabilidade?

Curioso para saber quanto tempo dura a lente de contato dental? Bom, vamos lá: a estimativa é que a durabilidade seja de algo entre 10 a 20 anos. Ou seja: um tempão! Você poderá ficar com o Sorriso perfeito por mais de uma década, desde que tome os devidos cuidados após o procedimento.

Quais são os cuidados pós-procedimento?

Agora, é hora de conferir alguns dos principais cuidados que devem ser tomados após a colocação das lentes de contato dentais. Vamos lá?

Cuide da higiene bucal

Os cuidados com a higiene bucal também são imprescindíveis para quem colocou lentes de contato dentais. Eles devem prosseguir como de costume, ou seja, com escovação diária, uso de fio dental e tudo mais. Além disso, converse com o seu Dentista sobre a possibilidade do uso de enxaguantes bucais e pergunte quais são os recomendados pelo profissional.

Não use os seus dentes como ferramenta

Muitas pessoas têm o hábito de utilizar os dentes para abrir objetos ou, ainda, roem as próprias unhas. Esse tipo de atitude prejudica os dentes naturais e pode, sim, comprometer a durabilidade das lentes de contato dentais. Então, comece a se policiar desde antes de fazer o procedimento, para ir se acostumando.

Mude alguns hábitos alimentares

Nenhum tipo de alimento é contraindicado quando você usa lentes de contato nos dentes. No entanto, evitar o consumo excessivo de ingredientes altamente pigmentados (como café ou comidas com muitos corantes) é uma boa pedida. Assim, você evita que as lentes fiquem manchadas com o tempo.

Trate condições que podem prejudicar as lentes

Outra dica importante é buscar tratamento para condições que possam fazer com que as lentes sejam prejudicadas. Por exemplo: se você é ansioso e rói unhas como uma forma de escape, busque ajuda. Caso tenha bruxismo, faça o uso certinho das placas recomendadas pelo profissional responsável. E assim por diante!

Faça Avaliações odontológicas frequentes

Por fim, uma das melhores dicas para manter as suas lentes de contato dentais com a durabilidade correta e ainda garantir a saúde bucal é, sem dúvida, realizar Avaliações frequentes com um Dentista. Ele poderá analisar se está tudo certo e, se for preciso, intervir rapidamente antes que qualquer tipo de problema surja ou se agrave.

Gostou de saber mais sobre a lente de contato dental? Esse procedimento é, apesar de simples, completamente revolucionário. Ele pode ser responsável pela devolução da sua autoestima em pouquíssimo tempo. Consulte um Dentista para descobrir se essa é ou não uma opção viável para o seu caso!

Aproveite, também, e compartilhe o artigo em suas redes sociais ou mostre o conteúdo aos seus amigos. Quem sabe você não os inspira a deixar o Sorriso mais bonito?

Agende Sua Avaliação

E comece seu tratamento agora mesmo.

AGENDAMENTO ONLINE

DEIXE SEU TELEFONEQUE LIGAMOS PRA VOCÊ.

NOTÍCIAS SOBRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.