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A importância do plano de negócios na franquia

na imagem, dois jovens adultos, uma mulher e um homem, ambos vestidos com camisa branca. Eles estão em frente {a uma lousa transparente, e estão rascunhando na lousa, como se estivessem realizando um plano de negócios.

Garantir que uma empresa mantenha-se nos trilhos de maneira sustentável e lucrativa a longo prazo não é uma tarefa fácil. É preciso ir além da experiência no segmento, planejando com cautela cada decisão e voltando a atenção para as movimentações do mercado em geral, mesmo para quem é franqueado ou pretende investir em uma franquia. 

Dito isso, para assegurar o futuro de uma franquia, é imprescindível contar com um bom plano de negócios. Este documento tem como objetivo fornecer informações sobre o panorama financeiro, as principais previsões que vão afetar o segmento e como se preparar para elas.

Se você pretende investir em uma franquia, continue a leitura deste artigo até o fim e entenda como desenvolver um bom plano de negócios.

O que é um plano de negócios?

Como dissemos brevemente na introdução deste artigo, o plano de negócios é uma ferramenta estruturada pelos gestores de uma empresa com foco em se preparar para o futuro, seja ele de curto, médio ou longo prazo.

A ideia aqui é estabelecer quais são os desafios e as metas pelos quais a marca vai passar, quais os elementos responsáveis por compor esse cenário e como se preparar para eles. Você deve estabelecer quais são os propósitos da empresa, quais os valores nos quais ela se baseia, os recursos que precisa, as parcerias que serão feitas, entre outros pontos-chave.

É a partir desse planejamento que as lideranças vão conseguir decidir com mais clareza quais rumos a operação deve tomar, tanto de um ponto de vista micro quanto macro. Isso significa que tudo o que for feito a partir do estabelecimento desse documento deve ter como objetivo maior as ideias propostas no plano de negócios.

Qual a importância de ter um plano de negócios?

Sabemos que o mercado está cada vez mais volátil, com tendências surgindo e desaparecendo em velocidades nunca vistas no passado. É comum que marcas estáveis tenham que fazer modificações repentinas na maneira de operar, se comunicar e, até mesmo, nos produtos que oferecem. Ter um planejamento de longo prazo ajuda a lidar de forma eficiente com todas essas mudanças proporcionadas pelos clientes modernos.

Portanto, ter um plano de negócios que antecipe o comportamento do público, revele tendências e estabeleça metas é algo fundamental para garantir uma longevidade saudável a uma franquia. Embora o suporte de uma franqueadora faça muita diferença para o reconhecimento da marca, critérios de operação e outros aspectos, em um nível mais rotineiro, devem estar na mira do gestor para atender mais precisamente às necessidades do empreendimento.

Como desenvolver um plano de negócios para franquia?

Uma franqueadora fornecerá todo o suporte necessário para que um franqueado opere com segurança. Porém, cabe reforçar que isso não elimina as responsabilidades de gerenciar o negócio. É aí que o plano de negócios para a franquia exerce um papel basal, trazendo elementos que vão dar o norte necessário à sustentabilidade do empreendimento.

Contudo, para tirar proveito dele, é preciso desenvolvê-lo da forma correta. Veja abaixo quais são os itens imprescindíveis que esse documento deve contemplar.

Estabeleça as projeções financeiras

Toda empresa sobrevive à base de capital e, por isso, este deve ser o primeiro item descrito no seu plano de negócios. Considere não somente as movimentações atuais de entrada e saída, mas, também, quais as metas que devem ser alcançadas para que a franquia cresça.

É fundamental que esses objetivos não sejam apenas esboços ou representações da vontade do gestor. Eles devem estar baseados em números, atingíveis pelos colaboradores, com prazos estabelecidos para cada uma das etapas, específicos à realidade da empresa e, principalmente, realistas. Afinal, pouco adianta criar metas que nunca serão alcançadas. Isso apenas vai trazer frustrações para os colaboradores e para o franqueado.

Um exemplo de meta financeira é crescer 2% em 12 meses. Você pode atribuir que os setores X e Y serão responsáveis por monitorar o crescimento, estabelecer quais ações serão tomadas para isso e quais bônus os profissionais envolvidos irão receber.

Defina as estratégias de marketing

As pessoas precisam conhecer sua franquia, é claro. Porém, mais do que isso, as estratégias de marketing vão definir a frequência com que você fará ações de divulgação, os preços para os serviços, reforçar a qualificação dos seus profissionais e contribuir para o alcance das metas financeiras que falamos no tópico anterior.

Não se engane pensando que promoções pontuais do estilo “compre 3, pague 2” são suficientes para estabelecer um bom marketing para sua franquia. Elas são úteis, mas não devem ser as únicas ações. Investir nos meios digitais, por exemplo, é algo que fará toda a diferença para alcançar um público que não esteja fisicamente próximo ao consultório.

Estabeleça com cautela e, de preferência, com consultoria, quais serão os planos do negócio para a comunicação e marketing durante os próximos meses ou anos. Considere também no planejamento o que fazer em casos de crises com clientes insatisfeitos e determine quais assuntos não devem ser abordados pela marca.

Organize a operação

Quantos funcionários sua franquia terá daqui a um mês? O que acontece quando algum colaborador falta? Há materiais suficientes para atender a todos os clientes? Tudo isso faz parte da rotina operacional e pode mudar repentinamente. Portanto, no plano de negócios, estabeleça todos os detalhes de funcionamento atuais tendo em mente a projeção para daqui a um, dois ou seis meses, a definir de acordo com a necessidade.

Ter controle sobre todos esses aspectos garante que o “carro” continue se movimentando mesmo quando surgirem eventos que possam prejudicar a franquia, mas, também, auxilia na tomada de decisões em casos de crescimento inesperado, por exemplo. É muito importante contar com fluxogramas, planilhas e outros tipos de quadros que orientam sobre todos os processos que fazem a operação girar.

Conte com o suporte da franqueadora

O suporte de uma franqueadora como a OrthoDontic será o diferencial para fornecer os insights e orientações necessárias, não só na hora de desenvolver o plano de negócios, mas como no momento de colocá-lo em prática. Profissionais com experiência no desenvolvimento de franqueados iniciantes vão estar à disposição para sanar dúvidas e guiar você durante os períodos iniciais da sua nova franquia.

Uma das principais vantagens desse modelo é que você não vai precisar se preocupar com boa parte dos percalços de desenvolver um bom plano de negócios porque terá à disposição manuais e especialistas prontos para orientá-lo sempre que precisar.

Gostou de conhecer a importância de um plano de negócios? Se você quer investir em uma franquia, mas ainda não sabe por onde começar, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada em garantir o sucesso dos nossos parceiros.

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