Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Dente do siso: verdades e mitos sobre o assunto

Dente do siso: verdades e mitos sobre o assunto

Você já ouviu falar sobre os terceiros molares ou dente do siso? Aí sim, né? Eles têm o mesmo significado. O siso é um dos dentes mais conhecidos, mas também um dos que mais gera confusão e dúvidas nas pessoas.

A verdade é que há muitos mitos e verdades sobre o dente do siso e que ambos são amplamente divulgados por aí. E então, o que é real e o que não passa de invenção? É hora de descobrir!

Pensando em dúvidas comuns sobre esse tema, criamos um conteúdo completo para responder boa parte delas e deixar você bem mais informado (a) sobre os dentes do siso. Então, boa leitura! 

O que é o dente do siso?

Antes de falarmos sobre os mitos e verdades sobre os dentes do siso, é importante que a gente saiba o que são essas estruturas. Eles são conhecidos tecnicamente como terceiros molares e são os últimos dentes a nascer nos seres humanos.

Para achar os seus sisos, é preciso que você identifique os seus dentes da frente. Sabe? O par central, que são conhecidos como incisivos centrais. Escolha um deles e, a partir daí, conte para um lado ou para o outro (contando também o incisivo). O dente de número 8 será o siso.

Caso você não o encontre, há algumas hipóteses. A primeira é a de ele ainda não ter nascido. A segunda, de você não ter essa estrutura em sua boca e a terceira, a de que ele tenha nascido por dentro da sua gengiva. Falaremos mais sobre as duas últimas possibilidades em alguns instantes.

Qual é a sua função?

A função dos dentes do siso é auxiliar na mastigação, permitindo que os alimentos sejam triturados com maior eficiência.

No entanto, não há problema nenhum em não ter esses dentes. Os outros molares (quatro de cada lado, contando as estruturas inferiores e superiores) dão o suporte necessário para que possamos mastigar tranquilamente.

Um dente do siso mal posicionado, no entanto, pode trazer problemas e necessitar de extração. Continue a leitura e confira essa e outras afirmações sobre o assunto!

Quais são os mitos e verdades sobre esse dente?

Agora é a hora que todos estavam esperando! Vamos conferir quais são os mitos e verdades sobre o dente do siso? Confira a seguir!

Todos nascemos com dentes do siso

Não é verdade. Algumas pessoas nascem sem a estrutura necessária para que esse dente ecloda (nasça) ao longo de suas vidas. Esse é um processo evolutivo normal, ocasionado por uma mutação que aconteceu algumas vezes e que foi transmitida para os descendentes e outras gerações.

Vale a pena ressaltar que não há nada de errado com isso, ok? Você não será prejudicado por nascer sem os sisos. Na verdade, essa é uma característica que pode até ser vantajosa, especialmente levando em consideração que, à medida que as gerações evoluem, estamos nascendo com maxilares mais compactos.

Eles sempre surgem aos 18 anos

Esse é outro mito! Um dos nomes atribuídos aos dentes do siso são “dentes do juízo”. Isso quer dizer que eles marcam a passagem da adolescência para a vida adulta, momento em que precisamos nos tornar mais ajuizados. 

No entanto, isso não acontece especificamente aos 18 anos. Há pessoas em que os sisos nascem bem mais tarde, podendo aparecer até mesmo por volta dos 30 anos. Além disso, temos exemplos de pessoas que se tornaram “ajuizadas” bem mais cedo. Tudo vai variar de acordo com a sua genética.

Todo dente do siso deve ser extraído

Nem sempre. Portanto, temos outro mito. Há pessoas que têm um maxilar de tamanho adequado para que todos os dentes encaixem certinho, sem que esses dentes extras prejudiquem o espaço destinado às demais estruturas bucais.

Apesar disso, é possível que eles precisem ser extraídos. Isso é bastante frequente e pode ser ocasionado tanto pela falta de espaço quanto pela posição inadequada do dente. Em alguns casos, eles nascem “deitados”, fazendo com que os dentes próximos sejam empurrados.

Dentes do siso podem fazer você precisar de Aparelho

Sim, isso é uma verdade. Como mencionado no tópico anterior, os dentes do siso podem forçar outras estruturas a se movimentarem. Por isso, pode acontecer o cenário em que você tenha todos os dentes alinhados e, de repente, vê que eles começam a entortar após uma certa idade.

Uma maneira adequada de evitar isso é justamente utilizar Aparelhos mais precocemente. Assim, você pode abrir espaço para a eclosão dos dentes do siso. Caso isso não seja possível, a extração prévia do dente também evita esse tipo de problema.

A extração é sempre traumática

Aqui temos um dos maiores mitos sobre os dentes dos siso. Muitas pessoas dizem que a extração dessas estruturas é uma coisa traumática, mas isso não é uma verdade. No entanto, é importante contar com o apoio de profissionais qualificados para realizar a remoção.

Quando bem feito, esse é um procedimento tranquilo e sem intercorrências. Ele deve ser bem planejado (com radiografias panorâmicas e uma explicação cuidadosa do que será feito ao paciente) e com um pós-operatório cuidadoso. Assim, tudo vai dar certo. Pode confiar!

É possível extrair mais de um siso de uma vez

Para finalizar, temos outra verdade. A extração simultânea de dois ou mais sisos pode ser feita, desde que o Dentista e o Cliente estejam de acordo. Muitas vezes, os procedimentos são simples e não há qualquer impedimento.

No entanto, não deixe de sempre tirar as suas dúvidas sobre esse assunto com o profissional responsável, ok? E não se esqueça, também, de que os cuidados serão redobrados (ou até mesmo quadriplicados!) nesses casos. 

E aí, tirou algumas das suas dúvidas sobre o dente do siso? Esperamos que sim! Agora, não deixe de fazer um bom acompanhamento para cuidar dessas estruturas, independentemente de eles precisarem ou não de extração. Cuide do seu Sorriso e da sua saúde!

E que tal agendar agora mesmo o seu atendimento para verificar se está tudo certinho com os seus dentes? Encontre a unidade da OrthoDontic mais perto de você e dê o pontapé inicial em seu Tratamento!

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO