Pesquisar
Close this search box.

Dentes separados: veja as principais causas e como resolver

Dentes separados: veja as principais causas e como resolver

Um Sorriso bonito é uma das principais motivações que levam as pessoas para o Tratamento Ortodôntico. Afinal, sabemos que isso ajuda na melhora da autoestima e bem-estar. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Edelman Insights, 54% dos brasileiros têm medo de Sorrir em público e 66% acreditam que o seu Sorriso é feio.

Uma das causas estéticas que mais trazem Clientes para o consultório são os dentes separados (que são chamados também de diastema). Mas acredite, os problemas que essa questão pode causar vão além de dificuldades para Sorrir normalmente, sabia disso? 

Para isso, vamos entender quais são as principais causas dos dentes separados e ver também como resolver. Boa leitura.

Quais são as principais causas dos dentes separados?

Vale lembrar que a diastema normalmente ocorre nos dois dentes mais à frente na boca (os dois incisivos superiores). Esse é um problema clássico na Ortodontia e causa uma série de incômodos para o Cliente, seja estético, seja funcional (por exemplo, em alguns casos, a diastema pode ser tão grave que o paciente não consegue manter a boca fechada por muito tempo). 

Vamos ver, a seguir, as principais razões para que isso aconteça.

Tamanhos diferentes dos dentes

A principal causa da separação dos dentes está relacionada com uma tendência genética de ter diferenças que causem desproporção na arcada dentária e, assim, podem causar desarmonia entre o tamanho da arcada dentária e dos dentes.

Ausência de alguma estrutura

Quando há a perda de algum dente, é comum que ocorra um reposicionamento dos dentes para minimizar lacunas anormais, buscando um maior equilíbrio e isso pode gerar um maior afastamento de alguns dentes. Com isso, temos a necessidade de sempre buscar Tratamentos com especialistas quando há a perda de um dente, para analisar se há a necessidade de fazer algum Tratamento, seja com adoção de um implante, seja com o Tratamento Ortodôntico, justamente, para evitar a diastema.

Uso inadequado de chupetas e mamadeiras na primeira infância

Se você tem crianças pequenas, evite que elas mantenham hábitos que podem prejudicar a formação da arcada dentária e, justamente, provocar o problema dos dentes separados. Isso vale para manter chupetas no dia a dia, chupar dedo ou tomar mamadeira por mais tempo do que deveria.

A pressão desses itens feita na arcada dentária faz com que ocorram deformações que podem causar não só a diastema, mas também outros problemas graves para a posição dos dentes.

Posicionamento inadequado da língua

Outro ponto que pode impulsionar os dentes separados é quando a língua exerce uma pressão inadequada sobre os dentes e, assim, faz com que a estrutura da mandíbula responda a isso.

Em outras palavras, se a sua língua está fazendo pressão sobre a arcada dentária, seu corpo vai responder a isso para aguentar a pressão, tornando a maxila maior. O problema é que os dentes não se expandem e, assim, a tendência é que ocorra justamente a diastema e os dentes comecem a separar.

Respiração bucal

Outro problema que costuma trazer muitos problemas para a sua saúde bucal, não só para o afastamento dos dentes, mas também para a mobilidade, problemas de respiração, complicações para a articulação temporomandibular (ATM), entre outros pontos.

A respiração bucal normalmente está relacionada com problemas que provocam obstruções nas narinas e, portanto, pode ser importante realizar um Tratamento interdisciplinar com um otorrinolaringologista. Quando a pessoa respira pela boca, há uma redução dos lábios sobre os dentes e, com isso, há alterações de pressão na região que podem causar problemas na arcada dentária e a separação dos dentes.

Eles interferem em questões além da estética do Sorriso?

Tratar os dentes separados é fundamental porque não é só a parte estética que pode ser afetada. Por exemplo, para crianças que sofrem do problema, elas podem ter problemas na fala, produzindo dificuldades, além desta, a produção de sons indesejáveis.

Mas pode, ainda, trazer problemas de mastigação se os dentes separados estiverem no fundo da boca. Isso acontece porque pode ocorrer um maior acúmulo de comida no espaço dos dentes e, assim, causar problemas de inflamação na gengiva, atrapalhando a saúde bucal.

Como tratar os dentes separados?

Os dentes separados podem ser tratados por meio do Tratamento Ortodôntico, o qual recupera a qualidade de vida e o Sorriso bonito do Cliente. O profissional especializado avalia quais são as principais causas e, se for preciso fazer um Tratamento multidisciplinar, ele indica outros profissionais de saúde que deverão acompanhar o caso (por exemplo, um otorrinolaringologista nos casos de respiração bucal).

Além disso, o Tratamento Ortodôntico é uma das principais indicações para garantir a movimentação dos dentes para o seu realinhamento e trazer um maior equilíbrio na proporção na arcada dentária. Hoje temos Tratamentos feitos de forma discreta, como o uso dos alinhadores invisíveis, que podem ser aliados importantes para trazer maior qualidade de vida sem deixá-lo constrangido no dia a dia.

Mas além disso, pode ser interessante realizar outros procedimentos para equilibrar as proporções e garantir um Sorriso mais alinhado. Estão entre eles:

  • restauração (seja ela com resina ou porcelana);
  • lente de contato digital;
  • uso de botox nos casos em que há uma hipertrofia muscular;
  • cirurgia.

Qual a importância de buscar bons especialistas para tratar os dentes separados?

Como visto, os dentes separados podem causar danos maiores do que só um Sorriso que não passe segurança. Por isso, o Tratamento precisa ser feito com bons especialistas que conseguirão fazer a Avaliação adequada para o seu caso e contar com as indicações necessárias de Tratamentos complementares, quando necessário.

Por isso, busque Clínicas e consultórios especializados em Tratamentos Ortodônticos, com Tratamentos modernos de qualidade, que garantam maior conforto, agilidade e precisão e tirem suas dúvidas sobre o assunto no dia a dia.

Sempre pesquise o conhecimento dos profissionais nas Clínicas e consultórios escolhidos e, assim, garanta um Sorriso que deixará você mais seguro e feliz. A vida precisa ser celebrada e não podemos deixar de Sorrir por vergonha ou insegurança!

Você sofre com problemas de dentes separados? Tem alguma dúvida sobre algum dos pontos que listamos aqui? Deixe nos comentários e vamos conversar sobre o assunto.

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO