Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Urgência Odontológica: como agir nessas situações?

Acidentes e problemas acontecem. E, muitas vezes, não sabemos como reagir a situações inesperadas de saúde. Isso pode nos fazer tomar atitudes que mais pioram a situação do que ajudam, sabia disso?

Por exemplo, uma urgência odontológica que não seja bem conduzida pode causar mais problemas do que ajudar. Por isso, ter ciência do que fazer e, principalmente, do que não fazer pode ser essencial neste tipo de situação, na qual tendemos a ter reações mais emocionais.

Mas afinal, como agir em um caso de urgência odontológica? Vamos saber mais a seguir. Boa leitura!

O que são urgências odontológicas?

São chamadas de urgências odontológicas todos os processos que precisam de uma intervenção imediata, pois podem provocar problemas de saúde, dores, desconfortos, ou então atrapalhar a possibilidade de resolução da questão (por exemplo, quando um dente quebra e é preciso intervir rapidamente para poder fazer a recolocação da parte rompida).

Outros casos são aqueles que podem não exigir uma ação imediata (por exemplo, um bráquete solto), mas que demandam um contato com seu profissional de confiança o quanto antes para evitar que a situação piore ou coloque em risco o Tratamento.

São consideradas urgências odontológicas:

  • dor de dente intensa, principalmente aquelas que não passam, mesmo com uso de analgésicos;
  • fratura no dente (que pode ser provocada por trauma, trituração e mordida equivocada) ou na estrutura óssea;
  • queda de um dente;
  • complicações derivadas de infecções na região;
  • abertura de gengiva;
  • quebra de bráquetes de Aparelho Ortodôntico fixo;
  • rompimento do fio do Aparelho Ortodôntico fixo;
  • descolamento de contenção fixa;
  • deslocamento de maxilar, entre outros.

O que fazer em caso de urgência odontológica?

Vamos ver a seguir os principais passos do que você deve fazer e, também, o que evitar em caso de urgência odontológica.

Não tente resolver a situação sozinho

Sabemos que em um cenário de desespero, no qual você não sabe o que fazer, a primeira ideia é tentar consertar a situação rapidamente, não é mesmo? Mas sabia que isso pode piorar ao invés de ajudar?

Por exemplo, se você usa Aparelho e um bráquete descola em um final de semana, pode parecer tentador utilizar uma cola (como Super Bonder) e tentar colocá-lo de volta no lugar para evitar o desconforto. Contudo, isso pode mais atrapalhar do que ajudar.

Afinal, a cola não é recomendada para a região e, além de ser tóxica, pode atrapalhar depois a remoção do bráquete. O mesmo vale, por exemplo, quando você quebra um dente: nunca tente colocá-lo de volta no lugar.

Leve a parte quebrada para um especialista e ele fará a reconstituição do dente, de acordo com a avaliação que fará do quadro.

Lave a boca com água morna

Muitas urgências odontológicas podem deixar a região exposta a sujeiras, que podem complicar ainda mais o quadro. Por exemplo, se você ferir a gengiva e ela ficar com um ferimento aberto, pode acontecer uma infecção na região pela entrada de microorganismos no local.

Por isso, lavar a região com água morna pode ajudar a manter a higienização do local. Além disso, dependendo da situação (como traumas, pancadas, contraturas, entre outros), a água morna auxilia a amenizar o desconforto na região, até que você possa seguir os próximos passos que vamos indicar aqui.

Lembre-se de manter uma água morna confortável, ok? Se a temperatura estiver muito quente, poderá elevar o sangramento na região (caso tenha) ou queimar as mucosas e prejudicar ainda mais o caso.

Faça pressão leve com gaze se tiver ferimento

Se há uma ferida aberta, busque fazer uma compressa leve com gaze para tentar estancar o sangramento.

A pressão ajuda no processo de coagulação local do sangue e pode amenizar o desconforto até que você possa buscar ajuda.

Dependendo da situação e da extensão (por exemplo, em casos mais leves), isso pode ser o suficiente até que consiga ir, de fato, em uma clínica para fazer uma avaliação do caso.

Lembre-se de higienizar adequadamente as mãos antes de aplicar a gaze na região, para evitar contaminação cruzada. E sempre opte pela gaze, por ser material estéril e, portanto, ter um risco menor de levar microorganismos para a região.

Busque ajuda urgente

Se for uma situação urgente ou caso esteja sentindo muita dor, busque locais que tenham atendimento 24 horas.

Isso porque alguns quadros podem piorar ao longo do tempo e proporcionar tanto problemas graves de saúde (inclusive, que possam colocar sua vida em risco), quanto também a melhor solução em algumas situações demanda uma ação mais rápida.

Por exemplo, um caso comum de problema são as infecções que ocorrem pós-cirurgia de retirada dos sisos. Por mais que toda a profilaxia necessária seja adotada, de acordo com os protocolos atualizados de cuidados, em alguns casos, alguma complicação pode vir a acontecer.

A condução do tratamento de infecção nesse momento será fundamental para proporcionar uma melhor recuperação. Por exemplo, um quadro infeccioso nessa região pode descer para outros tecidos e, até mesmo, gerar infecções mais graves.

Portanto, se está começando a sentir febre, há um cheiro e gosto ruim na região da extração, inchaço anormal, entre outros, busque atendimento de urgência para avaliar o quadro o quanto antes.

Quando buscar atendimento urgente?

Nós demos um exemplo acima, mas ele não é o único, não é mesmo? Então quais são os casos que exigem um atendimento imediato? Vamos listar os principais deles a seguir:

  • fratura e queda de dente, principalmente pós-trauma;
  • queda acidental de dente permanente;
  • deslocamento de mandíbula;
  • sangramento anormal;
  • sinais de que há um quadro infeccioso na região bucal (por exemplo, se você sente gosto de pus na boca e apresenta febre).

Em caso de urgência odontológica, é fundamental que você busque ajuda com profissionais especializados que farão a primeira análise, identificarão a situação e farão o melhor atendimento nesse contexto.

Isso poderá ser determinante para resolução da questão e cuidar da sua saúde. Não negligencie sua saúde neste momento, ok?

Para evitar situações indesejadas e manter a saúde da sua boca sempre em dia, procure uma OrthoDontic perto de você!

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e faça com que mais pessoas tenham acesso a essa informação tão importante.

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO