Pesquisar
Close this search box.

Entenda como cuidar dos dentes com Aparelho da forma correta 

Entenda como cuidar dos dentes com aparelho da forma correta

O processo de alinhamento dos dentes com a utilização do Aparelho Ortodôntico requer algumas mudanças de hábitos que visam preservar a saúde bucal e a própria estrutura do Aparelho. Nesse sentido, é comum surgirem algumas dúvidas, por exemplo, em relação à escovação ou a ingestão de determinados alimentos, já que alguns deles podem causar transtornos ao Cliente. 

Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você como cuidar dos dentes com Aparelho da forma correta, garantindo um tratamento eficaz e um Sorriso saudável. Continue por aqui e confira! 

Evite consumir alimentos 

Quando usamos Aparelho Ortodôntico, devemos prestar atenção, não apenas em quais alimentos estamos consumindo, mas também na maneira que os estamos consumindo. Assim, produtos como balas, chicletes e pirulitos devem ser evitados pelas pessoas que estão em tratamento. 

Além disso, os Clientes que fazem uso do Aparelho fixo precisam prestar atenção quando estiverem comendo frutas, carnes e determinados vegetais: eles precisam ser cortados em pedaços pequenos para que a mastigação possa ser facilitada. 

Outros alimentos também exigem cuidados ao serem ingeridos, como é o caso dos que podem grudar nos dentes ou são capazes de quebrar os bráquetes (pipocas, pé de moleque e outros de consistência dura). 

Já para quem usa Aparelho móvel, deverá retirá-lo antes das refeições, colocando-o de volta apenas depois da escovação, uma vez que cavidade bucal estará livre das sujeiras e dos resíduos de alimentos. 

Atente-se aos hábitos pessoais 

Alguns hábitos podem ser nocivos para o tratamento com Aparelho Ortodôntico. Roer unhas, mastigar pontas de lápis e canetas, por exemplo, pode fazer com que as peças sejam quebradas ou amassadas, independente do tipo do Aparelho que o Cliente estiver usando. 

Outras ações devem ser evitadas, como a prática de mexer no Aparelho com o dedo, já que isso pode deixar o Cliente em contato com micro-organismos presentes tanto na boca, quanto nas mãos. 

Não deixe de realizar a manutenção periodicamente 

A manutenção periódica é tão importante quanto os cuidados com higiene e alimentação. Todo o processo deve ser acompanhado por um profissional ortodontista mensalmente. Assim, o progresso pode ser avaliado mais precisamente, o que resultará em um tratamento mais rápido e eficaz. 

A manutenção frequente também faz com que o especialista realize algum reparo necessário ou verifique se a escovação está sendo realizada de modo correto e, a partir daí, consegue oferecer ao Cliente as orientações necessárias para a manutenção da higiene bucal. 

Atente-se para a escovação 

Os cuidados com a escovação começam com a escolha de uma escova apropriada para usuários de Aparelho Ortodôntico. Desse modo, ela deve ter uma grande quantidade de cerdas, preferencialmente macias, e se possível, é recomendado o uso de escovas específicas para Aparelho Ortodôntico, elas possuem uma canaleta central, que permite um melhor alcance dos dentes, realizando a limpeza dos bráquetes de maneira facilitada. 

Os Clientes que utilizam os Aparelhos fixos, devem realizar a escovação fazendo movimentos leves, contínuos e em sentido horário. Essa ação garantirá a eliminação da placa bacteriana e os possíveis resíduos que costumam se instalar entre os dentes. 

Os usuários do Aparelho móvel, por sua vez, devem realizar a escovação do Aparelho com escovas de cerdas mais duras. No entanto, para os dentes, a opção ideal é a escova de cerdas macias. Em ambos os casos pode ser utilizado o mesmo creme dental, não havendo necessidade de se utilizar produtos específicos. 

Em caso de dúvidas, o ortodontista deverá ser sempre consultado para indicar as orientações ideais, levando em consideração as necessidades do Cliente e as especificações do seu Aparelho. 

Faça uso frequente do fio dental

O fio dental é um grande aliado no combate às placas bacterianas, principal causa da formação de tártaros, portanto, deve ser incluído nos hábitos de higiene de todas as pessoas. No caso dos Clientes que usam Aparelho, a dificuldade para manter este hábito é ainda maior. Por conta disso, é fundamental fazer uso de um “passa fio”, já que ele facilita a entrada do fio dental entre os dentes e bráquetes. 

O fio dental pode também ser usado em conjunto com o bochecho de antisséptico, ajudando na finalização da higiene bucal, mantendo limpos as áreas da boca em que a escova e o fio não alcançam. 

Guarde o Aparelho móvel em local adequado 

Os Aparelhos móveis precisam ser armazenados em um estojo específico para que sejam preservados e não se percam. Esse estojo é oferecido no consultório no momento da obtenção do Aparelho. 

É muito importante mantê-lo em local apropriado, uma vez que ele terá contato direto com a boca do Cliente. Por isso, é necessário manter a caixinha limpa e frequentemente esterilizada. Além disso, é indicado ao Cliente levá-la sempre consigo, evitando embrulhar o Aparelho em guardanapos, o que pode acarretar perdas. 

Troque a escova com frequência 

Escovas de dentes perdem a sua eficácia com o tempo. Ou seja, em um determinado momento elas não conseguem mais realizar a limpeza bucal efetivamente. Desse modo, a cada 3 meses é preciso realizar a troca da escova e, se o Cliente perceber que elas estão danificadas antes desse tempo, deve comprar novas. 

É importante lembrar que o Cliente em tratamento deve optar pelos modelos de cerdas macias e de cabeças menores, uma vez que elas são capazes de facilitar o processo de escovação. 

Alinhar os dentes por meio de Aparelhos Ortodônticos traz muitos benefícios na vida das pessoas. Assim, não apenas a autoestima e aparência ficam melhores, como também o Tratamento afeta positivamente a mastigação, a saúde bucal e o hálito. 

Entretanto, para que todo processo dê resultados, o Cliente deve realizar uma série de mudanças de hábitos, que envolvem a aquisição de escovas apropriadas, visitas regulares ao Dentista, uso frequente do fio dental e, principalmente, escolher profissionais competentes e aptos a realizarem um excelente trabalho. 

Encontre uma Orthodontic mais perto de você e comece já seu tratamento!

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO