Do álcool ao beijo: Confira 5 dicas para manter a saúde bucal no Carnaval

Para quem gosta de curtir a folia em um dos feriados mais esperados do ano, é preciso tomar certos cuidados para garantir um sorriso saudável

26/02/2019

Logo no começo de março, comemora-se o Carnaval, mas as festividades começam mais cedo e, neste ano, já era possível ver bloquinhos pelas ruas de diferentes cidades brasileiras já no começo de fevereiro. A folia é garantida, mas, mesmo que ela tenha dia para terminar, é preciso continuar preocupado durante este período com outros aspectos da nossa vida, como a saúde bucal.

No Carnaval, se não tomarmos cuidado, as mesmas coisas que garantem a diversão daqueles que esperam ansiosamente por esse feriado podem se tornar grandes vilões de um sorriso saudável, acarretando em consequências muito mais duradouras do que as festas do mês. É o que afirma o Dr. Edmilson Pelarigo, Diretor Clínico da OrthoDontic, maior rede de clínicas de ortodontia do Brasil.

Pensando nisso, o especialista separou cinco dicas para aqueles que não veem a hora de aproveitar a folia, mas sem deixar de lado os cuidados com a saúde bucal. Confira:

Higiene

O carnaval, assim como qualquer outro período festivo altera a rotina e faz com que negligenciemos hábitos básicos, como os relacionados à saúde bucal. Durante os dias de festa, tente não se esquecer de fazer a escovação após as principais refeições, principalmente se houver ingestão de açúcares – que também estão presentes nas bebidas alcoólicas.

Alimentação

Durante a folia, além da saúde bucal, a alimentação também pode ficar em segundo plano. Ficar longos períodos sem comer está entre os principais hábitos que desencadeiam o mau hálito e, além disso, ingerir somente alimentos ricos em açúcares e carboidratos favorece a proliferação de cáries. Frutas como maçã e morango são fáceis de carregar, funcionam como adstringentes naturais e são uma boa pedida para um “lanche” em meio às festas.

Álcool

As bebidas alcoólicas costumam ser ácidas e, em alguns casos, contém muito açúcar. Esta é uma das combinações mais perigosas para os dentes, uma vez que o ácido pode causar desgastes no esmalte e os açúcares em excesso resultam em cáries. A ingestão excessiva de álcool também pode ocasionar vômitos, outra ameaça para as camadas superficiais do dente por conta da acidez do estômago. Uma boa dica é intercalar os drinques com água, que evita a desidratação e o acúmulo destas substâncias nos dentes.

Sol

Algumas das maiores festas no País acontecem à céu aberto e duram quase uma semana. Proteger a pele do excesso de sol já faz parte da rotina dos foliões, mas muita gente esquece que os lábios também precisam de proteção. A incidência solar prolongada sobre os lábios é um dos fatores de risco do câncer de boca.

Doenças

Como o beijo é marca registrada das folias, é comum que haja proliferação de doenças transmitidas pela saliva, como a mononucleose e a herpes. Estes tipos de vírus causam lesões na boca, desidratação, indisposições, febres e são mais “agressivos” para quem está com a imunidade baixa. Portanto, vale o cuidado com a saúde de forma geral durante as festas, além de muita hidratação e alimentação balanceada.

Sobre a OrthoDontic

A OrthoDontic é maior rede de clínicas de ortodontia do País. É pioneira em franquias nesse segmento e, desde 2002, trabalha para oferecer acesso à odontologia de qualidade e com tecnologia a toda a população brasileira. Tem atualmente mais de 200 unidades em 17 Estados do País, contabilizando mais de quatro milhões de clientes. Além disso, a rede recebeu, em 2018, o Selo de Excelência em Franchising da ABF pelo oitavo ano consecutivo e se mantém desde 2014 entre as melhores franquias no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para mais informações: www.orthodonticbrasil.com.br

Fonte: Primeira Hora

Agende Sua Avaliação

E comece seu tratamento agora mesmo.

AGENDAMENTO ONLINE

DEIXE SEU TELEFONEQUE LIGAMOS PRA VOCÊ.

NOTÍCIAS SOBRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *