Qual o risco das receitas caseiras de clareamento dental?

Na internet, você já deve ter visto receitas caseiras que prometem dentes mais brancos ou, ainda, a remoção do tártaro. Porém, será que elas são mesmo seguras e deveriam ser recomendadas?

A cirurgiã-dentista Adriana Oliveira Carvalho, professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, esclarece algumas das dúvidas mais comuns:

Estas receitas caseiras trazem algum problema à saúde?

Por mais simples que sejam, elas são, muitas vezes, mais perigosas do que parecem. Podem resolver uma situação momentaneamente, mas causam outros sérios problemas para o resto da vida.

Receitas caseiras com bicarbonato de sódio, carvão, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja não têm potencial clareador. Na verdade, elas levam substâncias abrasivas ou corrosivas em sua composição, que removem a camada superficial da estrutura dental.

No caso do bicarbonato de sódio, o atrito ou a fricção com a superfície do dente elimina as manchas externas, deixando uma aparência mais limpa, mas não mais branca. Ele é um abrasivo altamente potente e torna o esmalte do dente mais poroso e enfraquecido. Pode-se comparar a sua ação ao ato de “arear uma panela”: ela clareia porque sua superfície externa foi desgastada por meio de um polimento.

O uso do sumo do limão ou casca de laranja – cujo pH é muito ácido – causa uma erosão (isto é, corrói os dentes) e provoca reações de hipersensibilidade.

Podemos utilizar produtos caseiros? Quais cuidados devemos ter?

Não é recomendado utilizar produtos caseiros para clareamento dental. Para os pacientes que desejam eliminar o desconforto dos dentes amarelados, indico que procurem pelo seu cirurgião-dentista para um procedimento seguro, eficiente e duradouro.

É fundamental seguir a orientação deste profissional, que acompanhará o clareamento dos dentes do início ao fim. Não recomenda-se adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois eles não têm a mesma eficiência daqueles usados em consultórios e, ainda, podem causar efeitos indesejados, como a sensibilidade pós-operatória ou nenhum resultado clareador aparente.

O clareamento dental enfraquece os dentes?

Isso é um mito. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que o esmalte e a dentina não são afetados negativamente, desde que o procedimento seja realizado da forma correta. A técnica de clareamento com moldeira e gel está consagrada desde os anos 80 e não leva a nenhum tipo de enfraquecimento dos dentes.

Como saber o que é mito ou verdade nesses casos?

Conversando com o seu cirurgião-dentista. Ele é a pessoa mais apta a esclarecer essas dúvidas.

 

clareamento

Fonte: ABO

Compartilhe:

Posts Relacionados

A OrthoDontic informa que não realiza cobranças, nem solicita documentos pessoais em nenhuma etapa dos nossos processos seletivos. Se você está participando de alguma vaga conosco, fique atento: qualquer abordagem que envolva pagamento ou solicitação de dados fora dos nossos canais oficiais é falsa.

Nosso único canal oficial de recrutamento é: https://orthodontic.gupy.io/

Infelizmente, algumas pessoas e empresas não autorizadas estão se passando pela nossa marca para aplicar golpes em candidatos, cobrando valores ou oferecendo cursos falsos.

Se você receber qualquer contato suspeito, não compartilhe informações pessoais ou documentos. Recomendamos que nos informe imediatamente pelos nossos canais oficiais de atendimento.

A segurança e a transparência são compromissos da OrthoDontic com todos os profissionais que desejam fazer parte do nosso time.

Quer fazer parte da melhor equipe de profissionais do país? clique aqui: https://orthodontic.gupy.io/

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO