Você sabe o nome dos seus dentes?

Você sabe quantos são e como se chamam os nossos dentes?

19/12/2017

A nossa boca é composta por 5 tipos de dentes; cada um com a sua forma e função própria. Confira abaixo, como é formado o nosso Sorriso e o nome dos nossos dentes:

Dentes de leite x Dentes permanentes

Os nossos primeiros dentes começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade. Uma criança tem apenas 20 dentes, 10 superiores e 10 inferiores. A partir dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a ser substituídos pelos dentes permanentes, que nascem até aos 13 anos de idade aproximadamente. Um adulto com uma boca e dentes saudáveis tem 32 dentes, sendo que os dentes do siso podem ou não nascer, podendo ou não ser extraídos.

5 tipos de dentes e as suas funções

Incisivos

Temos 8 dentes incisivos, localizados no centro da arca dentária, sendo 4 na linha superior e 4 na linha inferior. Estes dentes são utilizados para cortar os alimentos.

Caninos

Temos 4 dentes caninos, que são os dentes pontiagudos localizados ao lado dos dentes incisivos. Temos 2 em cima e 2 embaixo e eles são utilizados principalmente para rasgar alimentos ou algum tipo de objeto.

Pré-molares

Temos 8 dentes pré-molares, localizados entre os dentes caninos e os dentes molares. Com 4 na linha superior e 4 na linha inferior, estes dentes são geralmente utilizados para triturar os alimentos.

Molares

Temos 8 dentes molares, localizados no fundo da boca, sendo que 4 localizam-se em cima e 4 em baixo. Bastante lisos, são utilizados para triturar e mastigar os alimentos.

Sisos

Geralmente, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm. Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente são extraídos, para que não perturbem o alinhamento do restante dos dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.

 

Fonte: Odontomania

 

Agende Sua Avaliação

E comece seu tratamento agora mesmo.

AGENDAMENTO ONLINE

DEIXE SEU TELEFONEQUE LIGAMOS PRA VOCÊ.

NOTÍCIAS SOBRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *