E você… Tem medo de dentista?

11/07/2016

Você tem medo de dentista?

Você não está sozinho. Uma pesquisa recente realizada pela Associação Americana de Odontologia apontou que 3 entre 10 adultos compartilham esse problema. Estudos também comprovam que quanto maior o medo, pior a saúde bucal do indivíduo.

Quais os graus de medo?

Existem vários graus de medo. Algumas pessoas não conseguem sequer entrar no consultório, não permitindo o atendimento, outras têm medos específicos, como medo de anestesia, de sentir dor; e outras não gostam do barulho do “motorzinho”. O paciente com medo de dentista costuma evitar ao máximo o atendimento,  pois o temor o impede de vir regularmente às consultas, o que acaba piorando o estado geral dos dentes e da gengiva, gerando inclusive um constrangimento sobre o estado em que se encontra sua boca.

Muitos pacientes relatam também uma ansiedade antecipatória, ficando muito nervosos nos dias que antecedem à consulta, inclusive perdendo o sono.

De onde vem o medo?

O medo é uma reação natural do ser humano. Se não fossem nossos temores quanto à proteção e segurança, nossos ancestrais não teriam sobrevivido e passado seus genes às futuras gerações.

A principal responsável pelo medo é uma pequena estrutura que se localiza profundamente em nosso cérebro: a amígdala cerebral (não é aquela da garganta…), juntamente com os outros componentes de uma área chamada sistema límbico, a área das nossas emoções. Ela é o botão de pânico do cérebro. Sempre que a amígdala acreditar que estamos em perigo, vai acionar centros cerebrais que iniciarão a reação de medo. O corpo vai se encher de um neurotransmissor chamado noradrenalina, que vai provocar os sintomas típicos do medo: suor, taquicardia, boca seca, palidez, aumento da pressão arterial, podendo levar a pessoa a passar mal durante o atendimento e inclusive desamaiar.

Mas eu tenho medo ou fobia?

Bom, se você sente que seu medo é exagerado, persistente, excessivo ou irracional sempre que você precisa ir ao dentista, ou apenas de pensar que precisa ir, gerando aquele desconforto por antecipação, você tem uma fobia.

A fobia específica, como o medo de dentista, atinge aproximadamente 11% da população, e só surge quando você precisa ir ao consultório ou quando pensa sobre essa situação. Mas se sabemos que o dentista é legal, que não quer machucar você, por que é tão difícil se controlar durante a consulta?

A resposta se encontra novamente naquele lugarzinho do cérebro chamado sistema límbico. Ele é uma área muito antiga, onde simplesmente reagimos às situações, sem termos controle cognitivo, sem pensar. O homem das cavernas quando se via de frente com uma ameaça – um predador – não podia pensar, senão ia acabar virando o jantar. Tinha que agir o mais rápido possível, na famosa reação de luta ou fuga.

É claro que milhões de anos se passaram, mas nossas reações continuam sendo físicas, senão poderíamos olhar no espelho e simplesmente dizer para nós mesmos: “não sinta medo” e o problema seria resolvido, não é? É por isso que mesmo o dentista sendo legal, os equipamentos sendo modernos, mesmo você tendo consciência de que precisa muito fazer esse tratamento, o medo ainda persiste.

Medo e fobia têm tratamento?

Felizmente temos casos muito bem sucedidos de pessoas com muito medo que encontram um dentista com o qual se identificam e com o tempo o medo diminui. Também existem mais recursos hoje, como sedação com oxigênio e óxido nitroso, o famoso “cheirinho”, máquinas que aplicam a anestesia de um jeito praticamente indolor, muitos dentistas que usam analgesia em cirurgias.

Porém, se seu medo é muito acentuado, é uma boa ideia procurar ajuda para tratar ele. Existem psicólogos que tratam fobias, com técnicas variadas, como hipnose, EFT, Técnicas Cognitivas Comportamentais. Procure se informar se o profissional trata fobias, porque nem todos os psicólogos tratam.

Seu medo tem tratamento. Procure, se informe, encontre um dentista legal, um psicólogo legal, e se liberte desse medo que restringe tanto o seu desejo de ter um sorriso bonito e saudável.

 

Fonte: Medo de Dentista

Agende Sua Avaliação

E comece seu tratamento agora mesmo.

AGENDAMENTO ONLINE

DEIXE SEU TELEFONEQUE LIGAMOS PRA VOCÊ.

NOTÍCIAS SOBRE

19 comentários em "E você… Tem medo de dentista?"

  1. Rilzete disse:

    Bom dia!

    Estou com muito medo de ter uma doença grave provocada pelos dentes!! todos danificados muito mesmo e com perda óssea e tudo que você imaginar de ruim.

    1. Bom dia, Rilzete!
      Agradecemos o contato. Sem dúvidas queremos te ajudar a solucionar o seu problema!
      Você pode agendar sua Avaliação online pelo nosso site:
      http://www.ortodonticcenter.com.br
      Ou se preferir, pode nos dizer a sua cidade que enviamos o contato da Unidade mais próxima de você!

  2. Regiane disse:

    Eu tenho periodontite já em grau avançado e chegou nesse estado pelo meu pavor de ir ao dentista. Na verdade acho que mais por vergonha mesmo de ter 30 anos e estar assim.
    Não sei p que fazer, preciso criar coragem e simplesmente deixar acontecer. Tenho medo de encontrar um profissional grosso que me deixe ainda pior.
    Isso tem tirado meu sono .

    1. Bom dia, Regiane!
      Agradecemos o contato. Sem dúvidas queremos te ajudar a solucionar o seu problema!
      Você pode agendar sua Avaliação online pelo nosso site:
      http://www.ortodonticcenter.com.br
      Ou se preferir, pode nos dizer a sua cidade que enviamos o contato da Unidade mais próxima de você!

  3. Valdete disse:

    Gostaria de informaçoes de unidades SP capital por gentileza me ajudem!

    1. Olá Valdete, bom dia!
      Agradecemos seu contato.
      Temos 3 Unidades em São Paulo – capital.
      Segue as informações:

      São Paulo – Tatuapé
      Rua Tuiuti, 1971
      (11) 3530-5050

      São Paulo – República
      Rua Conselheiro Crispiniano, 72 – Salas 41 e 42
      (11) 3151-6008

      São Paulo – Santana
      Rua Leite de Moraes, 42 – Salas 3 e 4
      (11) 2979-6058

      Se preferir, você pode também agendar a sua Avaliação online pelo nosso site!
      Atenciosamente,
      Ortodontic Center.

  4. Michele disse:

    Tenho e sempre tive pavor de dentista, estou em um estado avançado ja, não aguento mais preciso de ajuda, URGENTE
    Tenho medo de pegar um profissional grosso, ou que não entenda meu caso, estou desesperada e com muita dor!!!
    Morro em Novo Hamburgo RS

    1. OrthoDontic disse:

      Bom dia, Michele. Tudo bem?
      Ficamos felizes com o seu contato. Entre em contato com as nossas Unidades mais próximas, para que um dos nossos dentistas te ajudem a solucionar o seu problema! 🙂
      As Unidades mais próximas da sua cidade são em Campo Bom-RS pelo telefone (51) 3597-6767 e São Leopoldo-RS pelo telefone (51) 3253-3253. Estamos te esperando 😉

  5. Inara disse:

    Quando criança sofri muito com dente pois tive uma infecção na qual tinha que mecher toda semana. E pior não pegava anestesia! Com isso pedirei trauma de dentista. Minha mãe já sabe que morro de medo de dentista! É um pavor incontrolável! Me caso no final do ano e minha mãe já sabe da minha situação meu medo de dentista por isso marcou uma consulta para sexta feita, quando vi o papel da consulta (minha mãe só iria me contar no dia) quando vi o papel logo disse que não iria mas sei que é para o meu bem e como vou casar minha mãe que resolver a situação antes pois ela sabe que corro de dentista. Fiquei sabendo que iria na terça, hoje é quarta não tô conseguindo nem dormir direito e isso não sai da minha cabeça. Me ajudem por favor

    1. OrthoDontic disse:

      Boa tarde, Inara! Tudo bem?
      Ficamos felizes com o seu contato. Entre em contato com a Unidade mais próxima da sua cidade, para que um dos nossos profissionais te ajude a solucionar o seu problema! Nós trabalhamos com dentistas especializados e temos a certeza de que eles farão o possível para te ajudar! 🙂
      Para descobrir qual a Unidade mais próxima de você, é só acessar o link: http://www.orthodonticbrasil.com.br/unidades/

  6. Sullivan Cordeiro De Carvalho Dos Santos disse:

    Eu necessisto cuidar dos meus dentes pois estou com muito medo de ter um problema mais grave estou com a boca em estado deplorável acho que não aproveita muita coisa mais tenho muito medo e trauma de dentista já tem 25 anos que não vou mais tomo remédio controlado por conta dessa ansiedade e nervosismo me ajudem por favor

    1. OrthoDontic disse:

      Boa tarde, Sullivan! Tudo bem?
      Ficamos contentes com o seu contato!
      Encontre a nossa Unidade mais próxima, temos certeza que os nossos profissionais vão te ajudar!
      Acesse o nosso site e digite a cidade desejada para encontrar o telefone e entrar em contato: http://www.orthodonticbrasil.com.br/unidades/
      Torcemos para que você consiga realizar o tratamento e supere o seu medo de dentista.
      Esperamos ter te ajudado. Até mais 🙂

  7. Sullivan Cordeiro De Carvalho Dos Santos disse:

    Eu motô em rio de janeiro pré ISO de contato urgente o brigada

    1. OrthoDontic disse:

      Boa tarde, Sullivan. Tudo bem? Ficamos felizes com o seu contato!
      Temos duas Unidades na cidade do Rio de Janeiro. Uma localizada em Jacarepaguá e outra no Méier.
      Você pode entrar em contato pelo telefone:
      Orthodontic Rio de Janeiro – Jacarepaguá
      Rua Comandante Rubens Silva, 176
      (21) 3648-2012
      riodejaneiro1@ortodonticcenter.com.br

      Orthodontic Rio de Janeiro – Méier
      Travessa Miracema, 45
      (21) 2596-6603
      riodejaneiro2@ortodonticcenter.com.br

      Ou se preferir, agende a sua avaliação online e compareça à uma de nossas Unidades. Esperamos você! 🙂

  8. Maria do Rosário disse:

    Para quem tem medo de dentista, aviso que também tenho e muito. Mas o que precisamos é de determinação para enfrentar bem como de um bom profissional e foi o que fiz. Vejo que meu medo é maior que a realidade, pois semana passada retirei dois de uma vez e foi tudo bem. Sinceramente eu já não aguentava mais, aconselho a vocês enfrentarem, pois lembrem-se que é só uma questão de adiamento, mais dias menos dias termos que enfrentar. Ainda tenho outro pra tirar, e estou motivada, depois destes últimos que tirei, quero me livrar deste problema que estava afetando meu sorriso, a dicção e auto estima, pois sou profissional da voz, imaginem vocês que eu estava me negando a participar de falas, pois estava com vergonha.Vamos lá gente, enfrentem, determinem e pronto, caso resolvido. Um beijo e sucesso em sua decisão, faça como eu estou que muito feliz, não vejo a hora de retirar esse outro que ainda me incomoda.Lembrem-se, DETERMINAÇÃO é a palavra chave, se concentrem nesta palavra e sucesso.

  9. Lais disse:

    Desde os meus 7 anos não vou a um dentista justamente pelo meu medo. Hoje com 22 anos tenho um grande trauma, só em pensar em pisar num consultório me dá calafrios, tudo por causa da dentista que me tratou quando era criança. Meus dentes não estão nada legais e quero muito tratar-los mas o medo e a vergonha não deixam.

    Queria muito saber se vocês têm algum consultório aqui no Espírito Santo?

    1. OrthoDontic disse:

      Olá Lais, tudo bem?
      Que bom saber que tem interesse em nossos serviços.
      A Orthodontic ainda não possui Unidade no Espirito Santo, mas a Rede possui várias Unidades no Brasil.
      Para encontrar a Orthodontic mais próxima a você, visite o nosso site http://www.orthodonticbrasil.com.br. Lá você encontra todos os endereços e telefones.

      Seja bem vinda!

  10. OrthoDontic disse:

    Olá Joseane, Bom dia!
    Temos duas Unidades em Sorocaba, segue abaixo os contatos:
    Sorocaba – Rua da Penha
    Rua da Penha, 426, Apartamento 12 – Bairro: Centro
    Tel: (15)3329-9500

    Sorocaba – Rua Eulália Silva
    Rua Eulália Silva, 53. Bairro: Jardim Faculdade
    Tel: (15)3329-7009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *