Franquias, um bom ou mau negócio?

13/05/2016

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam uma evolução constante no mercado das franquias. Em 2011 (quando os dados começaram a ser computados), o número de redes franqueadoras era de pouco mais de 2 mil, número que saltou para 3 mil no ano passado. O faturamento também teve um incremento significativo no período, passando de R$ 88,8 bilhões em 2011 para R$ 139,5 bilhões em 2015. Já são mais de 138 mil unidades abertas no país. Só no ano passado foram geradas mais de 90 mil vagas no mercado de trabalho. Ou seja, é um mercado em expansão.

A questão é, o que levar em conta na hora de escolher uma franquia para que o tiro não saia pela culatra? A experiência da marca no negócio é um dos diferenciais, em especial se ela possuir uma unidade própria. Isso mostra que a franqueadora sabe o que está oferecendo, pois vive na prática o modelo de negócio. Fugir de modismos e marcas muito novas é uma orientação caso o investidor não queira entrar em um negócio de risco maior. Afinal, um dos grandes benefícios de abrir uma franquia é agregar o conhecimento de mercado e gestão do franqueador, é justamente isso que reduz os riscos.

Por oferecer um modelo pronto, é importante que o franqueado esteja ciente de que há caminhos já traçados para seguir. Há redes abertas a sugestões, mas é fato que autonomia e criatividade são mais limitados quando se opta por investir em franquias. Se isso for um dificultador, talvez ter um próprio negócio seja mais viável (mesmo com riscos maiores).

Para quem prefere a segurança e a certeza de colocar o dinheiro e as expectativas em um negócio que já deu certo, o segmento do franchising é uma opção sólida e, como mostrado no início, de números positivos.

Há alguns exemplos interessantes no Brasil de marcas nacionais que, desde que abriram, seguem em constante crescimento. Há 15 anos no mercado, a Ortodontic Center é uma delas. Ela trilha um caminho de expansão pelo Brasil. De norte a sul, já são mais de 180 unidades abertas.

Procure sempre os dados da franquia desejada para ter o real conhecimento do negócio que você deseja embarcar! É como saber da previsão do tempo antes de ir para o mar: se há possibilidade de temporal, é melhor se prevenir. Já quando números e céu miram no azul, a segurança da navegação é certa.

Setor de Comunicação Ortodontic Center.

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