Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Royalties e taxa de Franquia: saiba mais sobre esses termos

Royalties e taxa de Franquia: saiba mais sobre esses termos

O sistema de Franquias é regido pela Lei 13.669, de 26 de dezembro de 2019. Franquia é um formato de negócio Franchising, que tem como intuito potencializar uma marca no mercado.

O propósito é expandi-la por meio da concessão de direitos às pessoas que pretendem investir em algum tipo de empreendimento.

Nessa tipologia de negócio é comum o Franqueado se comprometer em pagar taxa de Franquia ao Franqueador, e diversos ramos têm se desenvolvido, por meio do Franchising, entre eles, podemos citar a área alimentícia, odontológica, cosmética etc. 

Neste artigo, vamos ajudar a tirar dúvidas sobre royalties e taxas referentes à Franquia, e conhecer como está o aquecimento no ramo Odontológico. Acompanhe! 

O que são os Royalties de Franquia?

O termo royalties é derivado da palavra inglesa Royal, que tem como significado coisas que pertencem ao rei. Comparado à Franquia, os royalties eram os pagamentos que o rei recebia por conceder o uso de suas terras a alguém.

Os royalties são valores pagos pelo Franqueado ao Franqueador, por ter direito a fazer uso da sua marca e comercialização dos seus bens ou serviços. Normalmente, o valor é cobrado por determinado percentual do total bruto que o Franqueado fatura, ou, pode ser um valor fixo firmado por meio de um contrato.

Eles são usados ainda, em caso do uso de patentes pelo Franqueado. Nos casos em que o patenteado fizer liberação da sua patente, ele pode receber uma contribuição financeira conhecida também como royalties. 

O que são as taxas de Franquia?

Para abrir uma Franquia é necessário que o Franqueado faça um investimento inicial, que é o pagamento da taxa de Franquia. Esse valor refere-se ao direito de poder usar a marca da instituição que está sendo Franqueada.

O pagamento é realizado em parcela única e imediatamente no instante da assinatura do contrato. Em alguns casos, certas marcas fazem a cobrança de algum percentual ao realizar a renovação do contrato.

É muito comum que algumas empresas façam uso da taxa de Franquia como fundos para investir na construção da unidade, compra de equipamentos, capacitação de colaboradores e outros fatores indispensáveis para iniciar o negócio de forma bem estruturada.

Como esses valores são cobrados?

Não existe uma regra específica para cobrar os valores dos royalties, pois isso depende do tipo de Franquia. Normalmente, as Franquias prestadoras de serviço, por exemplo, as Clínicas Odontológicas, e as que não fornecem produtos às empresas, costumam cobrar do Franqueado entre 4% e 10% do valor bruto que faturam ao mês.

No entanto, quando o Franqueador é o próprio fabricante do produto, o cálculo dos royalties são feitos a partir das compras feitas a cada mês. O pagamento fica uma média de 20% a 40% de taxa. Já a taxa de propaganda é de, aproximadamente, 2% a 5% do valor bruto que cada Franquia recebe.

Quais os pontos da Lei de Franquia que tratam sobre a cobrança?

A Lei 13.669/19, exibe em seu artigo 2º, inciso VIII, as especificações referentes ao valor total do investimento, taxa inicial de filiação, valor estimado das instalações, equipamentos e estoque inicial.

Já o inciso IX, refere-se às taxas periódicas e outros valores a serem pagos, às bases de cálculo e o que elas remuneram ou para o que elas se destinam.

Qual a realidade atual das Franquias Odontológicas no Brasil? 

A área Odontológica está entre uma das áreas Franqueadas que se destacou em 2022 e permanece em alta. A OrthoDontic é eleita como uma das melhores Franquias do Brasil

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), no segundo semestre de 2021, o mercado Odontológico teve um faturamento de R$ 9.609 bilhões. Esse resultado se deu pela facilidade de montar uma Franquia Odontológica por Dentistas recém-formados.

Porém, é um mercado que não exige que o interessado tenha ensino superior na área de Odontologia nem seja especialista para montar o seu consultório. Isso significa que qualquer pessoa pode ter uma Franquia.

É um excelente negócio para quem deseja mudar de ramo de trabalho e prosperar a médio e longo prazo. Você precisa apenas de 7 meses para chegar ao ponto de equilíbrio.

A OrthoDontic, por exemplo, é a maior Rede de Franquias de Ortodontia, com mais de 300 Clínicas Franqueadas em diversos estados brasileiros, e atua no mercado há mais de 20 anos. Durante esse percurso, já foram mais de 7 milhões de Sorrisos conquistados e inúmeros Clientes satisfeitos.

Na OrthoDontic você faz tudo de maneira rápida e simples. Nela você pode fazer Avaliação e agendar seu Tratamento Ortodôntico pelo site, WhatsApp ou aplicativo, assim como, para colocar seu Aparelho Ortodôntico e poder Sorrir à vontade.   

Como a OrthoDontic Franchising atua no mercado?

A OrthoDontic Franchising é uma Rede de Franquias que ganhou credibilidade no mercado e ajudou muitas pessoas a voltarem a Sorrir para a vida, tanto no que se refere a conquistar a saúde bucal, como a oportunidade de adquirir um negócio rentável

Ela pode ajudar você a investir por meio do seu sistema Franchising, por ser uma instituição que tem: 

  • know-how há muitos anos;
  • Clínicas com ambiente organizado e confortável;
  • ações marketing de alto impacto;
  • tecnologias que potencializam os processos;
  • treinamentos e capacitações dos profissionais continuamente;
  • atendimento Odontológico acessível e de qualidade.

A OrthoDontic Franchising desenvolveu um sistema de Franquia com modelos de negócios que permitem adaptações à sua realidade. A experiência que ela tem nessa área possibilita que os negócios conquistem resultados imensuráveis, como é o exemplo das 300 que estão no mercado a todo “vapor”. 

Esse resultado pode acontecer em qualquer modelo de negócio que você implantar. Atualmente tem os modelos: Unidade Full e Unidade de Conversão, que permitem um faturamento médio mensal de  R$ 236 mil.

Como acabamos de perceber, a área Odontológica está entre os ramos de destaque neste ano (2022). A OrthoDontic, é uma Rede de Franquias experiente no mercado e que se coloca como exemplo de que ser um Franqueado nessa área, pode realizar sonhos e transformar a vida de muitas pessoas.

Vale afirmar que nunca é tarde para investir em uma nova perspectiva profissional. Então, que tal investir em uma Franquia Odontológica ainda este ano? Caso você deseje ter um negócio lucrativo faça isso agora mesmo! A OrthoDontic dá todo apoio necessário.

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Redes Sociais

Posts Relacionados

Como adquirir uma franquia OrthoDontic

Abrir uma franquia pode parecer um grande desafio, mas ao contar com o suporte e a expertise de uma marca consolidada como a da OrthoDontic, ...
Continue lendo →
Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →
Franquias

Franquia como oportunidade de mudança de carreira

Cada vez mais pessoas avaliam mudar de carreira, em busca de realização profissional e pessoal. Muitos são movidos pelo aspecto financeiro, pois se sentem estagnados ...
Continue lendo →
Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO