Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Aparelho Ortodôntico: quanto tempo leva para começar a aparecer os resultados?

Na imagem há uma prótese de arcada dentária com aparelho otodôntico nela, a foto está bem próxima da prótese, a sua frente há um espelho de dentista e ambos estão apoiados em cima de um calendário.

Quando uma pessoa inicia um Tratamento dentário, é inevitável sentir uma certa ansiedade para começar a ver os primeiros resultados.

Mas você sabe como ocorre o processo de alinhamento dos Dentes e em que período os primeiros resultados ficam mais perceptíveis?

Hoje, vamos ajudar você a entender melhor o que esperar do Tratamento dentário e do seu Sorriso durante este período. Continue acompanhando e aproveite todas as informações que preparamos sobre este assunto.

Quais fatores influenciam o progresso do Tratamento dentário?

O Aparelho é um instrumento utilizado pelos Dentistas para promover o alinhamento dos Dentes e a correção do seu posicionamento na boca. Para isso, é feita uma análise detalhada de toda a arcada dentária do Cliente e são instaladas as peças necessárias para promover essa movimentação dos Dentes.

Os Aparelhos exercem uma espécie de força, que desloca os dentes continuamente até que eles fiquem no local desejado. A cada mês, o Cliente tem uma nova consulta em que o posicionamento dos dentes é observado pelo Dentista, que realizará os ajustes necessários para continuar com a evolução do tratamento.

O Tratamento Ortodôntico não tem uma duração pré-determinada. Cada Cliente apresenta demandas específicas, que exigem uma estratégia personalizada de intervenção por meio do Tratamento até que o resultado final seja alcançado.

Por haver diferentes casos com graus de complexidade distintos, não conseguimos determinar um tempo exato para a duração deste processo. Porém, na maioria dos casos, estima-se que o Tratamento Ortodôntico costuma durar entre 18 e 24 meses.

Vários fatores influenciam o progresso do Tratamento dentário, como:

  • Variedade de aparelhos: a escolha do tipo de aparelho (fixo, móvel, estético) e sua técnica de aplicação podem influenciar a eficácia e a velocidade do tratamento.
  • Complexidade do caso: casos mais complexos exigem abordagens mais detalhadas e podem demandar mais tempo para alcançar resultados satisfatórios.
  • Métodos e técnicas: as diferentes abordagens ortodônticas apresentam variações na eficácia, conforto e tempo de tratamento.
  • Condições individuais: idade, saúde geral, resposta biológica e estilo de vida são fatores que influenciam a duração e eficácia do tratamento.
  • Adesão do paciente: seguir as orientações do ortodontista, comparecer às consultas e manter uma boa higiene bucal são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Qual é a fase em que mais se percebem os resultados?

O tratamento ortodôntico é composto por diversas fases, cada uma desempenhando um papel essencial no processo de alinhamento dos dentes. Duas delas se destacam por trazerem mudanças mais visíveis:

  • Alinhamento: tanto com o Aparelho fixo quanto móvel, essa fase visa centralizar os dentes para compor um sorriso reto. Inicia-se após o diagnóstico e a instalação do aparelho, sendo uma etapa adaptativa que demanda tempo para notar os movimentos dentários.
  • Nivelamento: em paralelo ao alinhamento, o nivelamento é uma etapa de correções específicas para melhorar a posição e espaçamento dos dentes, garantindo uma disposição uniforme na boca.

Durante o nivelamento, ajustes podem incluir extrações para um resultado otimizado ou correções de orientação dos dentes para uma direção mais uniforme.

Essas fases, especialmente o nivelamento, são percebidas como os períodos mais visíveis e motivadores do tratamento, proporcionando mudanças estéticas mais notáveis. 

Conclusão

Se a movimentação ocorrer conforme o planejado, significa que o Tratamento está sendo um sucesso. No entanto, se houver qualquer inconformidade, o Dentista pode fazer ajustes e corrigir o planejamento para entregar um bom Sorriso.

Consultar um Dentista e avaliar as condições atuais dos seus Dentes é o primeiro passo para entender quais serão as necessidades do seu Tratamento e também as alternativas de Aparelho. Então, antes de qualquer coisa, procure um profissional que faça seu diagnóstico.

Quer saber mais sobre como conquistar o Sorriso alinhado que sempre desejou? Então conheça a OrthoDontic!

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO