Quando uma pessoa inicia um Tratamento dentário, é inevitável sentir uma certa ansiedade para começar a ver os primeiros resultados.
Mas você sabe como ocorre o processo de alinhamento dos Dentes e em que período os primeiros resultados ficam mais perceptíveis?
Hoje, vamos ajudar você a entender melhor o que esperar do Tratamento dentário e do seu Sorriso durante este período. Continue acompanhando e aproveite todas as informações que preparamos sobre este assunto.
Quais fatores influenciam o progresso do Tratamento dentário?
O Aparelho é um instrumento utilizado pelos Dentistas para promover o alinhamento dos Dentes e a correção do seu posicionamento na boca. Para isso, é feita uma análise detalhada de toda a arcada dentária do Cliente e são instaladas as peças necessárias para promover essa movimentação dos Dentes.
Os Aparelhos exercem uma espécie de força, que desloca os dentes continuamente até que eles fiquem no local desejado. A cada mês, o Cliente tem uma nova consulta em que o posicionamento dos dentes é observado pelo Dentista, que realizará os ajustes necessários para continuar com a evolução do tratamento.
O Tratamento Ortodôntico não tem uma duração pré-determinada. Cada Cliente apresenta demandas específicas, que exigem uma estratégia personalizada de intervenção por meio do Tratamento até que o resultado final seja alcançado.
Por haver diferentes casos com graus de complexidade distintos, não conseguimos determinar um tempo exato para a duração deste processo. Porém, na maioria dos casos, estima-se que o Tratamento Ortodôntico costuma durar entre 18 e 24 meses.
Vários fatores influenciam o progresso do Tratamento dentário, como:
- Variedade de aparelhos: a escolha do tipo de aparelho (fixo, móvel, estético) e sua técnica de aplicação podem influenciar a eficácia e a velocidade do tratamento.
- Complexidade do caso: casos mais complexos exigem abordagens mais detalhadas e podem demandar mais tempo para alcançar resultados satisfatórios.
- Métodos e técnicas: as diferentes abordagens ortodônticas apresentam variações na eficácia, conforto e tempo de tratamento.
- Condições individuais: idade, saúde geral, resposta biológica e estilo de vida são fatores que influenciam a duração e eficácia do tratamento.
- Adesão do paciente: seguir as orientações do ortodontista, comparecer às consultas e manter uma boa higiene bucal são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Qual é a fase em que mais se percebem os resultados?
O tratamento ortodôntico é composto por diversas fases, cada uma desempenhando um papel essencial no processo de alinhamento dos dentes. Duas delas se destacam por trazerem mudanças mais visíveis:
- Alinhamento: tanto com o Aparelho fixo quanto móvel, essa fase visa centralizar os dentes para compor um sorriso reto. Inicia-se após o diagnóstico e a instalação do aparelho, sendo uma etapa adaptativa que demanda tempo para notar os movimentos dentários.
- Nivelamento: em paralelo ao alinhamento, o nivelamento é uma etapa de correções específicas para melhorar a posição e espaçamento dos dentes, garantindo uma disposição uniforme na boca.
Durante o nivelamento, ajustes podem incluir extrações para um resultado otimizado ou correções de orientação dos dentes para uma direção mais uniforme.
Essas fases, especialmente o nivelamento, são percebidas como os períodos mais visíveis e motivadores do tratamento, proporcionando mudanças estéticas mais notáveis.
Conclusão
Se a movimentação ocorrer conforme o planejado, significa que o Tratamento está sendo um sucesso. No entanto, se houver qualquer inconformidade, o Dentista pode fazer ajustes e corrigir o planejamento para entregar um bom Sorriso.
Consultar um Dentista e avaliar as condições atuais dos seus Dentes é o primeiro passo para entender quais serão as necessidades do seu Tratamento e também as alternativas de Aparelho. Então, antes de qualquer coisa, procure um profissional que faça seu diagnóstico.
Quer saber mais sobre como conquistar o Sorriso alinhado que sempre desejou? Então conheça a OrthoDontic!