Saber como cuidar dos dentes com aparelho ortodôntico é fundamental para preservar a saúde bucal e garantir a durabilidade da estrutura. Durante o tratamento, algumas mudanças de hábito são essenciais. Nesse sentido, é comum surgirem dúvidas, por exemplo, em relação à escovação ou à ingestão de determinados alimentos, já que alguns deles podem causar transtornos ao Cliente.
Pensando nisso, criamos este artigo que mostrará a você como cuidar dos dentes com aparelho da forma correta, garantindo um tratamento eficaz e um sorriso saudável. Continue por aqui e confira!
Como cuidar dos dentes com aparelho: evite consumir certos alimentos
Quando usamos aparelho ortodôntico, devemos prestar atenção, não apenas em quais alimentos estamos consumindo, mas também na maneira que os estamos consumindo. Assim, produtos como balas, chicletes e pirulitos devem ser evitados pelas pessoas que estão em tratamento.
Além disso, os Clientes que usam aparelho fixo devem prestar atenção ao comer frutas, carnes e determinados vegetais: eles precisam cortar esses alimentos em pedaços pequenos para facilitar a mastigação.
Outros alimentos também exigem cuidados durante o consumo, como aqueles que grudam nos dentes ou que podem quebrar os bráquetes (como pipocas, pé de moleque e outros de consistência dura).
Já para quem usa aparelho móvel, deve retirá-lo antes das refeições, colocando-o de volta apenas depois da escovação, uma vez que a cavidade bucal estará livre das sujeiras e dos resíduos de alimentos.
Como cuidar dos dentes com aparelho: atenção aos hábitos pessoais
Alguns hábitos podem ser nocivos para o tratamento com aparelho ortodôntico. Roer unhas, mastigar pontas de lápis e canetas, por exemplo, pode quebrar ou amassar as peças, independentemente do tipo de aparelho que o Cliente usa.
Outras ações também exigem atenção, como mexer no aparelho com o dedo, já que isso coloca o Cliente em contato com micro-organismos presentes tanto na boca quanto nas mãos.
Não deixe de realizar a manutenção periodicamente
A manutenção periódica é tão importante quanto os cuidados com higiene e alimentação. Todo o processo deve ser acompanhado por um profissional ortodontista mensalmente. Assim, o progresso pode ser avaliado mais precisamente, o que resultará em um tratamento mais rápido e eficaz.
A manutenção frequente também faz com que o especialista realize algum reparo necessário ou verifique se a escovação está sendo realizada de modo correto e, a partir daí, consiga oferecer ao Cliente as orientações ideais sobre como cuidar dos dentes com aparelho.
Atenção à escovação diária
Os cuidados com a escovação começam com a escolha de uma escova apropriada para usuários de aparelho ortodôntico. Desse modo, ela deve ter uma grande quantidade de cerdas, preferencialmente macias. Se possível, recomendamos o uso de escovas específicas para aparelho ortodôntico, pois a canaleta central dessas escovas permite alcançar melhor os dentes e facilita a limpeza dos bráquetes.
Os Clientes que utilizam os aparelhos fixos devem realizar a escovação fazendo movimentos leves, contínuos e em sentido horário. Essa ação garantirá a eliminação da placa bacteriana e os possíveis resíduos que costumam se instalar entre os dentes.
Os usuários do aparelho móvel, por sua vez, devem realizar a escovação do aparelho com escovas de cerdas mais duras. No entanto, para os dentes, a opção ideal é a escova de cerdas macias. Em ambos os casos, pode ser utilizado o mesmo creme dental, não havendo necessidade de se utilizar produtos específicos.
Em caso de dúvidas sobre como cuidar dos dentes com aparelho, o Cliente deve sempre consultar o ortodontista, que indicará as orientações ideais, levando em consideração suas necessidades e as especificações do aparelho.
Não esqueça o fio dental
O fio dental é um grande aliado no combate às placas bacterianas, principal causa da formação de tártaro. Portanto, deve ser incluído nos hábitos de higiene de todas as pessoas. No caso dos Clientes que usam aparelho, a dificuldade para manter este hábito é ainda maior. Por isso, é fundamental fazer uso de um “passa fio”, já que ele facilita a entrada do fio dental entre os dentes e bráquetes.
O fio dental pode também ser usado em conjunto com o bochecho de antisséptico, ajudando na finalização da higiene bucal, mantendo limpas as áreas da boca em que a escova e o fio não alcançam.
Guarde o aparelho móvel em local adequado
Os Clientes devem armazenar os aparelhos móveis em um estojo específico para preservá-los e evitar perdas. O consultório oferece esse estojo no momento da entrega do aparelho.
É muito importante manter o aparelho em local apropriado, uma vez que ele entra em contato direto com a boca do Cliente. Por isso, o Cliente precisa manter a caixinha sempre limpa e esterilizada com frequência. Além disso, deve levá-la sempre consigo, evitando embrulhar o aparelho em guardanapos, o que pode levar à perda do item.
Troque a escova com frequência
Escovas de dentes perdem a sua eficácia com o tempo. Ou seja, em um determinado momento elas não conseguem mais realizar a limpeza bucal efetivamente. Desse modo, a cada 3 meses é preciso realizar a troca da escova e, se o Cliente perceber que ela está danificada antes desse tempo, deve comprar uma nova.
É importante lembrar que o Cliente em tratamento deve optar pelos modelos de cerdas macias e de cabeças menores, uma vez que elas são capazes de facilitar o processo de escovação.
Saber como cuidar dos dentes com aparelho não só acelera os resultados, mas também evita intercorrências e preserva a saúde bucal por mais tempo. Alinhar os dentes por meio de aparelhos ortodônticos traz muitos benefícios na vida das pessoas. Assim, não apenas a autoestima e aparência ficam melhores, como também o tratamento afeta positivamente a mastigação, a saúde bucal e o hálito.
Entretanto, para que todo o processo dê resultados, o Cliente deve realizar uma série de mudanças de hábitos, que envolvem a aquisição de escovas apropriadas, visitas regulares ao Dentista, uso frequente do fio dental e, principalmente, escolher profissionais competentes e aptos a realizarem um excelente trabalho.
Para mais informações, consulte a ABO Nacional, referência em odontologia no Brasil.
Encontre uma OrthoDontic mais perto de você e comece já seu tratamento!