Profilaxia (limpeza dental): entenda sua importância

Especialista explica porque não devemos adiar o compromisso de fazer a Profilaxia

05/11/2018

Para deixar a saúde do seu Sorriso em dia, você deve saber que é muito importante manter uma boa higienização bucal, certo? Fazer a limpeza dos dentes e da língua periodicamente após as refeições, dar preferência para creme dental com flúor e fazer uso do fio dental e enxaguantes bucais, são essenciais! Mas ainda assim, além da limpeza que realizamos diariamente, existe a Profilaxia, também conhecida como limpeza dental ou limpeza dentária realizada por um Dentista.

Entenda no texto abaixo, a importância da profilaxia para a nossa saúde bucal e por que ela precisa ser realizada com frequência!

Como é feita a Profilaxia?

O nome é um pouco diferente, mas o procedimento é simples e tranquilo. A profilaxia trata-se de uma limpeza dentária feita em um consultório odontológico, e se difere da limpeza diária do paciente, pois é realizada por um profissional especializado com materiais e produtos específicos. Durante a limpeza, cada dente é higienizado individualmente, por meio da raspagem e com jatos de bicarbonato de sódio. E o melhor de tudo é que o procedimento normalmente é indolor.

Profilaxia de 6 em 6 meses. Por que?

Mesmo com uma escovação correta e o uso do fio dental diariamente, nossa boca pode acumular tártaro e placa bacteriana, é o que afirma o especialista Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic. “É muito importante, principalmente para quem está em um Tratamento Ortodôntico, que uma limpeza mais profunda seja feita a cada seis meses. O aparelho por dificultar a higiene do paciente faz com que tenha um aumento na retenção de placa. Por isso, a Profilaxia é a melhor forma de evitar esses problemas bucais”, explica.

Veja outros problemas bucais que podem ser evitados com a Profilaxia semestral:

Cáries

– Periodontite

– Gengivite

– Tratamentos mais graves, como Canal e extração de dentes

Como vimos, a realização da Profilaxia duas vezes por ano (a cada 6 meses) é essencial para a saúde bucal e vale ressaltar que a Profilaxia Dental não substitui os cuidados com a saúde bucal que se deve ter em casa diariamente. Então fique atento e faça a limpeza periódica dos seus dentes.

 

Fonte: Setor de Comunicação OrthoDontic

Agende Sua Avaliação

E comece seu tratamento agora mesmo.

AGENDAMENTO ONLINE

DEIXE SEU TELEFONEQUE LIGAMOS PRA VOCÊ.

NOTÍCIAS SOBRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *