Como manter um sorriso saudável e perfeito em 9 passos

07/07/2017

Você sabia que a língua e a gengiva também devem ser limpas com a escova?

Conhecido como o “cartão de visita” do rosto, o sorriso desempenha um papel fundamental em nosso dia a dia, pois é por meio dele que, muitas vezes, expressamos como nos sentimos e nos mostramos para o mundo. Assim, com tamanho protagonismo, o sorriso tem o poder de impactar a autoestima de forma positiva ou negativa. A má posição dos dentes, por exemplo, além da questão estética, pode proporcionar uma série de problemas de saúde. Você está “em dia” com seus dentes?

O dentista Edmilson Pelarigo, da Orthodontic, lista alguns dos cuidados fundamentais para manter a saúde bucal.

Não esqueça de escovar a gengiva!

A recomendação é que a escovação nos dentes ocorra, no mínimo, três vezes ao dia, após as refeições. Mas, você sabia que a língua e a gengiva também devem ser limpas com a escova? A higienização deve ser feita por completo, pois a placa bacteriana está presente não só na superfície dos dentes.

Vai dormir?

Não deixe a escovação para amanhã A escovação noturna é considerada a mais importante, pois durante o sono há a diminuição do fluxo de saliva, que ajuda na limpeza dos dentes. “Caso a pessoa não faça a higienização, há o acúmulo de alimentos, seguido pela fermentação feita pelas bactérias bucais, resultando na produção de ácido e, consequentemente, a desmineralização do esmalte dos dentes. Assim, a chance de sensibilidade, cáries e outros problemas, como canal, é muito maior.

É hora de trocar a escova!

Para manter os dentes sempre limpos, é necessário que a sua escova de dentes esteja funcionando perfeitamente. Por isso, o ideal é que ela seja trocada a cada três meses – ou ao primeiro sinal de esgarçamento das cerdas. ‘A troca é necessária, pois, além de garantir a efetividade da higienização, proporcionará uma saúde gengival adequada. Vale ressaltar ainda que a melhor opção são as escovas macias, pois as mais duras podem machucar a gengiva durante o processo e causar a sua retração’, comenta o dentista

Xô, preguiça!

Use sempre o fio dental! O fio dental é um aliado extremamente importante para um sorriso saudável. Enquanto a escova remove o que está na face dos dentes, o fio dental auxilia na remoção dos resíduos que estão entre eles. ‘Escovar os dentes sem utilizar o fio dental ocasiona, a longo prazo, o acúmulo de placa bacteriana, seguida pela inflamação da gengiva, dando origem a sangramentos locais. A recomendação é que a higienização seja feita com fio dental, escova e enxaguante bucal’

Tchau, ansiedade

Você tem o hábito de retirar tampas com a boca, roer as unhas ou objetos, como canetas e lápis? Pois saiba que esse é um vício que deve ser deixado de lado, pois pode impactar no formato de seus dentes. ‘Essas ações causam desgaste na superfície dos dentes, prejudicando a sua estrutura e deixando-os quebradiços. A longo prazo, pode-se observar até problemas de mastigação’, comenta o especialista. Ainda, de acordo com ele, hábitos como esses também podem indicar problemas de ansiedade e devem ser investigados por profissionais especializados.

Dentes tortos?

O problema vai além da estética Dentes alinhados são uma das chaves para conquistar um sorriso bonito. Mas, além da estética, eles representam uma questão de saúde, pois dentes tortos ou a má oclusão, como é conhecida a ‘mordida errada’, podem causar dores de cabeça e problemas na mastigação.’O tratamento ortodôntico é indicado para corrigir tais fatores e hoje os preços estão acessíveis à população. Muitas pessoas sofrem com dores e não sabem que elas estão relacionadas à má oclusão, chegando a procurar diversas especialidades médicas. Corrigindo os problemas, além da saúde bucal, o paciente ganhará na sua saúde como um todo, conquistando, ainda, um sorriso bonito.

Alimentos que mancham os dentes Você está com os dentes manchados e não sabe como isso aconteceu?

Uma das explicações pode estar na alimentação: variados produtos, como café, chocolate, molhos e refrigerantes, possuem pigmentação intensa e seu consumo em excesso pode manchar a dentição.’Além disso, bebidas gaseificadas possuem ácidos em sua composição, podendo causar a corrosão do esmalte dos dentes, dando sensibilidade a eles e deixando-os mais suscetíveis para a ocorrência de cáries’. Por isso, o especialista recomenda a escovação logo após a ingestão desses alimentos.

Sensibilidade pode não ser normal

Algumas pessoas apresentam uma maior sensibilidade nos dentes quanto ao consumo de alimentos gelados, doces ou ácidos. E esse também pode ser um sinal de que alguma coisa não vai bem! ‘A investigação do problema deve ser feita por um dentista, pois pode significar o aparecimento de uma cárie, canal ou até mesmo a retração de gengiva. Nesse último caso, a raiz do dente fica um pouco exposta, causando a sensibilidade quando um alimento com essas características entra em contato’, explica o especialista.

A prevenção é o melhor caminho

Por fim, o dentista destaca que o ideal é fazer uma visita ao consultório odontológico no mínimo a cada seis meses. ‘Essa é a recomendação, pois o trabalho preventivo, com análise bucal, diagnóstico precoce caso haja problemas e início rápido de tratamento, contribui para a saúde do paciente como um todo, que irá viver com mais qualidade de vida’, finaliza o Dr. Pelarigo.

Fonte: Revista Viva! Mais

Agende Sua Avaliação

E comece seu tratamento agora mesmo.

AGENDAMENTO ONLINE

DEIXE SEU TELEFONEQUE LIGAMOS PRA VOCÊ.

NOTÍCIAS SOBRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *