Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Mordida Cruzada

Você já deve ter ouvido falar sobre mordida cruzada, tem ou conhece alguém que tenha, porque é algo bastante comum. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que esse é um problema que pode dar início a outros, se não tiver o tratamento e a atenção necessária!

Entre as causas desse quadro, estão os fatores genéticos ou hábitos adquiridos na infância, e quanto antes for tratado, maiores são as chances de um tratamento mais curto.

ENTENDA A MORDIDA CRUZADA

A mordida cruzada é uma má oclusão, onde há o posicionamento invertido dos dentes, segundo os especialistas. Entender isso é bem simples. É quando os dentes superiores ficam numa posição mais para dentro em relação aos inferiores.

COMO A MORDIDA CRUZADA PODE PREJUDICAR A SAÚDE BUCAL?

A mordida cruzada pode causar diversos problemas. Se não for cuidado e o problema durar muito tempo, pode resultar em um desgaste irregular e excessivo da superfície dental. Se o tratamento for feito em uma pessoa que está em fase de crescimento, a correção é possível na maioria dos casos. Já em pessoas mais velhas, onde normalmente os casos já são mais avançados, poderá ser necessária a cirurgia.

MORDIDAS CRUZADAS SÃO CORRIGIDAS COM TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS

O tratamento ortodôntico é a forma mais utilizada para correções das mordidas cruzadas. Dependendo do caso, podem ser utilizados aparelhos fixos ou móveis para a correção da mordida. Em quadros mais avançados, quando o diagnóstico demora a ser feito e o tratamento demora a ser iniciado, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica ao mesmo tempo em que o tratamento com aparelho é feito.

Para se proteger, o mais importante é desde cedo tornar as visitas ao dentista um hábito. Você pode observar no espelho se a sua mordida está desencaixada, com os dentes superiores atrás dos inferiores. Mas também existem casos em que o problema não poderá ser constatado sem o auxílio de um profissional. As visitas ao dentista devem começar desde cedo, pois assim, se houver necessidade ele pode encaminhar o caso para a avaliação de um Ortodontista. Com esse acompanhamento, qualquer problema será diagnosticado rapidamente, facilitando o tratamento.

 

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO