Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Submit Tirar Dúvidas

Inteligência Emocional: Como cuidar da Saúde Mental em tempos difíceis

Inteligência Emocional Como cuidar da Saúde Mental em tempos difíceis

Além de lavar bem as mãos e passar álcool gel, este novo cenário pede cuidados também com a nossa saúde mental.

Consumir informações em excesso sobre Coronavírus pode levar ao medo e à ansiedade. Informações que chegam de vários lugares, informações verídicas misturadas com fake news, instabilidade econômica, isolamento social, privação momentânea de ver familiares e todas as restrições que o mundo está passando podem afetar, e afetam muito, a saúde mental.

Alternativas como praticar atividades físicas (em casa), colocar a leitura em dia, fazer um curso online e limitar-se a ler apenas uma vez ao dia informações sobre o mundo em fontes confiáveis, ajudam a manter a estabilidade emocional.

Inteligência Emocional

Daniel Goleman, psicólogo e autor de diversos livros sobre inteligência emocional, compartilha em seus livros, como desenvolver habilidades de inteligência emocional que contribuem nas relações pessoais, familiares e nos negócios.

Líderes com inteligência emocional desenvolvida tomam decisões precisas e de forma mais rápida.

Identificar as emoções e saber lidar com elas, desenvolvendo um relacionamento saudável consigo e todos em volta é a principal habilidade da inteligência emocional.

De acordo com Daniel Goleman, são 5 habilidades para desenvolver.

  • Autoconsciência – Descobrindo suas emoções: Ter conhecimento sobre suas emoções e, principalmente, suas fraquezas. Conhecer suas fragilidades e pontos vulneráveis.
  • Controle Emocional – Lidando com seus sentimentos: Buscar uma postura de equilíbrio e acalmar as ondas de emoções.
  • Automotivação – Usando a emoção para cumprir metas: Ser capaz de entrar em fluxo, sentimento que você tem que está totalmente envolvido em uma tarefa que ama.
  • Empatia – Habilidade humana essencial: Quanto maior seu autoconhecimento, mais hábil você será para entender os sentimentos das outras pessoas.
  • Habilidade nos relacionamentos – Lindando com outras pessoas: Quanto maior sua capacidade de sentir as emoções dos outros e controlar os sinais que você envia, melhor controlará o efeito que tem sobre os outros.

A inteligência emocional também requer a redução do estresse e uma conexão consigo mesmo e com os outros. Demanda atenção nas emoções e atos, o que pode ser desenvolvido a médio prazo.

Uma vez que você controla o estresse, fica também mais bem preparado para lidar com situações e neutralizar problemas antes que aumentem.

Redes Sociais

Posts Relacionados

Como adquirir uma franquia OrthoDontic

Abrir uma franquia pode parecer um grande desafio, mas ao contar com o suporte e a expertise de uma marca consolidada como a da OrthoDontic, ...
Continue lendo →
Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →
Franquias

Franquia como oportunidade de mudança de carreira

Cada vez mais pessoas avaliam mudar de carreira, em busca de realização profissional e pessoal. Muitos são movidos pelo aspecto financeiro, pois se sentem estagnados ...
Continue lendo →
Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO