Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Franquias, um bom ou mau negócio?

Franquias, um bom ou mau negócio?

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam uma evolução constante no mercado das franquias. Em 2011 (quando os dados começaram a ser computados), o número de redes franqueadoras era de pouco mais de 2 mil, número que saltou para 3 mil no ano passado. Em números, Franquias são um bom negócio.

O faturamento também teve um incremento significativo no período, passando de R$ 88,8 bilhões em 2011 para R$ 139,5 bilhões em 2015. Já são mais de 138 mil unidades abertas no país. Só no ano passado foram geradas mais de 90 mil vagas no mercado de trabalho. Ou seja, é um mercado em expansão.

Preste atenção

A questão é, o que levar em conta na hora de escolher uma franquia para que o tiro não saia pela culatra? A experiência da marca no negócio é um dos diferenciais, em especial se ela possuir uma unidade própria. Isso mostra que a franqueadora sabe o que está oferecendo, pois vive na prática o modelo de negócio.

Fugir de modismos e marcas muito novas é uma orientação caso o investidor não queira entrar em um negócio de risco maior. Afinal, um dos grandes benefícios de abrir uma franquia é agregar o conhecimento de mercado e gestão do franqueador, é justamente isso que reduz os riscos.

Por oferecer um modelo pronto, é importante que o franqueado esteja ciente de que há caminhos já traçados para seguir.

Há redes abertas a sugestões, mas é fato que autonomia e criatividade são mais limitados quando se opta por investir em franquias. Se isso for um dificultador, talvez ter um próprio negócio seja mais viável (mesmo com riscos maiores).

E quem prefere segurança?

Para quem prefere a segurança e a certeza de colocar o dinheiro e as expectativas em um negócio que já deu certo, o segmento do franchising é uma opção sólida e, como mostrado no início, de números positivos.

Há alguns exemplos interessantes no Brasil de marcas nacionais que, desde que abriram, seguem em constante crescimento. Há 15 anos no mercado, a Ortodontic Center é uma delas. Ela trilha um caminho de expansão pelo Brasil. De norte a sul, já são mais de 180 unidades abertas.

Procure sempre os dados da franquia desejada para ter o real conhecimento do negócio que você deseja embarcar! É como saber da previsão do tempo antes de ir para o mar: se há possibilidade de temporal, é melhor se prevenir. Já quando números e céu miram no azul, a segurança da navegação é certa.

Isso tudo mostra que Franquias são um bom negócio.

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Redes Sociais

Posts Relacionados

Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →
Franquias

Franquia como oportunidade de mudança de carreira

Cada vez mais pessoas avaliam mudar de carreira, em busca de realização profissional e pessoal. Muitos são movidos pelo aspecto financeiro, pois se sentem estagnados ...
Continue lendo →
na imagem, dois jovens adultos, uma mulher e um homem, ambos vestidos com camisa branca. Eles estão em frente {a uma lousa transparente, e estão rascunhando na lousa, como se estivessem realizando um plano de negócios.
Franquias

A importância do plano de negócios na franquia

Garantir que uma empresa mantenha-se nos trilhos de maneira sustentável e lucrativa a longo prazo não é uma tarefa fácil. É preciso ir além da ...
Continue lendo →
Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO