Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como funciona o Conselho de Franqueados?

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Excelente ambiente para discutir ideias sobre o negócio e promover o engajamento dos Investidores, o Conselho de Franqueados é uma realidade em boa parte das grandes Franquias consolidadas.

O Conselho  é  um órgão oficial com direito a estatuto que registra as regras, membros, objetivos, atribuições e frequência das reuniões, além de destacar se ele é apenas consultivo ou deliberativo.

Para quem está pesquisando sobre Franquias é importante saber se a Rede tem um conselho e como ele funciona. Saiba como avaliar a efetividade de um Conselho de Franqueados.

Representatividade e variedade

Para grandes Redes, o ideal é que os conselheiros sejam pessoas de diferentes regiões do país para trazer os anseios e realidade de cada uma delas para serem debatidos em grupo. Representatividade é fundamental em discussões que podem definir os rumos da atuação da marca.

Organização de pauta

As reuniões são o momento de rica troca de experiências, de falar sobre dificuldades, de sugerir melhorias, de pensar no médio e longo prazo da Rede. Para garantir o aproveitamento total da ocasião, é interessante que o conselho sempre estabeleça previamente as pautas para as reuniões, otimizando tempo e aumentando o engajamento nos encontros.

Rotatividade

A rotatividade é fundamental para a efetividade dos Conselhos. A orientação é que eles sejam eleitos e renovados em um período pré-estabelecido de tempo (informação que consta no estatuto).

A renovação não precisa ser de 100% dos membros, afinal, unir a experiência de quem já faz parte do Conselho com as ideias dos novos conselheiros é enriquecedor e faz com que a inovação esteja presente nas decisões, mas sem descartar o histórico de deliberação.

Abertura e Transparência

O Conselho de Franqueados não é previsto na lei de Franquias (Lei 8955/94), mas é um órgão que deve ser implementado pela Franqueadora. A grande maioria dos conselhos é de caráter consultivo, cabendo à Franqueadora a tomada de decisões sobre a Rede.

Empresas que contam com Conselho de Franqueados mostram que estão abertas ao diálogo, às mudanças e que ouvem seus pares.

Não deixe de considerar perguntas sobre o funcionamento do Conselho de Franqueados de uma Rede quando estiver pesquisando por Franquias.

Você pode, inclusive, procurar um Franqueado Conselheiro para esclarecer suas dúvidas. Este tipo de informação também pode ser fornecida durante um Test Drive, caso a Franqueadora ofereça.

Franquias odontológicas: conversão de consultório vale a pena?

Redes Sociais

Posts Relacionados

Franquias

A Importância do treinamento e desenvolvimento para o sucesso de uma franquia

No Franchising, um treinamento eficiente faz a diferença para o negócio conquistar os resultados esperados. É nesse momento que a Rede transmite ao empreendedor o ...
Continue lendo →
Franquias

Franquia como oportunidade de mudança de carreira

Cada vez mais pessoas avaliam mudar de carreira, em busca de realização profissional e pessoal. Muitos são movidos pelo aspecto financeiro, pois se sentem estagnados ...
Continue lendo →
na imagem, dois jovens adultos, uma mulher e um homem, ambos vestidos com camisa branca. Eles estão em frente {a uma lousa transparente, e estão rascunhando na lousa, como se estivessem realizando um plano de negócios.
Franquias

A importância do plano de negócios na franquia

Garantir que uma empresa mantenha-se nos trilhos de maneira sustentável e lucrativa a longo prazo não é uma tarefa fácil. É preciso ir além da ...
Continue lendo →
Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO