Muitas pessoas possuem o desejo de ter um Sorriso perfeito. Isso abrange tanto a questão estética, quanto a melhoria das funcionalidades dos Dentes, como por exemplo a mastigação e a fala. O ato de Sorrir demonstra afeto e alegria, mas Dentes alinhados e saudáveis também trazem melhorias na qualidade de vida.
Sendo assim, quem está passando pelo processo de corrigir o alinhamento dos Dentes pode se deparar com a possibilidade de utilizar Alinhadores Invisíveis. Mas será que eles funcionam tão bem quanto os Aparelhos Tradicionais fixos? Quais são as principais diferenças entre eles? Será que posso utilizar qualquer modelo?
Falaremos de todas essas dúvidas ao longo deste texto. Assim, você e seu Dentista conseguirão definir qual método se adequa mais ao seu perfil e necessidades. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
O que é um Alinhador Invisível?
O Alinhador Invisível é uma alternativa de Tratamento Ortodôntico, assim como os tradicionais Aparelhos fixos metálicos. Como o nome indica, os Alinhadores são feitos de materiais transparentes e ficam praticamente imperceptíveis nos Dentes, trazendo um aspecto mais natural ao Sorriso. Ao mesmo tempo, sua eficácia no Tratamento costuma ser igual a dos modelos tradicionais, dependendo do caso e da necessidade do Cliente.
Quais as vantagens dos Alinhadores Invisíveis?
Em um primeiro momento, pode parecer que os Alinhadores Invisíveis só beneficiam a parte estética do Sorriso. Porém, existem outras vantagens que devem ser consideradas na hora de aderir a esse método. Confira a seguir as principais:
- discrição: por serem praticamente invisíveis, são uma ótima opção para quem deseja um Tratamento discreto;
- mais conforto: suas placas removíveis geram pouco desconforto e nenhum machucado na boca;
- facilidade de higienização: a capacidade de remoção dos Alinhadores permite uma higiene facilitada.
O que é um Aparelho Tradicional?
Os Aparelhos Tradicionais são o método mais popular de Tratamento Ortodôntico. São compostos por peças fixas aos Dentes, conectadas a borrachinhas que se ligam através de um fio metálico, que realiza a movimentação até alcançar a posição necessária.
Por serem mais rígidos, geralmente são indicados para Tratamentos mais intensivos, que precisam de mais esforço inicial.
Quais as vantagens dos Aparelhos Tradicionais?
Os anos de prática com esse modelo permitiu que os Dentistas pudessem observar vantagens significativas na adoção do Aparelho Tradicional. Veja abaixo as principais:
- Estrutura mais rígida e estável: geralmente são indicados para casos em que haja necessidade de uma intervenção mais intensiva nos Dentes;
- múltiplas funções: os Tratamentos com esse modelo podem ser indicados para quem tem problemas mais complexos com mordida ou questões relacionadas ao maxilar e arcada dentária.
Quais as diferenças entre eles?
Como você viu, o Aparelho Tradicional e o Alinhador Invisível são duas opções de Tratamento Ortodôntico que têm o mesmo objetivo: corrigir problemas de alinhamento dos Dentes. No entanto, eles diferem em vários aspectos, incluindo a forma como são usados, a estética e o conforto.
Sendo assim, é importante destacar que a escolha entre um Aparelho Tradicional e um Alinhador Invisível depende das necessidades do paciente e das recomendações do Ortodontista. Alguns casos mais complexos podem exigir o uso de Aparelhos fixos para alcançar os melhores resultados, enquanto casos mais simples podem ser tratados com sucesso com Alinhadores Invisíveis.
A estética, o custo, o conforto e a manutenção são fatores que devem ser considerados ao tomar essa decisão. Portanto, é aconselhável consultar um Ortodontista para avaliar qual opção é a mais adequada ao seu caso específico.
Para quem eles são indicados?
A decisão sobre qual tipo de Aparelho é mais adequado depende da gravidade do problema, das preferências do paciente e das recomendações do Ortodontista. Dito isso, veja nossas indicações.
Aparelho Tradicional
- Casos complexos de má oclusão: os Aparelhos Tradicionais fixos são frequentemente indicados para casos mais complexos de má oclusão dentária, nos quais é necessária uma movimentação significativa dos Dentes ou correções mais detalhadas;
- crianças e adolescentes: os Aparelhos Tradicionais são comuns em crianças e adolescentes, pois os Dentes ainda estão em crescimento, o que facilita a correção de problemas ortodônticos;
- problemas graves de alinhamento: são eficazes para corrigir problemas graves de alinhamento, como Dentes muito apinhados, diastemas (espaços entre os Dentes), sobre-mordida ou submordida acentuada;
- casos de mordida cruzada: também são usados para tratar mordida cruzada, em que os Dentes superiores não se encaixam corretamente com os Dentes inferiores.
Alinhador Invisível
- casos leves a moderados: os Alinhadores Invisíveis geralmente são recomendados para casos leves a moderados de má oclusão dentária, nos quais a movimentação dos Dentes é menos complexa;
- pacientes adultos: são populares entre adultos que desejam corrigir problemas ortodônticos sem a visibilidade dos Aparelhos Tradicionais;
- quando a estética é muito importante: pessoas que valorizam a estética e desejam um Tratamento discreto muitas vezes preferem os Alinhadores invisíveis, pois são quase imperceptíveis quando usados.
Agora que você já conhece as principais diferenças entre os dois modelos, pode tomar uma decisão mais bem informado. Contudo, é importante lembrar que apenas um Ortodontista pode determinar qual o tipo de Aparelho é mais adequado para um paciente específico. Uma Avaliação completa da condição bucal, da gravidade da má oclusão e das preferências pessoais ajudará a guiar essa decisão.
Gostou do conteúdo? Na OrthoDontic é possível realizar esses Tratamentos com qualidade e segurança, agende uma Avaliação agora mesmo!