15 mitos e verdades sobre o aparelho dental

12/01/2017

Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de que terá que usar aparelho ortodôntico, várias questões vêm à cabeça. Será que vai doer muito? Como vou ficar? Por quanto tempo terei que usá-lo? Vou ter que mudar meus hábitos alimentares?

Aparelho ortodôntico funciona mais na dentição permanente
Mito. Não existe a questão de funcionar melhor ou pior na dentição permanente ou decídua (“leite”). O tratamento ortodôntico quando bem indicado e na fase correta terá sucesso e podemos separá-los em preventivo e corretivo. O preventivo é indicado na dentição decídua ou mista, quando diagnosticamos precocemente um problema e conseguimos tratá-lo de uma maneira não tão radical. O corretivo já está vinculado à dentição permanente.

Você terá melhores resultados se usar o aparelho na infância
Verdade. Se for a questão do tratamento preventivo. Um bom exemplo em que esse tratamento funciona melhor é em problemas de muita falta de espaço, mordida cruzada ou aberta.

Aparelhos precisam de cuidados especiais
Verdade. É preciso ter mais atenção na hora da escovação. É normal que ela se torne mais demorada e detalhada para evitar acúmulo de comida, afinal, com o aparelho é mais fácil ficar resíduos nos cantos dos dentes ou entre eles. E também é preciso atenção com o que se come e como se come.

Quem usa aparelhos ortodônticos não pode comer alimentos como amendoim, pipoca, manga
Mito. É permitido comer de tudo contanto que se saiba comer. É tudo uma questão de jeitinho, porque se for de qualquer jeito você pode quebrar alguma peça do aparelho.

Usar aparelhos ortodônticos é sempre muito doloroso e demora demais para se conseguir resultados
Mito. É comum sentir um pouco de dor no início por não estar acostumado com o tratamento, pois de fato é aplicada uma força que será responsável pela movimentação dos dentes. Mas hoje se sabe que não adianta forçar demais, pois força em excesso faz mal para o organismo, uma vez que ele precisa de um tempo de reparação a cada movimento. E o tempo médio de tratamento costuma ser dois anos, o que não é considerado um período muito longo.

Aparelho estético é menos eficiente.
Mito. É tão eficiente quanto o comum.

Depois de um tempo sem o aparelho é possível os dentes voltarem a ficar tortos.
Verdade. A oclusão (relação de mordida entre a arcada dentária superior e inferior) não é estática, ela está sempre em movimento. Por isso a importância do aparelho contenção. Se a pessoa usou aparelho ortodôntico por dois anos, ela precisará ficar mais dois anos com a contenção para que o osso e os ligamentos periodontais entendam e memorizem qual é o lugar deles agora.

Quanto mais apertado o aparelho, mais eficiente
Mito. Força demais não tem nada a ver com o tratamento. Já falamos que ela em excesso pode até prejudicar a arcada dentária e os dentes.

Quem usa aparelho ortodôntico apresenta dificuldade para falar
Verdade, no começo. Existem pessoas que estranham muito os aparelhos no início por conta da nova posição dos lábios e sentem uma dificuldade para falar, mas, depois de um tempo, todo mundo acostuma.

A manutenção do aparelho só pode ser feita no consultório
Verdade. Só o ortodontista sabe como deve ser feita a manutenção do aparelho.

Quem usa aparelhos tem mais propensão a atrair raios
Mito. Não há registros de acidentes com raios causados pela utilização de aparelhos.

Aparelhos ortodônticos são todos iguais e servem para a mesma coisa
Mito. Eles variam no tamanho, angulação e profundidade do slot (área que aloja o fio ortodôntico). Podem ser metálicos ou estéticos.

A cola que segura os braquetes mancha os dentes
Mito. As “colas”, que na realidade chamam resinas, são especiais para tratamentos ortodônticos. O que mancha os dentes é a falta de escovação.

Fonte: Terra

Agende Sua Avaliação

E comece seu tratamento agora mesmo.

AGENDAMENTO ONLINE

DEIXE SEU TELEFONEQUE LIGAMOS PRA VOCÊ.

NOTÍCIAS SOBRE

12 comentários em "15 mitos e verdades sobre o aparelho dental"

  1. Marcelo disse:

    O queixo pode mudar com o uso do aparelho? Por que depois que eu passei a usà-lo o meu mudou de formato.

    1. OrthoDontic disse:

      Olá Marcelo!
      Agradecemos seu contato.
      Retire essa dúvida diretamente com o dentista da sua Unidade.
      Para encontrar o telefone da Unidade da sua Cidade, acesse:
      http://www.orthodonticbrasil.com.br

  2. Gabi disse:

    Muda o formato do rosto usar aparelho?

    1. OrthoDontic disse:

      Olá, Daniele!
      O Tratamento Ortodôntico não muda o formato do rosto. O que acontece são algumas alterações com relação ao posicionamento dos lábios, dando mais harmonia ao sorriso e consequentemente à face, tudo isso muda a percepção com relação ao rosto. Os formatos, triangular, retangular, oval e redondo, não são alterados pelo Tratamento Ortodôntico.
      Dra. Thatiani Bandeira dos Santos.
      CRO 16504/PR

  3. Fabiana disse:

    Olá gostaria de saber se vale a pena usar aparelho faltando 4 dentes superiores 2 de cada lado e depois do tratamento usar prótese?

    1. OrthoDontic disse:

      Olá, Fabiana! Tudo bem? Ficamos contentes com seu contato.
      Encontre a Unidade mais próxima de você, acessando: http://www.orthodonticbrasil.com.br/clinicas-odontologicas/
      Nossa equipe de profissionais está preparada para te atender!
      Estamos te esperando! 🙂

  4. Juliana disse:

    Olá, doutor. Eu usei aparelho por quase dois anos, mas nao fui nada correta com o uso da contenção. Nem sei quanto tempo faz que eu não uso. A encontrei, mas ela ficou bastante apertada e incômoda. Não estou em condições de ir ao dentista agora. Posso voltar a usá-la? Será que ela pode vir a folgar com os dias e manter meus dentes como estão, mesmo que não seja mais o resultado do fim do tratamento?

  5. gabi disse:

    olá, vou iniciar o tratamento no mes que vem, é estou com medo, pois meus dentes sao afastados e grandes, corro o trisco de ficar com a boca muito grande ou aberta?

  6. Naara disse:

    Vou fazer 8 meses que tou usando aparelho é vi a diferença no meu dentes que eles se afadtou um do outro tem janelinha aberta horrível. Perguntei a minha doltora ela disse que é normal gostaria de saber se é normal ? Meus dentes nunca foram seraparados é afastados um do outro.!!!

  7. Jorge disse:

    Olá com quanto tempo usando aparelho os dentes começam a se movimentar?

  8. ILZA Ângela da silva disse:

    Uai deixar comentários pra que,tudo estou vendo vcs mandarem pedir opinião para os profissionais sendo assim não resolve nada perguntar a vcs.
    Desculpe mas sou franca demais.
    Deveriam esclareçér nossas duvidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.