5 dicas para cuidar da sua Escova de Dente

Saiba como cuidar e manter esse item tão essencial bem longe de germes e bactérias

26/03/2019

Você sabia que a escova de dente também precisa ser higienizada? Isso mesmo! Não é por que a escova tem contato direto com água corrente e o creme dental que ela esteja imune de contaminações. Por isso, preparamos um passo a passo de como cuidar da sua escova de dente e evitar que germes e bactérias sejam levados para a boca. Confira:

1- Troque a escova regularmente

O tempo médio de uso de uma escova de dente é de três meses. Após esse período, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas.

2 – Lave e enxague a escova antes do uso

Lave a sua escova de dente antes de utilizá-la para remover germes e sujeiras e também após a escovação para remover os restos de alimentos. Após o uso, seque completamente a escova com uma leve e pequena batida.

3 – Jamais deixe sua escova em contato com outras

Nunca guarde sua escova perto de outras, pois bactérias podem ser trocadas de uma para outra com o toque entre as cerdas.

4 – Mantenha distância do vaso sanitário

Não se deve deixar a escova em cima da pia do banheiro sem proteger as cerdas, afinal, ali é o lugar mais contaminado da casa. Guarde as escovas fora do banheiro. Se isso não for possível, é preciso conservar a escova em um armário fechado, de preferência distante do vaso sanitário, sempre na posição vertical e com um protetor de cerdas que tenha furos de ventilação.

5 – Não use porta-escova de dente ou capinhas protetoras de cerdas

O correto é lavar a escova em água corrente e deixá-la secar em posição vertical longe do vaso sanitário. Usar porta-escova de dente ou capinhas protetoras de cerdas aumenta a probabilidade de bactérias se desenvolverem em um ambiente com calor e umidade.