Vai investir em franquias? Veja o que fazer!

13/05/2016

Um dos segmentos que tem se mostrado mais forte para se investir são as franquias. Com modelos já testados, know how e estrutura pronta, elas oferecem mais segurança para empreendedores dos mais diferentes setores (e nem é preciso escolher algo da sua área! Basta querer ter um negócio!).

Para se ter ideia, dados do Sebrae indicam que a taxa de mortalidade de franquias é de 3,7%, índice bem baixo quando comparado aos negócios independentes, onde o índice de fechamento das portas chega a 24%. Um dos maiores problemas enfrentados por quem abre uma franquia e não dá certo está na escolha do ponto comercial! Ele pode ser um sucesso ou ser fatal caso não seja pensado em detalhes. Outra falha é não projetar capital de giro ou não saber gerenciá-lo de forma correta. Gestão é tudo nos negócios.

Algumas empresas do segmento do franchising sabem desses possíveis erros e já se antecipam a eles, elevando as chances de sucesso de seus franqueados. A Ortodontic Center, por exemplo, entrega a unidade já pronta para o fraqueado e também um sistema de gestão desenvolvido especificamente para o negócio.  O estudo do local onde a clínica odontológica vai funcionar (área em que a Ortodontic Center atua), é feito pela própria franqueadora. É o que eles chamam de modelo “chave na mão”, o franqueado recebe tudo pronto de acordo com o padrão já estudado e testado anteriormente.

A capacitação para a gestão correta dos negócios é outro diferencial desta franquia. Quem opta por abrir uma unidade, recebe todo o treinamento que se segue mesmo após o início das atividades. Não é preciso conhecer nada de odontologia para ser um franqueado, tudo o que é preciso para fazer o “negócio andar” é ofertado pela franqueadora.

Esse é um exemplo apenas para ilustrar a importância de escolher bem um segmento de franquia. Pesquisa de mercado e também na Associação Brasileira de Franchising são tarefas importantes que devem ser executadas antes de optar por uma rede. Segurança e expertise são muito importantes nos negócios, nada melhor que começar algo com essas duas certezas!

Setor de Comunicação Ortodontic Center.

Notícias sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *