Taxa Selic baixa, Franquias em alta

O setor de Franquias é promissor e apresenta perspectivas otimistas para a retomada pós-crise

13/11/2020

No início de agosto de 2020, o Comitê de Política Monetária (COPOM) anunciou mais um corte na taxa Selic, o que levou o índice a registrar sua mínima histórica no país – 2,00% ao ano.

Mesmo antes da pandemia, os sucessivos cortes já preocupavam os investidores de renda fixa, que passaram a buscar alternativas seguras para manter seus rendimentos. Neste cenário, muitos tem considerado a aquisição de uma Franquia como meio de assegurar a rentabilidade.

Segundo a última pesquisa mensal da ABF sobre os impactos da COVID-19 no Franchising, entre abril e julho desde ano o setor de Franquias diminuiu sua queda em faturamento em 41%, movimentando R$ 171,4 milhões no período. A rápida recuperação do mercado durante a pandemia demonstra um excelente atributo para quem busca segurança em um investimento: estabilidade.

Taxa Selic baixa – Previsibilidade x Rentabilidade

A renda fixa costuma ser uma opção para quem não gosta de correr riscos e se sente confortável trabalhando com previsões assertivas. Geralmente, esta segurança vem com um preço: ganhos mais modestos e é justo este o ponto no qual o mercado de Franquias se destaca.

Ainda que o índice regulador dos juros básicos volte a subir, dificilmente – nos próximos meses – poderá equiparar-se a marca de 14,25% ao ano, registrada em 2015. Por outro lado, no mercado de Franquias, algumas Redes garantem 25% de rentabilidade/mês, índice que se manteve mesmo durante a pandemia.

Com modelos testados e resultados comprovados, as Franquias apresentam o melhor de dois mundos. Um plano de negócios com detalhes sobre o desenvolvimento da Operação e alta lucratividade, independente da oscilação de indicadores como a taxa Selic.

Um dos destaques, neste sentido, é o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que registrou a menor queda em faturamento no período segundo a pesquisa ABF.

Alerta: Hoje, existem quase 3 mil Redes no Franchising nacional. Faça sua escolha considerando o desempenho do segmento e a credibilidade da Rede. A maioria divulga publicamente as projeções de faturamento e rentabilidade, mas encontre meios de comprovar os resultados.

Taxa Selic baixa – Perfil do investidor

Algumas das Franquias com a melhor relação faturamento x rentabilidade do mercado exigem a dedicação integral ao negócio. Ou seja, o dono precisa botar a mão na massa, realidade que pode ou não estar dentro das expectativas do investidor. Felizmente, o Franchising tem opções que funcionam para os dois casos.

Sócio operador

Com taxa Selic baixa ou não, neste caso, a Franquia passa de opção de investimento para opção de carreira. O Franqueado atua como gestor da Unidade, administrando os processos com suporte da Rede. Um bom software de gestão e uma equipe de Consultoria de Campo engajada fazem toda a diferença neste cenário – além da dedicação do empreendedor, é claro.

Perfil:

  • Habilidade comercial;
  • Gostar de pessoas;
  • Disponibilidade para acompanhar a rotina da operação;
  • Liderança;
  • Habilidades gerenciais e administrativas;
  • É responsável pelo cumprimento dos processos da Rede.

Nesta modalidade, o investidor pode ter uma participação nos lucros e recebe o pró-labore – “salário” para gerir a Unidade.

Sócio investidor

Ainda que você não possa acompanhar a Franquia de perto, é possível utilizar o Franchising para substituir os investimentos afetados pela queda da taxa Selic. A mesma previsibilidade e rentabilidade do plano de negócios apresentado para um sócio operador valem para quem pensa apenas em injetar dinheiro na Operação.

O sócio investidor pode se associar a um ou mais investidores para viabilizar a abertura de uma nova Franquia e receber lucro proporcional ao seu aporte. Neste caso, é preciso encontrar um bom operador. Algumas Redes facilitam o encontro entre estes dois perfis para que todos saiam ganhando.

O que compensa mais?

Essa pergunta é muito frequente e a resposta é: depende. O percentual de lucro destinado a cada investidor depende do acordo realizado no fechamento do contrato.

O importante é analisar todas as possibilidades e refletir sobre o que realmente se encaixa em suas expectativas, além de atestar a credibilidade de marca.

Pesquise em fontes confiáveis, fale com Franqueados da Rede e realize um Test Drive de Franquias – no caso das Franqueadoras que oferecem esta possibilidade.

Notícias sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *