Saúde, mina de ouro do franchising

De olho neste mercado bilionário, muitas Redes de Franquias se tornaram referência de sucesso

28/01/2019

Área sempre em destaque no mundo das Franquias, a saúde tem sido observada como uma “mina de ouro” por empreendedores que buscam liberdade financeira.

Clínicas médicas populares, clínicas Odontológicas e atendimento para a terceira idade são alguns exemplos de sucesso desse universo. A saúde movimenta quase R$ 550 bilhões todos os anos no Brasil, deste total R$ 231 bilhões (3,9% do PIB) corresponderam a despesas de consumo do governo, e R$ 315 bilhões (5,2% do PIB) a despesas de famílias e instituições sem fins de lucro a serviço das famílias (Fonte: Conta-Satélite de Saúde Brasil 2010-2015). As famílias não poupam quando o assunto é saúde. São quase R$ 300 bilhões girando na economia privada.

De olho neste mercado bilionário, muitas Redes de Franquias se tornaram referência de sucesso, empreendendo com expertise na oferta de serviços de saúde. A OrthoDontic ingressou no mercado em 2002, passou a franquear o modelo em 2004 e hoje tem mais de 200 unidades em operação no Brasil. “Formatamos um modelo de negócio com clínicas de alta performance, cada unidade tem capacidade para 2 mil atendimentos ao mês, e temos uma das maiores lucratividades do Franchising, entre 20% e 25% do faturamento mensal de R$ 200 mil. A qualidade no atendimento é outro diferencial para atrair e reter clientes, no ano de 2018 lançamos a plataforma “Jeito OrthoDontic” que permite aos nossos Franqueados a contratação dos melhores dentistas para atuar na Rede, diz Fernando Massi, Sócio-Proprietário da Rede.

Para Fernando, o setor de serviço tem uma vantagem em relação ao de produtos: não precisa de grandes estoques. “Quem trabalha com produto, em geral, necessita de um imenso mix de produtos e grande volume de estoque para ter sucesso no empreendimento, no serviço esses fatores não se faz necessários. E quando tratamos do segmento da saúde, pensamos em algo que é extremamente essencial para o bem-estar do ser humano”, pontua.

Boa parte da população não tem acesso a planos de saúde, todas essas pessoas contam exclusivamente com o atendimento público ou particular quando precisam de algum procedimento relacionado a saúde e bem-estar. As Franquias que atuam nesse segmento têm um papel fundamental quando se pensa em acessibilidade, elas garantem acesso a saúde por valores acessíveis, e mantém, quando não superam, a qualidade no serviço prestado. Quando o investimento em tecnologia e gestão de pessoas são feitos pelas Franqueadoras, elas conquistaram o posto de destaque no Franchising brasileiro, atraem empreendedores das mais diversas áreas interessados em fazer parte de um universo altamente lucrativo.

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