Quer comprar uma Franquia? Conheça os segmentos do Franchising

Da área da Saúde à industria automotiva, existem opções para todos os perfis e bolsos

09/01/2020

O mercado de Franquias se tornou popular entre investidores de perfis variados durante os últimos anos. São quase três mil marcas à disposição de quem pensa em abrir o próprio negócio amparado por um know how testado e consolidado.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) subdivide este emaranhado de oportunidades em 11 categorias, que facilitam o levantamento e a publicação de dados do setor. Confira as características de cada segmento e encontre a melhor alternativa para você!

Alimentação

O IBGE aponta que cerca de um terço da população brasileira recorre à alimentação fora do lar para compensar a falta de tempo durante a rotina de trabalho, fator que mantém as Redes de Alimentação em ascensão constante. Ainda assim, a concorrência acirrada faz com que seja necessário trabalhar duro para oferecer diferenciais ao Cliente. Segundo a ABF, a Alimentação é o segmento com maior faturamento do setor – R$ 12,2 bilhões no terceiro trimestre de 2019.

Saúde, Beleza e Bem-Estar

O segmento figura como uma das “minas de ouro” do Franchising e é responsável pelo segundo maior faturamento do setor – R$ 8,1 bilhões registrados na última pesquisa trimestral da ABF. O gap entre a insuficiência do serviço público e os altos valores cobrados pela rede particular oferece um terreno fértil para o crescimento das empresas médicas e odontológicas. O mercado da estética também faz parte desta categoria, que apresenta uma das maiores rentabilidades do universo das Franquias.

O ponto alto é o fato de que muitas destas Redes não exigem que o Franqueado seja da área da saúde. Um engenheiro, por exemplo, poderia tocar uma Franquia de Odontologia dentro do modelo de Franchising.

Casa e Construção

Para quem escolhe este segmento é possível trabalhar com construção civil, design de interiores, decoração, reformas e manutenção de instalações prediais – entre outros.

Neste cenário, existem opções voltadas ao varejo, representadas pelas lojas como as de materiais de construção e as de produtos para mesa e banho, ou serviços, como no caso das empresas de reparos, pintura e jardinagem. No terceiro trimestre de 2019 o segmento faturou R$ 2,2 bilhões.

Entretenimento e Lazer

Este segmento é muito associado ao público mirim em função dos buffets infantis e lojas de brinquedos, contudo, além de atuarem como decisores de compra, os adultos também alvo deste mercado. Cinemas, teatros e empresas promotoras de eventos também se encaixam nesta categoria que movimentou R$ 601 milhões no último trimestre de 2019, segundo a ABF.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Este nicho acompanha o “boom” de tecnologias como inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), entretanto, as opções de negócio vão da comercialização de publicidade em sacos de pão às empresas de consultoria em marketing digital e lojas de eletrônicos. O faturamento do segmento na última pesquisa trimestral da ABF foi de R$ 1,4 milhões.

Hotelaria e Turismo

Este tipo de serviço não é uma novidade no mercado, entretanto, a ampliação do acesso à produtos turísticos está estre as consequências da ascensão da classe C registrada nas últimas décadas. Desta forma, agências de viagens e intercâmbio tem encontrado no Franchising uma forma eficiente de potencializar seus negócios. A movimentação do segmento no último trimestre de 2019 foi de R$ 3,3 bilhões, segundo a ABF.

Limpeza e Conservação

Esta é outra situação de serviço tradicional adaptado ao modelo de negócio inovador do Franchising. As Franquias de Limpeza atendem de demandas domiciliares à manutenção do ambiente de grandes empresas. Há opções de investimento bem atrativas neste segmento, contudo, é importante lembrar que o retorno é proporcional ao investimento – não existem milagres! As Redes desta natureza movimentaram cerca de R$ 380 milhões no terceiro trimestre de 2019, segundo a ABF.

Moda

Este é outro segmento no qual a concorrência é acirrada, entretanto, as possibilidades de trabalho com nichos e tendências podem ser exploradas ao máximo. Certifique-se de que a marca escolhida apresenta diferenciais para o Cliente final e um bom suporte para o Franqueado. Segundo dados da ABF, no último trimestre de 2019, o segmento faturou R$ 6,1 bilhões.

Serviços Automotivos

Boa pedida para quem tem afinidade com carros e perfil comercial, o segmento de Serviços Automotivos oferece possibilidades que vão de troca de óleo a vistorias. O Detran calcula que há aproximadamente um automóvel para cada quatro pessoas no país, logo, o que não falta é demanda pelos serviços oferecidos por estas Redes. No terceiro trimestre de 2019 o faturamento das marcas desta categoria foi de R$ 1,7 bilhões.

Serviços e Outros Negócios

As Franquias de consultoria, venda de seguros e concessão de crédito – entre outras – estão inseridas neste segmento, que fechou o terceiro trimestre de 2019 com faturamento de R$ 7 bilhões. A variedade também está presente entre as marcas operando neste mercado, tanto em relação a natureza dos negócios quanto a valores de investimento inicial.

Serviços Educacionais

Algumas das Redes de educação tem o maior número de Unidades do mercado Brasileiro, como as Franquias de escolas de inglês – pioneiras do Franchising no país. Cursos preparatórios e profissionalizantes também entram para a lista desta categoria que registrou faturamento de R$ 3,2 bilhões, conforme documentado na última pesquisa trimestral da ABF.

Além de muita pesquisa, uma das formas de fazer uma escolha assertiva é aprofundar sua busca visitando eventos e feiras do setor. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo uma Feira de Franquias!

Notícias sobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *