Ponto de equilíbrio é a chave para ter sucesso nos negócios

Todo empresário precisa saber quando atingirá o ponto de equilíbrio antes de abrir uma empresa

11/03/2019

Você sabe o que é ponto de equilíbrio em um negócio? Se não está familiarizado com o assunto, leia este texto com atenção para não correr o risco de fracassar ao investir em uma Franquia. “Para entender facilmente, o ponto de equilíbrio é quando a empresa começa a se pagar, quando não é preciso mais colocar dinheiro no negócio porque há um equilíbrio entre a receita e as despesas. Eu não ganho, mas eu também não perco”, explica Érica Saldeira, consultora da Rede OrthoDontic.

Ela alerta que durante o período em que a empresa não está em equilíbrio é preciso fazer investimentos para manter a saúde financeira do negócio. “É o que chamamos de capital de giro. No início de um negócio é necessário ter o aporte do capital de giro, esse valor tem que ser suficiente até o momento de alcançar o ponto de equilíbrio. Para o empresário, saber sobre o seu ponto de equilíbrio é fundamental, se ele não tem ideia desse prazo, qual segurança vai ter para saber se tem o capital de giro suficiente par manter o negócio?”, reforça Érica.

Quando se fala em Franquias, as Redes informam o prazo estimado para atingir o ponto de equilíbrio e qual o valor necessário para o capital de giro até lá. “Quando um empresário vai adquirir uma Franquia ele tem que entender este número, é muito importante estar por dentro do tempo necessário que vai precisar aportar dinheiro no negócio”, completa Érica.

Ela detalha que em geral o capital de giro não está inserido no investimento inicial, que é o valor necessário informado pela Franqueadora para abrir uma Unidade. “Até porque o investimento inicial pode ser financiado, parcelado, é um capital com facilidades. Já o capital de giro precisa estar ali, virou o mês tem conta para pagar, custo fixo, folha de pagamento, este dinheiro tem que estar disponível”, salienta.

Sabendo da importância do capital de giro, a OrthoDontic se atenda de forma especial a esse dado durante o processo de seleção de Franqueados. “Essa informação é tão importante que pedimos a comprovação desse valor ao candidato a Franqueado, muitas vezes ele não tem ideia da urgência desse montante e de quão rápido precisará deste dinheiro. É um valor que deve estar disponível, bens não podem ser utilizados para a função que o capital de giro terá”, conclui a consultora.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do capital de giro nos deixe uma mensagem.

Notícias sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *