Vendas: Redes conquistam clientes ao gerar experiências únicas
11/12/2017

Para se diferenciar da concorrência, algumas redes de franquias apostam em formas únicas para conquistar seus clientes, seja pela qualidade do atendimento ou por simplesmente deixá-lo à vontade para experimentar produtos e serviços.

Para a rede de franquias Anjos Colchões, especializada na fabricação de estofados e colchões, por exemplo, é preciso conquistar o cliente não apenas pelo produto, mas pelo atendimento. “Ninguém compra colchão toda semana, todo mês ou todo ano. A probabilidade é que essa compra aconteça daqui cinco a 10 anos, ou seja, o franqueado tem poucos minutos para te conquistar e fechar a venda”, afirma Claudinei dos Anjos, Diretor Presidente e CEO da empresa.

De acordo com Claudinei, o cliente tem que ser envolvido com a qualidade do produto, com o preço e ir além de levar aquilo que já estava procurando, ser surpreendido com algo a mais. “Uma loja bonita e organizada, com alguém que atenda e seja capaz de explicar sobre o produto – não apenas de forma técnica, mas que mostre de maneira fluente os benefícios daquele tipo de espuma ou mola. São detalhes, mas que farão diferença para o consumidor nos próximos anos”, aponta o empresário.

Atendimento especial

Já para a rede de franquias OrthoDontic, a experiência do cliente é prioridade desde o nascimento da empresa. No início de suas carreiras, os fundadores da empresa atuavam como dentistas em consultórios próprios, e sonhavam com uma forma de oferecer tratamento acessível e de alta qualidade, caminho encontrado no modelo de negócio que é utilizado até hoje pela rede. “Através de uma análise histórica é possível perceber que as empresas preocupadas em manter um excelente relacionamento com o cliente e superar suas expectativas são as que se mantém sólidas no mercado”, diz Fernando Massi, diretor da rede.

Massi observa também que esta é uma realidade que tem se intensificado, pois o consumidor deixou de procurar por produtos ou serviços para buscar emoções e experiências e, muitas vezes, a realização de um sonho. Dessa forma, a OrthoDontic se compromete a garantir muito mais do que saúde bucal ao paciente, além de profissionais especializados e material de primeira linha, recebemos nossos clientes em ambiente confortável, climatizado, com wifii gratuito, e redes de TV e rádio internas. “Investimentos em tecnologia de autoatendimento livraram os colaboradores de funções operacionais, permitindo que o foco do trabalho seja oferecer atendimento humanizado e focado na experiência do cliente desde a sala de espera. Campanhas temáticas são traçadas para surpreender os clientes mensalmente durante as consultas, assim como informativos que auxiliam na manutenção da saúde bucal. Para o próximo ano a implementação de um sistema de CRM à base de inteligência artificial promete tornar o atendimento ainda mais excelente e voltado a satisfação do consumidor”, explica.

Ambiente diferenciado

No ramo de cafeterias, a rede de franquias Sterna Café, fundada em 2015, com base nas experiências vivenciadas por Deiverson Migliatti, oferece aos seus clientes cafés 100% especiais, porém, a qualidade dos produtos e a grande variedade de métodos de extração da marca não são as únicas ferramentas utilizadas na fidelização da clientela. “Quem chega a uma das unidades do Sterna, experimenta uma verdadeira imersão na cultura do café. As unidades da rede apresentam o conceito Sterna, que incluí: paredes de chapa de container, luminárias industriais, poltronas de saca de café e peças decorativas de diversos lugares do mundo, tudo isso para fazer com que o cliente vivencie na prática as sensações que motivaram a fundação da rede”, conclui Deiverson.

Fonte: Portal Sua Franquia