Selo de Excelência em Franchising 2018: ABF anuncia marcas chanceladas
25/04/2018

Receber a aprovação dos franqueados, após uma detalhada pesquisa de satisfação envolvendo os mais relevantes aspectos da rede de franquias. Este é o principal objetivo das marcas que almejam obter o Selo de Excelência em Franchising (SEF), a mais importante chancela do mercado de franquias brasileiro. E em reconhecimento às redes que alcançaram tal desempenho, a ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas chanceladas neste ano (veja a lista completa abaixo).

Importante “termômetro” da gestão das redes, a Pesquisa do SEF 2018 indica que os maiores índices de satisfação dos franqueados com suas respectivas empresas franqueadoras estão relacionados à expectativa e efetivação do plano de negócios traçado. Associado a esse fator, os franqueados assinalaram, ainda, terem maior predisposição em abrir outras unidades da rede e em recomendar o mesmo negócio a outras pessoas.

O estudo aponta, ainda, que os franqueados também avaliaram positivamente a performance operacional e global das redes participantes do estudo, sinalizando mais uma vez a maturidade das marcas chanceladas.

“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o Selo de Excelência em Franchising da ABF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.

A análise da correlação entre as questões da pesquisa permite identificar outros fatores avaliados pelos franqueados. A satisfação geral do franqueado no último ano, em todos os aspectos da rede, tem uma alta correlação positiva com os seguintes fatores: a franqueadora buscar novas alternativas e soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da sua franquia; o suporte da franqueadora – treinamentos, reciclagem, consultoria de campo, manuais, sistemas, dentre outros, ou seja, tudo o que envolve o suporte; os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado – comitês, convenções, encontros regionais, Conselho, etc.; abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing promovidas pela franqueadora e a destinação dos investimentos para as ações de marketing.

Recorde de marcas participantes e chanceladas

Nesta 28ª edição do SEF, houve um recorde de redes participantes e chanceladas. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também. Para Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF, “o Selo de Excelência em Franchising reafirma a altíssima relevância da chancela em nosso mercado, não só pela tradição, mas pela qualidade e segurança atreladas à ABF, entidade que representa o setor de franquias no Brasil. Destaco a importância dessa chancela ser proporcionada pelos próprios franqueados da rede por meio de pesquisa, de forma espontânea e verdadeira. Ao longo de sua história, o SEF desenvolveu e consolidou uma metodologia sólida, tornando-se também uma ferramenta de altíssimo valor agregado para a gestão da marca, relacionamento com franqueados e engajamento da rede. Outro ponto fundamental no processo é o próprio resultado da pesquisa em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”.

A pesquisa do Selo traz, ainda, outros resultados qualitativos importantes. É o caso da maior média do Índice de Performance Global. De acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, “em relação a esse índice, os franqueados assinalaram sua aprovação à franquia escolhida, afirmando que teriam novas unidades, caso estivessem pensando em iniciar um novo negócio e indicariam esta mesma franquia a um amigo ou familiar que estivesse buscando uma oportunidade de negócio”.

Destaques por categoria

Redes da Categoria Pleno comemoram o Selo

O Selo de Excelência em Franchising é dividido em três categorias. As marcas com ao menos dez franqueados e dois anos de atuação no mercado fazem parte da Categoria Pleno. De acordo com a pesquisa, o destaque do SEF 2018 nesta categoria é a rede Centro de Ensino Grau Técnico.

Categoria Sênior: marcas celebram a conquista do SEF

Marcas com no mínimo 30 unidades franqueadas e cinco anos operando no franchising integram a Categoria Sênior. Nela, segundo o estudo, a rede First Class obteve maior projeção.

Marcas da Categoria Máster comemoram a conquista do Selo de Excelência em Franchising

Já as redes de maior porte e mais maduras do setor de franquias brasileiro estão reunidas na Categoria Máster. São marcas que contam com 60 ou mais unidades e operam no franchising há mais de dez anos. A rede que alcançou melhor performance nesta categoria, de acordo com a pesquisa da ABF, é a Influx English School.

Troféu especial

Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. No 28º Selo de Excelência em Franchising, as redes homenageadas são:

Por 20 chancelas até 2018 – Ouro: Habib’s e Rei do Mate.

Por 15 chancelas até 2018 – Prata: Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club.

Por 10 chancelas até 2018 – Bronze: AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.

Confira a lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2018:

Categoria pleno (mínimo de 10 franqueados e 2 anos de operação)

GLOBAL STUDY

GORDÃO LANCHES

DOCTOR MED CLÍNICA MÉDICA PARTICULAR

ESPAÇOLASER

PINGU´S ENGLISH CENTER

HINODE

DIOLASER

EVIDENTE

PELO ZERO DEPILAÇÃO

SP IMPLANTES TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS

TEVAH

VIVENDA DO CAMARÃO

ACQIO

ACTIONCOACH BRASIL

ALPHAGRAPHICS

ANACAPRI

ARTEX

ARTWALK

AUTHENTIC FEET

BALONE

BELLA GULA

BILLY THE GRILL BURGER & GRILL

BOALI

CAFÉ DO FEIRANTE

CAPODARTE

CASA BAUDUCCO

CASA PILÃO

CATA-VENTO

CAVERNA DO DINO

CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO

CETELBRAS EDUCACIONAL

CONSTANCE

CULTURA INGLESA

DR JARDIM

DUMOND

ESPETTO CARIOCA

EURODATA INTERATIVA

EXPENSE REDUCTION ANALYSTS – E.R.A BRASIL

FARMÁCIA ARTESANAL

FARMÁCIA ROVAL

FORUM

FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICA

GENDAI JAPANESE FAST FOOD

ICE CREAMY SORVETES

IGA

INSPIRAR

INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS

LEZ A LEZ

LINK MONITORAMENTO

L’OCCITANE EN PROVENCE

LOFT

LOJAS CALCI

LOUYT

MAGIC FEET

MANIA DE CHURRASCO! PRIME STEAK HOUSE

MARIA BRASILEIRA

MERCADÃO DOS ÓCULOS

MIL MILK SHAKES

ORTHOCRIN

ORTHOPRIDE

OUTER. SHOES

PEZINHO E CIA

PROCOB

PUC

RISOTTO MIX GASTRONOMIA

RONALDO ACADEMY

SESTINI

SORRISUS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

SR. SORVETE

STALKER

STERNA CAFÉ

TOUCH

VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR

YOGGI

Categoria Sênior (mínimo de 30 franqueados e 5 anos de operação)

ONODERA ESTÉTICA

PHARMAPELE

A FÓRMULA

AVATIM

EXPERIMENTO

HAVAIANAS

MR. MIX – MILK SHAKES

PELLO MENOS DEPILAÇÃO

SOBRANCELHAS DESIGN

TUTORES

APOLAR IMÓVEIS

NÃO+PÊLO

10 PASTÉIS

ALPHABETO

ARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOS

AUXILIADORA PREDIAL

BEBELU SANDUÍCHES

BIBI

BONO PNEUS

CAFÉ DO PONTO

CAMARÃO & CIA

CASA DE BOLOS

CHIQUINHO SORVETES

CLUBE MELISSA

CÓDIGO GIRLS

COLCCI

CROASONHO

DAMÁSIO EDUCACIONAL

DOCTOR FEET

DROGARIAS MAX

ENSINA MAIS

EVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

FARMELHOR

FASTFRAME – MOLDURA NA HORA

FIRST CLASS

GOU

GRILETTO

GUIA-SE NEGÓCIOS PELA INTERNET

HERING KIDS

HOME ANGELS

IE INTERCAMBIO NO EXTERIOR

IGUI

INSTITUTO MIX

JORGE BISCHOFF

LANCHÃO & CIA

LIG LIG DELIVERY

LUBRAX +

MINDS ENGLISH SCHOOL

MOLDURA MINUTO

NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL

ODONTOCOMPANY

ON BYTE

ORTOPLAN – ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

OUTLET LINGERIE

PARK IDIOMAS

PARMEGGIO GRELHADOS E LANCHES

POSÉ

RAGAZZO

REDEORTO

REMAX

ROCKFELLER LANGUAGE CENTER

SILUETS

SPÉ O SPA DO PÉ

SUCO BAGAÇO

TIP TOP

TRATA IGUI BEM

VAZOLI

VIA MIA

WERNER COIFFEUR

WORLD STUDY

WORLD TENNIS

YES RENT A CAR

Categoria Máster (mínimo de 60 franqueados e 10 anos de operação)

5ÀSEC

ÁGUA DOCE CACHAÇARIA

AREZZO

ASTRAL

BOB´S

CARMEN STEFFENS

CASA DO CONSTRUTOR

CCAA

CEBRAC – CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS

PBF – INGLÊS E ESPANHOL

FEDERAL INVEST

MR. CAT

MULTICOISAS

CHILLI BEANS

CHINA IN BOX

CI

CNA

COIFE ODONTO

DEKRA

DEPYL ACTION

DIVINO FOGÃO

DOMINO`S PIZZA

EMAGRECENTRO

FISK CENTRO DE ENSINO

FLASH COURIER

FLYTOUR FRANCHISING

GIRAFFAS

HABIB´S

HERING STORE

HOPE LINGERIE

IMAGINARIUM

INFLUX ENGLISH SCHOOL

INSTITUTO EMBELLEZE

JIN JIN

KONI STORE

KOPENHAGEN

KUMON

LILICA & TIGOR

LOCALIZA RENT A CAR

MCDONALD´S

MEGAMATTE

MICROLINS

MMARTAN

MONTANA GRILL EXPRESS

MORANA

MR. PRETZELS

NUTTY BAVARIAN

O BOTICÁRIO

ODONTOCLINIC

ORTHODONTIC

ÓTICAS CAROL

PATRONI PIZZA

PEOPLE COMPUTAÇÃO

PORTOBELLO SHOP

PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES

PUKET

QUALITY LAVANDERIA

REI DO MATE

RESTAURA JEANS

S.O.S COMPUTADORES

SANTA LOLLA

SKILL INGLÊS E ESPANHOL

SODIÊ DOCES

SORRIDENTS

SPOLETO

SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO

THE KIDS CLUB – INGLÊS SÓ P/ CRIANÇAS

UNIDAS ALUGUEL DE CARROS

UPTIME CONSULTANTS – COMUNICAÇÃO EM INGLÊS

WIZARD BY PEARSON

YÁZIGI

YES! – CURSO DE IDIOMAS

Metodologia do SEF

A ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.

Fonte: ABF – BR