Receber a aprovação dos franqueados, após uma detalhada pesquisa de satisfação envolvendo os mais relevantes aspectos da rede de franquias. Este é o principal objetivo das marcas que almejam obter o Selo de Excelência em Franchising (SEF), a mais importante chancela do mercado de franquias brasileiro. E em reconhecimento às redes que alcançaram tal desempenho, a ABF – Associação Brasileira de Franchising tem a honra de anunciar as marcas chanceladas neste ano (veja a lista completa abaixo).
Importante “termômetro” da gestão das redes, a Pesquisa do SEF 2018 indica que os maiores índices de satisfação dos franqueados com suas respectivas empresas franqueadoras estão relacionados à expectativa e efetivação do plano de negócios traçado. Associado a esse fator, os franqueados assinalaram, ainda, terem maior predisposição em abrir outras unidades da rede e em recomendar o mesmo negócio a outras pessoas.
O estudo aponta, ainda, que os franqueados também avaliaram positivamente a performance operacional e global das redes participantes do estudo, sinalizando mais uma vez a maturidade das marcas chanceladas.
“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o Selo de Excelência em Franchising da ABF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, observa Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade.
A análise da correlação entre as questões da pesquisa permite identificar outros fatores avaliados pelos franqueados. A satisfação geral do franqueado no último ano, em todos os aspectos da rede, tem uma alta correlação positiva com os seguintes fatores: a franqueadora buscar novas alternativas e soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da sua franquia; o suporte da franqueadora – treinamentos, reciclagem, consultoria de campo, manuais, sistemas, dentre outros, ou seja, tudo o que envolve o suporte; os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado – comitês, convenções, encontros regionais, Conselho, etc.; abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing promovidas pela franqueadora e a destinação dos investimentos para as ações de marketing.
Nesta 28ª edição do SEF, houve um recorde de redes participantes e chanceladas. Inscreveram-se 251 marcas, 248 concorreram à chancela (três participaram apenas da pesquisa) e 218 a conquistaram. Para tanto, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com franqueados, um recorde também. Para Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF, “o Selo de Excelência em Franchising reafirma a altíssima relevância da chancela em nosso mercado, não só pela tradição, mas pela qualidade e segurança atreladas à ABF, entidade que representa o setor de franquias no Brasil. Destaco a importância dessa chancela ser proporcionada pelos próprios franqueados da rede por meio de pesquisa, de forma espontânea e verdadeira. Ao longo de sua história, o SEF desenvolveu e consolidou uma metodologia sólida, tornando-se também uma ferramenta de altíssimo valor agregado para a gestão da marca, relacionamento com franqueados e engajamento da rede. Outro ponto fundamental no processo é o próprio resultado da pesquisa em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”.
A pesquisa do Selo traz, ainda, outros resultados qualitativos importantes. É o caso da maior média do Índice de Performance Global. De acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, “em relação a esse índice, os franqueados assinalaram sua aprovação à franquia escolhida, afirmando que teriam novas unidades, caso estivessem pensando em iniciar um novo negócio e indicariam esta mesma franquia a um amigo ou familiar que estivesse buscando uma oportunidade de negócio”.
O Selo de Excelência em Franchising é dividido em três categorias. As marcas com ao menos dez franqueados e dois anos de atuação no mercado fazem parte da Categoria Pleno. De acordo com a pesquisa, o destaque do SEF 2018 nesta categoria é a rede Centro de Ensino Grau Técnico.
Marcas com no mínimo 30 unidades franqueadas e cinco anos operando no franchising integram a Categoria Sênior. Nela, segundo o estudo, a rede First Class obteve maior projeção.
Já as redes de maior porte e mais maduras do setor de franquias brasileiro estão reunidas na Categoria Máster. São marcas que contam com 60 ou mais unidades e operam no franchising há mais de dez anos. A rede que alcançou melhor performance nesta categoria, de acordo com a pesquisa da ABF, é a Influx English School.
Para homenagear as marcas detentoras de Selos por vários anos, a ABF instituiu a entrega de um troféu especial. No 28º Selo de Excelência em Franchising, as redes homenageadas são:
Por 20 chancelas até 2018 – Ouro: Habib’s e Rei do Mate.
Por 15 chancelas até 2018 – Prata: Camarão & Cia., Casa do Construtor, Giraffas, Montana Grill, Morana, Multicoisas, PUC, Skill, Spoleto e The Kids Club.
Por 10 chancelas até 2018 – Bronze: AlphaGraphics, Chilli Beans, Guendai, Gordão Lanches, Influx English School, Instituto Embelleze, Megamatte, Onodera, Patroni Pizza, Prepara Cursos Profissionalizantes, Ragazzo, Risotto Mix e Santa Lolla.
Confira a lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2018:
GLOBAL STUDY
GORDÃO LANCHES
DOCTOR MED CLÍNICA MÉDICA PARTICULAR
ESPAÇOLASER
PINGU´S ENGLISH CENTER
HINODE
DIOLASER
EVIDENTE
PELO ZERO DEPILAÇÃO
SP IMPLANTES TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS
TEVAH
VIVENDA DO CAMARÃO
ACQIO
ACTIONCOACH BRASIL
ALPHAGRAPHICS
ANACAPRI
ARTEX
ARTWALK
AUTHENTIC FEET
BALONE
BELLA GULA
BILLY THE GRILL BURGER & GRILL
BOALI
CAFÉ DO FEIRANTE
CAPODARTE
CASA BAUDUCCO
CASA PILÃO
CATA-VENTO
CAVERNA DO DINO
CENTRO DE ENSINO GRAU TÉCNICO
CETELBRAS EDUCACIONAL
CONSTANCE
CULTURA INGLESA
DR JARDIM
DUMOND
ESPETTO CARIOCA
EURODATA INTERATIVA
EXPENSE REDUCTION ANALYSTS – E.R.A BRASIL
FARMÁCIA ARTESANAL
FARMÁCIA ROVAL
FORUM
FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICA
GENDAI JAPANESE FAST FOOD
ICE CREAMY SORVETES
IGA
INSPIRAR
INSTITUTO BRASILEIRO DE LÍNGUAS
LEZ A LEZ
LINK MONITORAMENTO
L’OCCITANE EN PROVENCE
LOFT
LOJAS CALCI
LOUYT
MAGIC FEET
MANIA DE CHURRASCO! PRIME STEAK HOUSE
MARIA BRASILEIRA
MERCADÃO DOS ÓCULOS
MIL MILK SHAKES
ORTHOCRIN
ORTHOPRIDE
OUTER. SHOES
PEZINHO E CIA
PROCOB
PUC
RISOTTO MIX GASTRONOMIA
RONALDO ACADEMY
SESTINI
SORRISUS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS
SR. SORVETE
STALKER
STERNA CAFÉ
TOUCH
VIZINHANDO GASTRONOMIA DE BAR
YOGGI
ONODERA ESTÉTICA
PHARMAPELE
A FÓRMULA
AVATIM
EXPERIMENTO
HAVAIANAS
MR. MIX – MILK SHAKES
PELLO MENOS DEPILAÇÃO
SOBRANCELHAS DESIGN
TUTORES
APOLAR IMÓVEIS
NÃO+PÊLO
10 PASTÉIS
ALPHABETO
ARQUIVAR – GESTÃO DE DOCUMENTOS
AUXILIADORA PREDIAL
BEBELU SANDUÍCHES
BIBI
BONO PNEUS
CAFÉ DO PONTO
CAMARÃO & CIA
CASA DE BOLOS
CHIQUINHO SORVETES
CLUBE MELISSA
CÓDIGO GIRLS
COLCCI
CROASONHO
DAMÁSIO EDUCACIONAL
DOCTOR FEET
DROGARIAS MAX
ENSINA MAIS
EVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTES
FARMELHOR
FASTFRAME – MOLDURA NA HORA
FIRST CLASS
GOU
GRILETTO
GUIA-SE NEGÓCIOS PELA INTERNET
HERING KIDS
HOME ANGELS
IE INTERCAMBIO NO EXTERIOR
IGUI
INSTITUTO MIX
JORGE BISCHOFF
LANCHÃO & CIA
LIG LIG DELIVERY
LUBRAX +
MINDS ENGLISH SCHOOL
MOLDURA MINUTO
NTW CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL
ODONTOCOMPANY
ON BYTE
ORTOPLAN – ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
OUTLET LINGERIE
PARK IDIOMAS
PARMEGGIO GRELHADOS E LANCHES
POSÉ
RAGAZZO
REDEORTO
REMAX
ROCKFELLER LANGUAGE CENTER
SILUETS
SPÉ O SPA DO PÉ
SUCO BAGAÇO
TIP TOP
TRATA IGUI BEM
VAZOLI
VIA MIA
WERNER COIFFEUR
WORLD STUDY
WORLD TENNIS
YES RENT A CAR
5ÀSEC
ÁGUA DOCE CACHAÇARIA
AREZZO
ASTRAL
BOB´S
CARMEN STEFFENS
CASA DO CONSTRUTOR
CCAA
CEBRAC – CENTRO BRASILEIRO DE CURSOS
PBF – INGLÊS E ESPANHOL
FEDERAL INVEST
MR. CAT
MULTICOISAS
CHILLI BEANS
CHINA IN BOX
CI
CNA
COIFE ODONTO
DEKRA
DEPYL ACTION
DIVINO FOGÃO
DOMINO`S PIZZA
EMAGRECENTRO
FISK CENTRO DE ENSINO
FLASH COURIER
FLYTOUR FRANCHISING
GIRAFFAS
HABIB´S
HERING STORE
HOPE LINGERIE
IMAGINARIUM
INFLUX ENGLISH SCHOOL
INSTITUTO EMBELLEZE
JIN JIN
KONI STORE
KOPENHAGEN
KUMON
LILICA & TIGOR
LOCALIZA RENT A CAR
MCDONALD´S
MEGAMATTE
MICROLINS
MMARTAN
MONTANA GRILL EXPRESS
MORANA
MR. PRETZELS
NUTTY BAVARIAN
O BOTICÁRIO
ODONTOCLINIC
ÓTICAS CAROL
PATRONI PIZZA
PEOPLE COMPUTAÇÃO
PORTOBELLO SHOP
PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES
PUKET
QUALITY LAVANDERIA
REI DO MATE
RESTAURA JEANS
S.O.S COMPUTADORES
SANTA LOLLA
SKILL INGLÊS E ESPANHOL
SODIÊ DOCES
SORRIDENTS
SPOLETO
SUPERA – GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
THE KIDS CLUB – INGLÊS SÓ P/ CRIANÇAS
UNIDAS ALUGUEL DE CARROS
UPTIME CONSULTANTS – COMUNICAÇÃO EM INGLÊS
WIZARD BY PEARSON
YÁZIGI
YES! – CURSO DE IDIOMAS
A ABF promove todos os anos o Selo de Excelência em Franchising – SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. O questionário de satisfação atual conta com 21 perguntas. As perguntas são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade), sendo que cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtida pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados anteriormente) e atrelada à comparação deste resultado com o obtido com os demais participantes na mesma categoria, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.
Fonte: ABF – BR