6 dicas para saber se uma Franquia é confiável

Um guia para aproveitar oportunidades e descobrir se uma Franquia é confiável

02/12/2020

Pesquisando um pouco sobre “Franquias”, você provavelmente encontrará boas argumentações sobre a segurança e a rentabilidade deste mercado. A ideia faz muito sentido diante do faturamento de quase R$ 44 Bilhões apresentado pelo setor no último trimestre, em meio a pandemia. Ainda assim, é preciso tomar cuidado! São quase 3 mil Redes em busca de novos Franqueados e, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a saber se uma Franquia é confiável.

1.A Franquia é associada a ABF

Um bom começo para saber se uma Franquia é confiável é verificar se ela faz parte da Associação Brasileira de Franchising – ABF. As marcas associadas à ABF devem cumprir com alguns pré-requisitos e apresentar informações reais sobre seu desempenho.

2.Propaganda x Realidade

Em seu argumento de vendas, muitas Redes fornecem números irreais ou “meias verdades” sobre o desempenho do negócio, como número de Unidades, faturamento, rentabilidade etc. Exija a Circular de Oferta de Franquia – CFO e compare suas opções a partir de indicadores reais.

3.Prêmios e chancelas – conheça os melhores

Ainda sobre o contraste “propaganda x realidade”, é comum que todas as marcas se posicionem como a n°1 de seu segmento, ou “a melhor”. Boa parte desta argumentação, infelizmente, não é real.

Entretanto, o Franchising possui algumas chancelas, premiações e rankings que podem ser consultados durante a sua pesquisa, caso você queira conhecer as marcas com a melhor avaliação oficial.

– Prêmio Melhores Franquias do Brasil – PEGN

Premiação realizada anualmente pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a partir de uma das pesquisas mais importantes para o setor. No Guia de Franquias, publicado sempre após o prêmio, o veículo apresenta um ranking com as melhores Redes em cada setor do Franchising – uma ótima referência para saber se uma Franquia é confiável.

– Selo de excelência ABF

O Selo de Excelência é concedido pela ABF a Redes que atingem status de excelência segundo pesquisa organizada em parceria com a associação. A qualidade do suporte e a satisfação do Franqueado são alguns dos itens avaliados, logo, quanto mais selos, melhor!

– Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro

Premiação oferecida pela Bittencourt, consultoria especializada em Franchising no Brasil.

4.Quem não deve, não teme

Avalie o nível de transparência de uma Rede ao iniciar uma negociação. Quando uma Franquia é confiável, não omite informações. Em alguns casos, é possível, inclusive, fazer um test-drive da Franquia antes de assinar o contrato – para conhecer a rotina da Operação e o funcionamento dos processos. Marque mais um ponto para a Rede caso ela facilite o seu contato com Franqueados, é sempre bom ter a opinião de que vive o dia a dia do negócio.

5.Franquia barata é confiável?

Uma pergunta recorrente entre as pessoas que desejam ter uma Franquia é: quanto custa abrir uma Franquia?. As Franquias baratas – ou microfranquias – tornaram-se populares por ampliarem o acesso a modelos de negócios inseridos no franchising. Entretanto, é importante ressaltar que não existem milagres financeiros. O retorno será sempre proporcional ao investimento! Fique atento as promessas mirabolantes!

6.Franquias novas são confiáveis?

Todas as Franquias consolidadas já foram novas, mas a questão é: o quanto você está disposto a arriscar?  Um modelo de negócio que ainda não viveu ciclos completos pode oferecer algumas incertezas. Como a Franquia se comporta diante das sazonalidades? Ou de uma crise, como a que estamos vivendo? Pode ser que o seu desempenho seja saudável e traga bons resultados, mas também é possível que você saia no prejuízo! Maturidade é igual a segurança.

 

Notícias sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *