Consultoria de Campo, um diferencial do Franchising

A importância da presença do Consultor de Campo para o sucesso de uma Franquia

01/04/2019

Fazer parte do Universo das Franquias traz muitas vantagens e segurança para investir. Um dos diferenciais é a presença constante de um Consultor especializado no negócio para auxiliar em todo o processo.

Érica Saldeira é Coordenadora da Consultoria de Campo da OrthoDontic e conta que o acompanhamento é uma rotina da Franquia. “Fazemos o acompanhamento semanal, analisando os resultados semana a semana para que o Franqueado não chegue ao final do mês sem atingir a meta estabelecida para a Unidade. Se em uma semana ele não teve resultado esperado, já traçamos um plano de ação para ter o resultado daquele mês”, conta.

Os números estão sempre ao alcance de todos, seja por meio dos Consultores ou do Sistema de Gestão da Franquia. “Paralelo à Consultoria de Campo, disparamos indicadores por SMS, se o Franqueado não atinge o número da meta estabelecida, ele recebe um SMS informando sobre isso, se ele ultrapassa um indicador que não entendemos como bom o sistema já dispara uma mensagem. O sistema é todo integrado com as métricas em todas as áreas. Um exemplo é a captação de clientes, se há muitos contratos novos e pouco espaço na agenda dos dentistas, ele alerta para não ter surpresas e perceber que não há horários para atender a demanda. Ele trabalha no planejamento e isso evita surpresas desagradáveis”, pontua.

A presença física do Consultor nas Unidades é outro diferencial da Franquia. “Fazemos duas visitas presenciais ao ano para avaliar pontos que possam passar despercebidos. Olhamos a parte organizacional e todos os processos porque eles são muito bem definidos. Há uma maneira correta de armazenar a ficha clínica, de organizar a recepção dos pacientes, se o Franqueado estiver pecando em algum desses processos, já corrigimos”, diz Érica. Além disso, este é um momento importante para também ouvir o Franqueado, uma comunicação em via dupla. “A nossa presença na Unidade possibilita o olho no olho, ouvir o Franqueado, saber se há dificuldades, e também para os colaboradores, presencialmente é possível identificar se há algum perfil inadequado, se há um potencial que não está sendo aproveitado da melhor forma, tudo isso fazemos na Consultoria In Loco”, destaca. O Franqueado da OrthoDontic tem canais de comunicação que podem ser utilizados a todo momento. “Estamos o tempo todo em contato por canais como telefone, WhatsApp, e-mail, videoconferências”, completa a consultora.

Muitos dos empresários que adquirem uma Franquia não têm conhecimento de determinados setores, por isso a importância da Consultoria. “Quando a gente olha para o setor de Franquias, geralmente são pessoas que não têm perfil de desenvolvedor, se a gente não tem a Consultoria de Campo dificilmente ele vai ter sucesso. O Franqueado recebe uma gama de informações no treinamento inicial e as dúvidas aparecem na hora de aplicar todo aquele conhecimento, o Consultor é esse suporte, muitas vezes o Franqueado até sabe o que tem que fazer, mas o Consultor traz segurança e autoafirmação para ele agir”, finaliza Érica.

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