Acerte na escolha da Franquia

Há quase 3 mil Redes de Franquias no Brasil, fique atento no momento da escolha para não “comprar gato por lebre”

14/01/2019

Manual detalhado de informações sobre a Franqueadora para que o candidato a Franqueado analise e reflita se ele realmente quer ter uma Franquia.

Para acertar na escolha da Franquia você precisa antes de tudo saber exatamente o que é uma Franquia, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) define uma Franquia como “um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial”. Esse modelo de negócios deve ser replicado pela Unidade Franqueada para que ela obtenha o mesmo sucesso de toda Rede. Ao pesquisar uma Rede de Franquias ateste que ela tem de fato uma marca consolidada no mercado e know-how para garantir o sucesso da sua operação.

Atualmente há quase 3 mil Redes em operação no Brasil, esse número exemplifica que é possível escolher uma que se encaixa no seu perfil. Há Franquias de produtos e outras de serviços, há Franquias que custam milhões e outras mais acessíveis, as áreas de atuação são as mais diversas, passando por alimentação, saúde, serviços de reparo, beleza, educação, turismo, para citar alguns exemplos.

Alguns fatores contam pontos e elevam o grau de confiabilidade de uma Rede, e você deve se atentar a isso no momento da escolha: o tempo que a marca atua no segmento de Franchising, se existem unidades próprias, o número de unidades em operação, o grau de satisfação dos Franqueados e também dos clientes finais, se é associada à ABF e todos os prêmios que chancelam o sucesso a Franqueadora. Quanto mais validações você fizer, maiores serão as chances de operar uma empresa de sucesso.

Nem todos sabem, mas em alguns casos não é necessário ter conhecimento específico na área em que se pretende atuar, os empreendedores podem, por exemplo, ter uma Franquia de Ortodontia como a OrthoDontic sem ser dentista.

A OrthoDontic fornece treinamento específico sobre a operação da Unidade, auxilia em todas as contratações dos profissionais que irão compor o quadro de colaboradores, e também acompanha todos indicadores empresariais. A escolha do ponto para a instalação da clínica, lista de fornecedores, sistema de compras cooperadas, campanhas de captação e fidelização de clientes e modelo de clínica de alta performance possibilitam os resultados surpreendentes da Rede: lucratividade entre 20% e 25% sobre o faturamento mensal de R$ 200 mil.

Ao escolher uma Franquia, avalie todos os detalhes da Franqueadora na Circular de Oferta de Franquia (COF), estude todos os dados da Rede: balanço financeiro, dados de franqueados atuais e ex-franqueados, expectativa de retorno do investimento, valor total deste investimento, duração do contrato e vários outros pontos, incluindo se há alguma pendência judicial, converse também com outros Franqueados da Rede.

Algumas Redes oferecem o Test-Drive da operação antes da assinatura do contrato, aproveite essa oportunidade para vivenciar o dia a dia de um Franqueado. Esse é o momento de validar se é isso que você realmente quer!

Por fim, quanto mais transparente e rico de informações for o processo de escolha, maiores serão as chances de você acertar em cheio na escolha de uma Franquia.

Ainda tem dúvidas de como validar a escolha de uma Franquia? Entre em contato pelo 0800 606 3330 que nossos consultores irão te auxiliar na melhor escolha.

Notícias sobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *