4 pilares da OrthoDontic para enfrentar a crise

Entenda como a OrthoDontic atravessou os primeiros meses de crise, caminhando para a estabilização dos indicadores

24/06/2020

Para enfrentar a crise atual, o setor de Franquias agiu rápido e adotou ou ampliou iniciativas de e-commerce, delivery, serviços digitais e promoções, além de reforçar orientações sanitárias e se engajar em ações sociais.

A partir destas iniciativas no primeiro trimestre de 2020, cerca de 47,7% das redes mantiveram ou ampliaram seus planos de expansão, segundo dados da pesquisa de desempenho realizada pela ABF durante os primeiros meses da pandemia.

Ainda assim, metade das marcas registraram baixa no faturamento de 30,1% no mês de junho de 2020 – comparação com o mesmo período do ano anterior. A OrthoDontic registrou crescimento de 12,74% em relação ao mesmo mês de 2019. Mas como atravessamos este período registrando resultados tão positivos?

Algumas práticas podem ser apontadas como pilares da solidez da rede para enfrentar a crise e decidimos compartilhá-las neste texto!

  1. Antecipação e adaptação

“Adaptação” foi a palavra da vez para garantir a sobrevivência dos negócios ao enfrentar a crise. Na OrthoDontic as primeiras mudanças ocorreram logo na primeira semana de isolamento, com a adaptação das estruturas de Consultoria de Campo e Treinamentos 100% para o ambiente on-line.

Ainda antes do início da quarentena, campanhas educativas foram desenhadas para que os Franqueados pudessem continuam mantendo contato com seus Clientes, reduzindo a evasão. Manuais de conduta foram estruturados com a mesma agilidade, contemplando o período de isolamento total e da reabertura gradual para atendimentos emergenciais.

  1. Visão a logo prazo

O pânico é sempre um problema na hora de enfrentar a crise e costuma nos levar a tomar decisões precipitadas. Uma marca pode ser deixar levar por tendências momentâneas e fazer escolhas que prejudicarão o desenvolvimento do negócio no futuro.

Na OrthoDontic, adaptamos os processos necessários para enfrentar o “novo normal” e, em paralelo, mantivemos um planejamento a longo prazo, considerando as estratégias a serem adotadas durante e depois da crise.

*Redobre o monitoramento de indicadores, analise o mercado e faça projeções racionais. Todas as crises são temporárias, mas é preciso ter equilíbrio e agir estrategicamente para sobreviver a elas.

  1. Cultura e identidade

O combate a qualquer tipo de crise fica mais fácil quando há alinhamento entre todos os participantes do contexto organizacional. Do estagiário ao diretor, todos devem trabalhar com os mesmos valores e passando a mesma mensagem ao Cliente.

Esta unificação de discurso e ações transmite a imagem de solidez, tão necessária para que o público confie na marca em momentos de instabilidade.

A OrthoDontic possui uma Plataforma de Gestão de Pessoas com treinamentos técnicos e comportamentais para mais de 7 mil Colaboradores e Dentistas. Cada nova diretriz é difundida com agilidade e eficácia por toda a Rede. O Jeito OrthoDontic de atender com excelência começa a ser estimulado em cada funcionário desde o primeiro dia.

  1. Foco no Cliente

Por que a minha empresa existe?”. Esta é uma pergunta que todo empreendedor deve se fazer e a resposta certa deveria ser: melhorar a vida das pessoas. Portanto, é preciso entender o que estas pessoas precisam em cada contexto.

Uma situação de crise geralmente embaralha as nossas prioridades. Ignorar as novas necessidades e problemas dos Clientes pode ser “o começo do fim” para muitos negócios.

A OrthoDontic desenvolveu campanhas educativas e estabeleceu canais de comunicação eficientes para oferecer suporte aos Pacientes durante o período de isolamento. No retorno das Clínicas para atendimentos emergenciais, toda a equipe já havia recebido treinamento para conduzir os novos processos – focados na segurança do Cliente durante os atendimentos.

Enfrentar a crise começa antes da crise

Analisando os pilares de sustentação da OrthoDontic durante a crise é possível perceber que nenhum deles pode ser levantado do dia para a noite.

A solidez de uma marca durante um período de turbulência depende do trabalho executado no cotidiano, ao longo de toda a sua existência.

No atual contexto, muitas pessoas tem pensado no empreendedorismo como maneira de se reinventar. Se você pensa em empreender na crise, leve estas dicas em consideração!

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