Pesquisar
Close this search box.

Tipos de contenção Ortodôntica: conheça as opções disponíveis

Na imagem, um fundo branco, e em sia frente há uma mão segurando duas contenções ortodonticas móveis na cor rosa.

Ter um Sorriso alinhado vai muito além da estética e autoestima: é uma questão de saúde e qualidade de vida. O Tratamento Ortodôntico desempenha um papel fundamental neste processo e, para manter o resultado alcançado, é necessário utilizar algum tipo de contenção ortodôntica após a retirada do Aparelho, para que os Dentes permaneçam na posição que o Aparelho movimentou.

Seja o modelo fixo, com fios colados nos Dentes, seja o removível ou, até mesmo, as inovadoras placas invisíveis, cada opção tem suas particularidades, indicações e cuidados.

Preparamos este artigo para você conhecer melhor cada um dos modelos de contenção e entender a importância do seu uso para a saúde e a beleza do seu Sorriso. Confira!

O que é a contenção ortodôntica?

Muitas pessoas acreditam que o Tratamento Ortodôntico é concluído com a remoção do Aparelho. No entanto, o Aparelho é apenas uma etapa do Tratamento, conhecida como fase corretiva.

Desta forma, após a remoção do Aparelho, tem início uma nova fase tão importante quanto a anterior, chamada fase de contenção. E é esse período que será responsável em manter os resultados alcançados durante a etapa corretiva, funcionando como uma barreira que impede o retorno dos Dentes às posições anteriores.

O Dentista pode indicar um dos diferentes tipos de contenção, seja ela fixa ou removível, dependendo da avaliação do seu caso específico. Geralmente, a contenção fixa é utilizada nos Dentes inferiores, enquanto nos superiores costuma ser feita a contenção com placas removíveis. É importante lembrar que cada Sorriso é único, e o uso da contenção será adaptado às necessidades individuais de cada pessoa.

Por quanto tempo é preciso usar?

Da mesma forma que ocorre com o Aparelho Ortodôntico, o tempo de uso da contenção varia de acordo com cada caso. Seu Dentista será a pessoa mais indicada para estabelecer essa duração.

Normalmente, a contenção removível é usada integralmente nos primeiros meses após a retirada do Aparelho Ortodôntico, sendo depois utilizada apenas para dormir. Já a contenção fixa, aquela colada atrás dos Dentes, costuma ficar por um período mais longo, que pode se estender por alguns anos.

O essencial é entender que o uso da contenção é uma fase do Tratamento Ortodôntico tão importante quanto o uso do próprio Aparelho.

O que acontece se a contenção não for utilizada?

Se você não utilizar a contenção de acordo com as recomendações do seu Dentista e durante o período necessário, o resultado alcançado com o Tratamento Ortodôntico pode ser comprometido.

Isso ocorre porque, após a movimentação dos Dentes feita pelo Aparelho Ortodôntico, os tecidos ao redor deles levam um tempo para se adaptar à nova posição. Desse modo, sem a contenção, os Dentes podem voltar à posição original, este acontecimento é conhecido na Odontologia como recidiva dental.

Quais são os tipos de contenção ortodôntica?

Como já comentamos, a contenção é um elemento essencial para garantir a efetividade do Tratamento Ortodôntico. Ao final do processo, ela ajuda a manter os Dentes na posição correta, garantindo um Sorriso alinhado a longo prazo.

Mas você sabe quais são os tipos de contenção disponíveis? Vamos ver a seguir as características, indicações e benefícios das três principais opções: a contenção fixa, a contenção removível e as placas invisíveis.

Contenção fixa

A contenção fixa é composta por um fio fino de metal que é colado na parte de trás dos Dentes. Normalmente, é utilizada na arcada inferior e, por ser fixa, o Paciente não precisa se preocupar em retirá-la e colocá-la novamente. 

Uma de suas principais vantagens é que ela não fica aparente nos Dentes e não interfere na fala ou na alimentação. No entanto, é necessário ter um cuidado especial na higiene para evitar o acúmulo de resíduos e a formação de placa bacteriana, para isso é essencial que o Cliente mantenha a frequência recomendada para a realização da profilaxia a cada seis meses.

Contenção removível

A contenção removível, como o próprio nome indica, pode ser retirada pelo Paciente, sendo geralmente indicada para a arcada superior. Esse tipo de contenção é feita de um material plástico resistente e possui um arco metálico que se encaixa na frente dos Dentes.

Embora ofereça mais conforto durante a alimentação e a escovação, visto que pode ser retirada nesses momentos, é crucial que o Paciente não esqueça de usá-la nos períodos indicados pelo Dentista.

Placas invisíveis

As placas invisíveis são uma opção moderna de contenção ortodôntica. Feitas de um material transparente, elas se adaptam perfeitamente à forma dos Dentes, podendo ser usadas em ambas as arcadas. As placas invisíveis são removíveis e muito discretas, sendo uma ótima opção para quem busca conforto e estética durante a fase de contenção.

Quais cuidados são necessários durante o uso da contenção?

Durante o uso da contenção ortodôntica, existem alguns cuidados essenciais que devem ser tomados para garantir a eficácia do Tratamento Ortodôntico e a manutenção de um Sorriso saudável. A seguir, confira quais são os mais importantes.

Higiene

Independentemente do tipo de contenção, a higiene adequada é crucial. No caso da contenção fixa, o fio metálico atrás dos Dentes pode acumular resíduos alimentares, exigindo uma escovação cuidadosa. Já as contenções removíveis e placas invisíveis devem ser limpas separadamente, com uma escova macia e creme dental.

Cuidados com a contenção removível

Quando não estiver em uso, a contenção removível deve ser guardada em um recipiente apropriado para evitar danos ou perda. Além disso, é preciso lembrar de sempre voltar a utilizá-la após as refeições, depois de escovar os Dentes e higienizar a placa de contenção.

Consultas regulares

Manter as consultas regulares com o Dentista também é vital. Durante essas visitas, o profissional poderá verificar o estado da contenção e fazer ajustes se necessário.

Não abandonar o Tratamento

Você já sabe que o abandono do Tratamento, inclusive nessa última fase, pode trazer riscos como o desalinhamento dos Dentes e a perda do resultado alcançado com o Tratamento Ortodôntico. Por isso, é fundamental seguir à risca as orientações do Dentista e utilizar a contenção pelo tempo indicado.

Como você viu, a contenção ortodôntica é uma etapa fundamental para garantir a durabilidade dos resultados do Tratamento Ortodôntico. Com o devido cuidado e uso correto, você poderá manter seu Sorriso alinhado e saudável por muito mais tempo.Pronto para garantir um Sorriso alinhado e saudável? Na OrthoDontic, nossa equipe de Dentistas está pronta para acompanhar você em todas as etapas do Tratamento Ortodôntico, incluindo o uso da contenção. Agende já sua Avaliação e comece a cuidar do seu Sorriso hoje mesmo!

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO