Pesquisar
Close this search box.

Você higieniza sua língua corretamente?

Você higieniza sua língua? A maioria das causas do mau hálito encontra-se na boca em cerca de 90% dos casos. Muitas vezes, a halitose está relacionada à placa lingual, que tem ligação com higienização  da língua e o fluxo salivar. A placa lingual é uma massa, uma película sobre a língua, formada de bactérias, restos de alimento, saliva e células de descamação da cavidade bucal.

A explicação é que a placa lingual leva à fermentação dos alimentos, liberando gases à base de enxofre, por exemplo, e ocasionando o mau cheiro. Geralmente, as pessoas limpam os dentes e a gengiva, mas esquecem de limpar a língua.

Limpar a língua é tão importante quanto usar a escova e o fio dental. Uma língua limpa vai manter a boca mais livre de bactérias por mais tempo. A língua é como um carpete, junta muita sujeira.

Daí a importância de se acrescentar um item pouco conhecido ao kit de higiene bucal, o limpador de língua. O instrumento serve para alcançar a base da língua que a escova não consegue porque causa ânsia de vômito. Ao lado da má higiene, a placa lingual pode acontecer também quando a produção salivar está insuficiente ou comprometida.

O baixo fluxo salivar tem relação com a alimentação incorreta, com o excesso de alimentos industrializados, dos tipos mais “moles”, em que as pessoas não mastigam e não estimulam a glândula salivar. Sempre deve ser observada a importância da ingestão de água, sendo o ideal de 2 a 3 litros por dia.

Desta forma realizar a limpeza completa dos dentes e da boca diariamente é a melhor maneira de manter um hálito agradável e com frescor. Por este motivo devemos nos acostumar a limpar a língua todos os dias.

Fonte: Fórmula Odonto

Compartilhe:

Redes Sociais

Mais Populares

Posts Relacionados

Rolar para cima

Usamos cookies para garantir a melhor experiência para você. Ao acessar nosso portal, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

cropped-simbolo-logo.png

DEIXE SEU NÚMERO E EM BREVE ENTRAREMOS EM CONTATO